Montando novo aquário.

25 March 2020
2
1
3
25
Goiânia
#1
Olá pessoas. Sou iniciante no aquarismo e pretendo criar meu aquário pois no estilo que pretendo os valores em minha cidade estão muito altos. Quero iniciar com um nano e projetei um de tamanho 30x30x40cm (altura, largura e comprimento). Gostaria de opiniões referentes ao tamanho dos compartimentos do sump e também sobre travamento, onde devo colocar as travas?
 

Attachments

Eduardo Dias

Well-Known Member
14 Junho 2017
2.598
3.574
113
Santana de Parnaíba - SP
#2
Matheus

Seja bem-vindo e desejo vida longa no hobby!

Uma primeira dica, usamos uma forma de indicar as medidas do aquário diferente que no seu caso seria:

30 x 40 x 30 cm que apresentamos como comprimento (frontal) x largura (profundidade) x altura. Isso favorece a compreensão na comunidade dos aquaristas.

Não sei se escolheu essas medidas em função de espaço, custo ou ambos. Se posso lhe dar um conselho faça um aquário maior e lhe dou algumas razões:

1) Volume: com substrato, decoração e o nível da água que ficará a uns 5 cm da borda terá, contando o sump traseiro, não mais que uns 20, 22 litros. Isso é pouco para um aquário marinho.

2) O pequeno volume lhe coloca em risco, principalmente como iniciante, pois qualquer pequeno descuido pode proporcionar uma alteração importante na reserva alcalina ou temperatura, por exemplo, podendo levar a perder os animais.

3) Se usar substrato terá uma coluna d'água muito pequena, uns 20 cm. Se usar rocha não muito alta, logo pode ter corais encostando na superfície da água.

O aquário é pequeno e ficará raso, se não pensar numa proteção superior será um prato cheio para um peixe pular.

4) Esse tamanho limita demais colocar peixes e alguns corais e no começo um iniciante pode ficar tentado a exagerar. Na minha opinião, esse aquário comporta 1 peixe pequeno, como um gobby (Neon ou Coral Clown, por exemplo). Um casal de palhaços como a maioria pensa em ver nos seus aquários crescem e logo ficarão apertados aí.

5) Automatizar a reposição de água doce aí ou vai exigir um bom investimento num sistema automático com infravermelho ou vai lhe dar trabalho para fazer manualmente e diariamente (pense nas viagens e até final de semana). Com o seu projeto de sump, até fazer uma reposição por gravidade fica mais complicado, além de comprometer a estética, ja que teria que fazer uma caixa de reposição alta que ficaria bem acima do nível superior do aquário.

Se mantiver mesmo essa medida esse aquário não precisa de travas superiores ou inferiores. Por segurança no manuseio, procure fazer com vidro 8 mm.

Se quer um cubo, com sump traseiro, por que não pensa em um com medidas totais de 40 x 55 x 40 cm, deixando uma reserva bruta de 15 cm para o sump? Diminua o nível do overflow para uns 3,5 cm ao invés de 5 cm para ficar com uma borda menor.

Vai ter mais volume, mais espaço no sump para manusear, usar mídias e colocar alguns equipamentos e poderá manter aí dois peixes pequenos com mais tranquilidade.

Pense nisso.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom