Aquário do Membro Rebirth

Alex Costa

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Há algum tempo eu vinha pensando em aumentar a circulação do meu tanque.
Fato é que as 2 Icecap 3000 que eu comprei cerca de 2 anos atrás acabaram ficando um pouco fracas pro que eu pretendia e eu pensava em trocá-las por 2 Maxspect XF280.
O lançamento da série nova (XF300) me fez repensar.
O principal atrativo era o motor novo que, segundo o fabricante, é mais silencioso que os modelos antigos.
Então eu comprei 1 kit (1 controlador + 2 bombas) do modelo XF 350 para instalar no meu tanque que tem vidros de 15 mm de espessura.
Quem já procurou bombas que tenham sistemas de fixação para vidros dessa espessura sabe que não são muitas as opções.
Fiz a compra via Aliexpress de um vendedor na China.
Aguardei o envio, paguei imposto, etc, etc e recebi as bombas em casa.
Minha primeira impressão: tirando uma identificação por cores dos cages e rotores (que deve facilitar a remontagem), notei que o imã novo era bem menor do que o usado na XF250.
Fora isso, nada muito marcante.
Dei um bom banho de umas 2 horas em água com vinagre e coloquei elas no tanque.
Prá minha surpresa depois de alguns segundos funcionando, as bombas se soltavam do vidro e caíam.


Entrei no site do fabricante imaginando que, na hora de comprar, tinha me enganado em relação a espessura máxima do vidro mas não:

1571066738005.png

Na verdade, no site a espessura máxima recomendada é de 20mm! (com um escrito em letras minúsculas e praticamente ilegíveis: SE as saídas estiverem montadas perpendiculares ao vidro.)

Fui fazer uma pesquisa rápida na internet e descobri rápido que não era exclusividade minha.
Outros usuários reclamavam do mesmo problema.
Depois disso, entrei em contato com o suporte da Coralvue.
Quando eu comprei minha primeira Gyre, uns 4 anos atrás, depois de um problema no motor eu fui prontamente atendido pelo suporte que me enviou um motor novo sem custo algum.
O "problema" é que desta vez eles me disseram que não podem me ajudar porque eu sou do Brasil, e a responsabilidade é do representante local.
Na época do primeiro problema, não havia representante local.

Eu abri então outro ticket na seção de suporte do site da Maxspect (Maxspect.com), e o ticket foi redirecionado automaticamente para o distribuidor local cuja resposta foi a seguinte:

"Bom Dia!
Alex, gerenciamos apenas a assistência técnica dos produtos comprados no Brasil, recomendo entrar em contato com a loja que você comprou para trocar ou substituir a peça.
Att. "

Depois dessa "resposta", eles simplesmente fecharam o ticket, como se o "atendimento" tivesse sido encerrado.

Pois bem......Não é o que diz a lei brasileira.
Mesmo que o produto seja comprado fora do país, o revendedor / importador / distribuidor local tem o dever legal de oferecer suporte, como pode-se ver no link:

IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Agora........................
Eu compro um produto, pago o que me foi cobrado pelo mesmo, uso da forma recomendada e o mesmo não funciona.
Aí, prá ter meu direito respeitado, eu vou ter de entrar com uma ação na justiça?
É o fim da picada!!!!!!!!!!

Agora eu tenho duas bombas que não funcionam como o anunciado e sem suporte, já que eu comprei as bombas fora do país, o que é um direito meu!
Eu compro meus produtos onde eu quiser!

Pesquisando, descobri que a Maxspect vende ímãs reforçados para serem usados em vidro mais grosso (lembrando que meu vidro tem 15 mm de espessura, o máximo recomendado pela Maxspect para uso com as bombas XF350) e no site eles dizem que a as bombas podem ser montadas em vidros de até 30mm!
Duvido!!!!!!!!
Além disso, os "imãs reforçados" não são nada mais do que os mesmos imãs montados no lado seco do sistema de fixação.
29 dólares........cada!
Ou seja, se quiser que as bombas funcionem corretamente eu preciso comprar peças extras!!!!!!


O pior de tudo esse imbróglio na minha opinião é que a Coralvue/Maxspect SABEM do problema.
E mesmo assim não mudam a informação técnica em seu site nem acrescentam nenhuma nota de esclarecimento.
Olhem a primeira resposta que me foi dada pelo suporte da Coralvue:

"Hello Alex Costa,
Unfortunately, we do not have a stronger magnet for these pumps, some customers are doubling up the magnets to try and get them to hold the pumps.
Maxspect is working on a fix for this issue, I can leave your ticket open until we get a resolution from them.
---
Sincerely,
Angie Brumfield "

Alguns clientes estão usando 2 imãs prá tentar manter a bomba fixa?????????????
Sério isso???

Enfim......
Fica a minha dica para quem pretendia comprar estas bombas para usar em vidros de 12 mm ou mais: NÃO COMPREM!
 

Alex Costa

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Rs... Ele foi um bom cidadão por algumas semanas. Por ordem, acans, tridacna e SPS. No fim achei melhor trocar pelo Bunda Tang... Oops Yellow Tang!!! face-with-tears-of-joyface-with-tears-of-joyface-with-tears-of-joy
Tenho um amigo que passou pelo mesmo.......depois de um tempo tranquilo, o peixe começou a tocar o terror....
face-with-cold-sweatface-with-cold-sweatface-with-cold-sweat
O que eu tive no tanque antigo viveu bem e sem mexer em nada por anos......Esse de agora, o tempo vai dizer......
 

Alex Costa

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Hoje, com toda a evolução na área de equipamentos, não consigo entender o motivo das bombas que são tão caras terem os ímãs tão fracos.
É realmente inexplicável Wander.
Agora, o mais bizarro na minha opinião, é o fato de fazerem uma bomba cuja vazão é de 20.000 litros/hora que não pode ser montada num vidro de 15mm!

Você usa vidro mais fino que 15 mm prá fazer um tanque com qtos litros, no máximo?
500?
700?
1000?

Agora..........................vc vai comprar um kit com 2 bombas de 20.000 litros hora CADA, prá usar num tanque de 500 litros?
Bombas com essa vazão deveriam ser projetadas prá tanques grandes, com vidros de até 20~25 mm....
 

Alex Costa

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Depois de cerca de um mês retornando aos poucos o substrato eu percebi um retorno das dinos e uma piora sensível no aspecto dos corais.
Acabei removendo o substrato novamente e, apesar de eu achar substrato uma coisa fundamental prá beleza de um tanque, vou manter sem e agora vai ser indefinidamente.
Se, daqui um ano, as coisas estiverem bem e o equilíbrio estiver se reestabelecido, tento reinserir o substrato de novo.

Suspendi momentaneamente toda dosagem que eu vinha fazendo.
Além disso, retomei minhas TPAs semanais de 5%. Por um período, que começou a um mês atrás, eu vou manter essa manutenção.
Quero com isso retomar o equilíbrio geral do tanque.

Tive um problema de nutrientes com o Nitrato chegando a 12ppm por conta de excesso de alimentação.
Suspendi por completo a alimentação dos corais e estou controlando melhor a dos peixes....e já notei uma redução, mas ainda falta.

Devo manter até o fim do ano dessa forma e depois reavaliar e decidir como tocar o tanque o ano que vem.

Fato é que esses últimos 10~11 meses foram difíceis.
 

Alex Costa

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O display está um pouco bagunçado porque eu desativei momentaneamente meu mudário*.
Além disso, as compras do último ano associadas ao crescimentos dos corais acabou reduzindo bastante o espaço livre.
Preciso decidir o que fazer mas devo alterar algumas coisas e me desfazer de alguns corais que ficam ao redor das ilhas.
Isso deve trazer o aspecto mais equilibrado que o tanque tinha mais no início de volta.
Vou acabar tendo que me desfazer de alguns corais dos quais eu gosto mas para os quais falta espaço.

*Minha Hydra 26HD parou de funcionar.
O cooler estava parado e depois de um tempo ligada, ela superaquecia e desligava.
Abri achando que o cooler estava com problema mas na verdade a placa estava oxidada.
Entrei em contato com a Aquaillumination pedindo o esquema elétrico da placa prá tentar providenciar a troca dos componentes danificados por aqui mesmo.
2 dias depois me pediram o Número de Série da luminária.
Eu enviei e de novo 2 dias depois me reponderam que eles não enviam esquema elétrico.....não vendem peças de reposição e, se eu quisesse um orçamento, deveria enviar a luminária inteira pros EUA.
Uma outra vez em que aconteceu algo semelhante com 2 Vegas, eu fiz o envio e recebi como resposta: não temos componentes para realizar o reparo, as placas desse modelo não são mais fabricadas e, portanto, a luminária está condenada!
Depois da minha experiência recente com a Maxspect / Shark BR um outro ótimo exemplo de atendimento ao consumidor merda.........face-with-cold-sweatface-with-cold-sweatface-with-cold-sweatface-with-cold-sweat
 

Eduardo Dias

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14 Junho 2017
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Depois de cerca de um mês retornando aos poucos o substrato eu percebi um retorno das dinos e uma piora sensível no aspecto dos corais.
Acabei removendo o substrato novamente e, apesar de eu achar substrato uma coisa fundamental prá beleza de um tanque, vou manter sem e agora vai ser indefinidamente.
Se, daqui um ano, as coisas estiverem bem e o equilíbrio estiver se reestabelecido, tento reinserir o substrato de novo.

Suspendi momentaneamente toda dosagem que eu vinha fazendo.
Além disso, retomei minhas TPAs semanais de 5%. Por um período, que começou a um mês atrás, eu vou manter essa manutenção.
Quero com isso retomar o equilíbrio geral do tanque.

Tive um problema de nutrientes com o Nitrato chegando a 12ppm por conta de excesso de alimentação.
Suspendi por completo a alimentação dos corais e estou controlando melhor a dos peixes....e já notei uma redução, mas ainda falta.

Devo manter até o fim do ano dessa forma e depois reavaliar e decidir como tocar o tanque o ano que vem.

Fato é que esses últimos 10~11 meses foram difíceis.
Se é difícil para você que é experiente, estuda, é dedicado e tem bons equipamentos, imagina para quem não.

Manter um aquário de corais de encher os olhos não é brincadeira para amadores.
 

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