Zeolito, dúvidas

Diego Carbonari

Well-Known Member
Eu apoio o ReefClub!
19 April 2017
327
446
63
40
São Paulo Capital
#2
Também me interessa bastante o assunto!! Vou acompanhar!! Nunca usei, mas recentemente, um amigo do club, não posso dizer o nome dele pois EU posso ficar tentado a LER depois e me arrepender grinning-face-with-one-large-and-one-small-eye! Me indicou para absorção rápida de amônia e quebra do ciclo do nitrogênio, para formar menos nitrato no final. Ou Seja, menos amônia > menos nitrito > menos nitrato.
 

Euler Kernighan

Original
Staff member
First9
10 August 2014
7.268
9.104
113
São Paulo
#3
Tenho lido sobre o zeolito e fiquei com algumas dúvidas.
Zeólito, Zeolita, Zeolite, Zeolith é um recurso bem legal para usarmos em nosso hobby.

Estas rochas, apesar de existirem na natureza, também são formadas sinteticamente pelo homem e usadas num monte de aplicações, inclusive em nosso hobby, tanto o marinho quanto o de água doce.

Gostaria de saber sobre o ofeito dele
O uso de zeolito no aquarismo é por base de imersão, o melhor resutaldo é alcançado quando a água tem usa passagem forçada por onde estão os zeolitros - perceba que é possível "largar" no sump, como se fossem aquelas mídias biológicas, porém, o uso correto é colocar esta mídia num reator onde é possível controlar o fluxo de entrada d'água.

O maior benefício no aquárismo, tanto de água doce quanto no marinho, é que o zeolito naturalmente absorve amônia, ou seja, ela não é transformada em nitritro e nitrato, porém, como qualquer esponja, esta mídia tem o poder de absorção limitado, por isto a necessidade de trocá-la frequentemente.

Especificamente no aquarismo marinho, o zeolitro pode representar problemas para corais, visto que o zeolito para marinho absorve também potássio e desconfia-se que absorva alguns elementros traço que influenciam diretamente nas cores do corais - a forma de "controlar" este comportamento é justamente limitando a passagem de água dentro do reator de zeolito, observa-se os corais, ajusta-se o fluxo, testa-se amônia e nitrato.

como é o armazenamento do mesmo, se depois que abrir o balde tem que ter algum cuidado.
O zeolito quando submerso absorve o comentado acima, porém, quando exposto ao ar, absorve gases, saturando da mesma maneira, ou seja, antes de abrir um pote já saiba o quanto pretende retirar, porque assim que abrir, retire e lacre o pote o quanto antes.

Antes de usar a porção retirada, deixe de molho em água de RO/DI e troque a cada dia, por uns três dias seguidos.

Vi varios relatos de quem usa e gosta muito e alguns nem tanto.
Se o aquário é basicamente para peixes, zeolito pode significar uma grande ajuda pro filtro biológico, uma vez que a amônia será absorvida antes mesmo de ser quebrada pelo filtro biológio.

Isto pode ser bom e ruim:
- bom por ser uma alternativa a um paredão de rochas, ou aquele monte de mídia para filtro biológico no sump - tem sump que simplesmente não comporta mais...
- ruim porque pode representar uma despesa recorrente e também, uma manutenção a mais pro aquarista fazer.

Se o aquário é para alguns peixes, softs e LPS, acho besteira usar zeolito, não acho que o benefício valha a mão de obra.

Se o aquário é um mix de peixes, softs, LPS e SPS, ainda acho o zeolito uma preocupação desnecessária.

Se o aquário é para SPS, acho que o zeolito pode ajudar bastante, principalmente por não deixar o nitrato elevar-se demais, uma vez que ele quebra o ciclo do nitrogênio é quebrado antes mesmo de se iniciar, visto que o zeolito absorve a amônia. Reforçando que, o zeolito em marinho absorve potássio, então este deve ser reposto, e o fluxo d'água no reator dita tudo.
 


Last edited:

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom