Peixes Palhaço. Selvagens ou de reprodução em cativeiro?

emjr7l

New Member
16 February 2019
11
6
3
39
Praia Brava - Angra dos Reis - RJ
#1
Apesar de existirem empresas e pessoas sérias trabalhando na reprodução e comercialização consciente de peixes palhaço, tenho visto pessoas extremamente interessadas em peixes palhaço selvagens.
Por que?
Quais as vantagens e desvangens para o hobista?
Para o meio ambiente, imagino que seja somente prejuízo a coleta e venda de peixes palhaço selvagens. Correto?
 
Likes: Thiago Tross

Eduardo Dias

Well-Known Member
Staff member
Eu apoio o ReefClub!
14 Junho 2017
2.594
3.567
113
Santana de Parnaíba - SP
#3
Tenho 2 palhaços ocellaris que estão comigo há 3 anos, vieram com pouco mais de 2 cm, o maior deve ter hoje uns 8 cm, bonitos, saudáveis e com comportamento de palhaços ocellaris.

Foram criados em cativeiro.

Por que eu preferiria um animal retirado da natureza, tecnicamente e esteticamente idêntico??

Para mim, optar por um animal capturado nesse caso não passa de mais um modinha ou mito que algum desavisado ou engraçadinho criou. IMG_20190805_222152202.jpg
 


Last edited:

Franklin Dattein

Well-Known Member
4 Janeiro 2017
166
432
63
Gold Coast, Australia
www.inventmarine.com
#4
Palhaço capturado na natureza tem algumas vantagens e diversas desvantagens.
Vantagens:
- Preço: Dependendo do lugar onde você mora, pode ser mais barato, principalmente adultos.
- Imediatismo: Peixe criado em cativeiro é geralmente juvenil e a grande maioria dos clientes não tem paciência de esperar e ainda pagar mais por isto.
- Genética: Garantia de se obter genética pura, da região da coletada.
Peixes criados em cativeiro tem uma gama de motivos que podem levá-los a não se desenvolverem bem, como falta de cor e deformidades, principalmente se o criador não tem um padrão alto de qualidade. Em muitos casos, os criadores vendem estes lotes mais baratos, mas nem sempre é marcado assim na loja, por que ninguém quer anunciar um produto com "defeito". Há casos em que o criador simplesmente usa os palhaços menores, como comida pra predadores.

Desvantagens:
- A coleta na natureza pode causar um dano ao ambiente e ao peixe, principalmente se coletado em países pobres e sem controle.
- Maior chance de carregar doenças. (este tópico é bem questionável, tem um argumento forte que peixe doente não sobrevive na natureza e que elas estão presentes nas lojas e não no mar)
- É uma oportunidade perdida de suportar um criador local.
- Não é possível comprar um "designer clowns" na natureza.


Pessoalmente, eu prefiro pagar mais caro por um peixe criado em cativeiro, mas somente quando tenho certeza da qualidade genética e que estou suportando um criador local.
Na minha tomada de decisão, não pesa nem um pouco a sustentabilidade, pelo simples motivo que onde eu moro a coleta é sustentável, assim como os países onde de onde alguns peixes são importados.

Tenho Gramma, Bangaii e Stenopus criado em aquário, mas todos meus peixes palhaços, nos últimos 10 anos foram coletados.
Desde que "designer clowns" viraram mode, os criadores focaram neles e nunca mais tive acesso aos palhaços naturais com genética natural. Somente refugo de selective breeding que deu errado.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom