Erosão da Cabeça, linha lateral é barbatanas com aparencia de comidas - HLLE

Aleksanderms

Active Member
21 September 2018
162
166
43
40
São Paulo - Santo Andre
#1
Após ver um peixe com estes sintomas e tentar tratar, percebi que existe muito pouca literatura a respeito. Vamos lá ao que eu achei na Reef2reef e Hackers´Reef.

A sigla significa Head , L ateral , L ine e E rosion.

Peixe que sofre de HLLE irá desenvolver buracos que geralmente começam em torno da área dos olhos e continuam, formando uma linha em direção à cauda.

Infelizmente a falta de interesse comercial para pesquisa e tratamento, resultou em quase nenhum financiamento para o estudo científico adequado da doença. Isso fez com que a pesquisa do HLLE fosse conduzida principalmente por amadores. A especulação desenfreada, evidências pífias ou conflitantes conflitam constantemente em um quadro de ficção sem muito embasamento.

Peixes mais afetados - Surgeonfish e angelfish são as famílias mais comuns de peixes de água salgada a sofrer de HLLE, mas outras famílias de peixes marinhos são conhecidos por desenvolver a doença também. São encontrados relatos em peixes de água doce, mais são doenças diferentes, sendo detectado na água doce um protozoário como causador da doença.

Sintomas de HLLE - literalmente parece que a pele está apodrecendo ou descascando os peixes. As áreas afetadas geralmente incluem a face e a linha lateral e podem ser de cor branca. Em alguns casos também chega até a barbatana que apresenta falhas e pedaços faltantes.

Apresentação

Descamação na face.

Face_descamada.jpg

Buracos ou descamação na cabeça.

Cabeça.jpg

Descamação no corpo inteiro

Corpo_inteiro.jpg

Barbatanas desmanchando e branqueamento do corpo.

Barbatanas e branco.jpg

Marcas de descamamento na linha lateral.

Linha Lateral.jpg

Possíveis Causas

A que cabe um parenteses, a verdadeira causa da doença de Erosão da Linha de Cabeça e Linha Lateral é amplamente contestada. Há muitas opiniões sobre o assunto e poucos estudos oferecem evidências concretas.

Teorias

Má Qualidade da Água


Manter boa qualidade da água parece ser senso comum, mas é frequentemente negligenciado. A superalimentação, o excesso de estoque e a filtragem subdimensionada causarão má qualidade da água. Isso pode resultar em seu peixe desenvolvendo infecções bacterianas e outras doenças.

Compare a água do seu aquário com o ar que respiramos. Pense em uma vida em que você está cercado por um ar fresco da montanha e, em seguida, imagine se mudar para uma cidade poluída, com uma poluição tão densa que você pode saboreá-la. Tenho certeza de que você concordará que viver na poluição danificará seus pulmões e aumentará suas chances de ficar doente.

A água poluída pode ou não ser a causa do HLLE, mas os parâmetros saudáveis da água são vitais para a recuperação de qualquer peixe que sofra de alguma doença ou infecção. Lembre-se, a Erosão da Linha da Cabeça e Linha Lateral deixa feridas abertas e dificulta o sistema imunológico do peixe. Combinando HLLE e má qualidade da água pode ser um golpe fatal para o seu peixe.

Dieta Pobre

Diversos entusiastas, acreditam que as deficiências nutricionais são uma das principais causas de erosão da cabeça e da linha lateral. Uma ligação comum entre os peixes mais suscetíveis ao HLLE é sua dieta na natureza. Surgeonfish são principalmente herbívoros e passam a maior parte de suas vidas pastando em algas marinhas. No entanto, muitos peixes em cativeiro são forçados a mudar seus hábitos alimentares porque estão alojados em tanques comunitários.

Se o seu tanque de peixes fosse dedicado à família dos peixes cirurgiões, você os alimentaria exclusivamente para melhor reproduzir suas vidas na natureza. No entanto, este raramente é o caso, porque tendemos a manter os herbívoros junto com os carnívoros no mesmo aquário e alimentar um alimento que ambos aceitarão.

Burrito do Mar em Micro-ondas

Os aquaristas novos ou amadores geralmente usam pellets ou flocos como a principal fonte de alimento para seus peixes. Isso geralmente é por conveniência ou porque eles talvez não saibam nada melhor. Infelizmente, muitas marcas de pellets e quase todas as marcas de flocos podem rapidamente poluir a sua água ou causar problemas de saúde com o seu peixe.

Imagine viver toda a sua vida e comer apenas burritos no micro-ondas e comida na máquina de venda automática da parada de caminhões local. Você vai sobreviver, mas quanto sua saúde vai sofrer com o passar do tempo?

Escorbuto foi uma doença que devastou os marinheiros em 1700. O escorbuto torna suas vítimas cansadas e fracas, faz com que gengivas inchadas e dentes começassem a cair! Esta doença foi o resultado de uma dieta pobre com pouca ou nenhuma vitamina C. Não é razoável que a saúde de seus peixes também sofra de uma dieta mal estruturada?

Carvão Ativado

A principal evidência de que o carbono ativado é uma causa do HLLE decorre de dois estudos realizados há quase uma década, entre 2010 e 2011.

O Journal of Aquatic Animal Health publicou " Efeitos da Filtração de Carbono de Córrego Completo no Desenvolvimento da Síndrome de Erosão da Cabeça e da Linha Lateral (HLLES) em Cirurgião Oceânico" no Volume 23, Edição 3.

Este estudo foi conduzido pelo Walt Disney World Resort usando carbono ativado extrudado de casca de coco, mais comumente conhecido como carbono pelotizado.

Eles descobriram que todos os peixes cirurgiões expostos ao carbono apresentaram sintomas HLLE dentro de 15 dias e os peixes tiveram uma recuperação completa dentro de 49 dias após a remoção do carbono dos sistemas de teste.

Um segundo estudo foi publicado alguns meses depois no volume 73, número 4 da North American Journal of Aquaculture. Intitulado “ O Papel do Carbono Lignito Ativado no Desenvolvimento da Erosão da Linha Cabeça e Linha Lateral no Cirurgião Oceânico ” por Jay Hemdal e R. Andrew Odum. Este estudo expandiu as descobertas do anterior usando trinta e cinco cirurgiões oceânicos e testando dois tipos de carbono.

Os peixes que foram expostos ao carbono de lignite ativado ou ao carbono peletizado mostraram todos as feridas com caroços do HLLE dentro de 90 dias de seu estudo . O peixe sem qualquer exposição ao carbono no tanque de controle não desenvolveu nenhuma lesão, assim como o estudo do Walt Disney World.

Conclusão de Carbono

Muitos amadores usaram esses estudos para justificar a remoção de carbono de seus sistemas de filtragem de aquários. No entanto, acredito que isso não seja tão simples como o carbono sendo a causa raiz. A teoria prevalecente é que o rompimento do carbono libera uma poeira fina na água que irrita ou danifica as escamas e faz com que a doença HLLE se manifeste.

Pense nisso como viver em uma pequena tempestade de areia durante a maior parte de sua vida. Não é de surpreender que as constantes micro-abrasões na pele possam causar algum tipo de infecção . O linhito ativado e o carbono do grânulo extrusado são ambos bem conhecidos por serem macios e geralmente de baixa qualidade. Há também muitos relatos de aquaristas de aquário que usam carvão ativado de grau superior e nunca viram um único caso de HLLE em seus sistemas.

Eu apostaria que a qualidade das taxas de fluxo de carbono e filtro são fatores substanciais na geração de partículas de poeira de carbono que podem causar HLLE.

Fuga de tensão dispersa

Fuga de voltagem em um aquário é causada por equipamentos danificados que vazam tensão e corrente AC na água do tanque. Muitos na comunidade de recifes acreditam que a tensão perdida é uma causa de HLLE e muitos outros problemas nos aquários. A tensão AC dispersa pode ser detectada conectando um multímetro ao aterramento de um receptáculo de CA e a sua água do tanque.

Casos extremos de fuga de tensão podem resultar em um choque desagradável quando você coloca a mão no aquário.

Tensão dispersa é um fenômeno muito real, ainda que amplamente mal compreendido. Ele também se tornou um infame bode expiatório e bicho-papão em nosso hobby.

Dispositivos acionados por magnetismo, como nossas bombas e equipamentos elétricos submersos, podem causar baixa leitura de tensão CA em aquários. Isso é completamente normal e causado pela corrente induzida do campo magnético gerado para girar as bombas. Essas leituras de tensão AC dispersas são frequentemente demonizadas e incorretamente responsabilizadas por muitos problemas não relacionados. Leituras entre 10 Volts e 30 Volts são comuns na maioria dos tanques que usam equipamentos acionados por CA ou magnéticos.

Leituras mais altas perto de sua voltagem doméstica são possíveis e significarão que você tem um equipamento danificado que precisa ser substituído. Disjuntores DR vão desarmar normalmente nesta situação e são altamente recomendados para a segurança de você e sua família.

Sondas de aterramento do aquário

As sondas de aterramento são um tópico extremamente debatido. Este é um cabo simples com uma extremidade que se conecta ao pino terra de sua tomada elétrica com a outra extremidade submersa em seu aquário. As sondas de aterramento do aquário criam um caminho seguro para que a tensão e a corrente alternada caiam e protejam você de ser eletrocutado.

Alguns reefers não configuram um tanque sem um, enquanto outros acreditam que estão causando mais danos do que impedem ao desarmar aleatoriamente circuitos DR.

Conclusão da tensão perdida

Fuga de tensão pode ser um perigo real quando é causada por equipamentos danificados. Ele também aparecerá em quase todos os debates ou tópicos do fórum como uma causa possível para qualquer problema complexo.

HLLE fuga de tensão! Coral está sofrendo? fuga de tensão! Meu peixe me deu um olhar irritado ...? Você adivinhou, fuga de tensão! Você pode ver onde estou indo com isso.

Tratamento e Prevenção do HLLE

A verdadeira causa do HLLE pode não ser cientificamente comprovada, mas ainda temos alguns métodos bem sucedidos para tratar os sintomas.

  • Alimente peixes uma dieta variada que inclui algas e um suplemento vitamínico, como Selcon.
  • Mantenha os parâmetros da água em uma faixa segura e saudável
  • Use somente carvão ativado de alta qualidade e reduza as taxas de fluxo para evitar a liberação de partículas abrasivas na água
  • Verifique se há equipamentos danificados que possam gerar fuga de tensão. Isso é mais para sua segurança do que tratar HLLE, mas não pode doer, certo?
É responsabilidade de todos em nosso hobby aprender sobre os requisitos dietéticos para todos os animais que planejamos manter. Yellow tangs, Blue Tangs e todas as outras variedades de peixe cirurgião requerem algas em sua dieta. Eu uso um clipe de alimentação simples, como este vendido na Amazon . Eu ofereço minhas algas de peixe duas vezes por dia, Omega One Seaweed também está disponível na Amazon ou do seu LFS. Você pode comprar Nori a granel em seu mercado local asiático ou loja de alimentos orgânicos. É MUITO IMPORTANTE que você use apenas Nori cru e sem tempero! Nori que é salgado ou aromatizado irá prejudicar o seu aquário, por isso, quando em dúvida comprar algas vendidas como alimento para peixes, como os produtos Omega One.

As algas diárias são importantes para a saúde do seu cirurgião, mas as algas enriquecidas com vitaminas são ainda melhores! Eu recomendo a imersão de alimentos em Selcon antes de oferecê-lo ao seu peixe. Você deve usar apenas algumas gotas de cada vez, para que a garrafa dure por algum tempo. Mais uma vez, eu recomendo este suplemento para todos os seus peixes. Eu pessoalmente usei para curar um yellow tang com HLLE.

O carvão ativado recebe muita culpa pelo HLLE e a maioria dos reefers irá evitá-lo completamente. Costumo usar apenas carvão ativado por breves períodos, conforme necessário, para tratar um problema específico. O carvão ativado é ótimo para remover metais pesados, medicamentos e outros produtos químicos da água do seu aquário. Muitos reefers utilizam carvão ativado para melhorar a clareza da água, mas alguns membros proeminentes da comunidade de recifes acreditam que isso é um erro. Marc Levenson, do site melevsreef.com, expressou preocupação sobre o esgotamento do carvão ativado e a ineficácia em poucos dias. Marc aconselha apenas usar carvão ativado durante alguns dias por mês ou conforme necessário.

Gerenciando os efeitos do HLLE

Ainda há esperança!

A doença da cabeça e da linha lateral de erosão não deve ser um problema se você seguir minhas sugestões. Lembre-se, o dano do HLLE é 100% reversível se você pegá-lo cedo o suficiente. Os peixes também podem se recuperar de casos graves de HLLE, seguindo esses passos. Assim como uma pessoa teria uma cicatriz no peito após uma cirurgia cardíaca, seu peixe pode ter cicatrizes permanentes após se recuperar da doença. Isso é de se esperar e o peixe ainda pode viver uma vida longa e saudável.


Bibliografia WEB.

- https://www.hackersreef.com/hlle-head-lateral-line-erosion-treatment/
- https://www.reef2reef.com/threads/hlle-head-lateral-line-erosion.259916/
 

Attachments

Last edited:
Likes: Marcio Gielfi

Aleksanderms

Active Member
21 September 2018
162
166
43
40
São Paulo - Santo Andre
#2
Pessoal, qualquer coisa me avisem, tentei traduzir da melhor forma possível tentando desviar de erros é adaptando o melhor possível as terminologias.

O yellow tang de um colega que esta com HLLE, esta em tratamento seguindo o descrito acima, já melhorou bastante.
 
13 May 2019
3
0
1
32
#3
Pessoal, qualquer coisa me avisem, tentei traduzir da melhor forma possível tentando desviar de erros é adaptando o melhor possível as terminologias.

O yellow tang de um colega que esta com HLLE, esta em tratamento seguindo o descrito acima, já melhorou bastante.



Bom dia, amigos. Eu comprei um yellow Tang tem 15 dias. Ontem, ele ficou só escondido. Hoje, apareceu com um olho branco e tipo uma pelinha saindo. Alguém sabe o que é? No sábado, a noite, ele estava bem. Fiz uma TPA no sábado de manhã. coloquei uma anemona tbm no sábado. Vou colocar umas fotos abaixo.


WhatsApp Image 2019-05-13 at 11.06.44.jpeg

WhatsApp Image 2019-05-13 at 11.06.50.jpeg
 


Aleksanderms

Active Member
21 September 2018
162
166
43
40
São Paulo - Santo Andre
#7
Qual doença ataca os olhos?
Eu não saberia dizer qual a doença, mais será muito difícil identificar uma doença especifica com um quadro um pouco genérico apresentado.

Eu recomendo você seguir o protocolo de quarentena da ecorref desenvolvido pelo Miguel Mies Doutorado em Oceanografia.

Protocolo de quarentena

Você também pode tentar contato com ele sobre como você pode proceder com o protocolo com um peixe reconhecidamente doente.

Eu não tenho o contato direto dele mais acredito que você pode pedir uma ajuda no contato da ecoreef como proceder com o protocolo com um peixe já doente.
 

Eduardo Dias

Well-Known Member
Staff member
Eu apoio o ReefClub!
14 Junho 2017
1.603
2.428
113
Santana de Parnaíba - SP
#8
Qual doença ataca os olhos?
Ricardo

Muitas vezes esse sintoma de Popeye regride em alguns dias. Se o peixe estiver saudável, se alimentando bem, a infecção pode regredir. Caso não ocorra melhora em cerca de 1 semana, pode ser indicado retirá-lo do aquário para tratamento com algum tipo de bactericida.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom