Iluminação Dúvida sobre T5

20 Junho 2019
5
4
3
29
Belo Horizonte
www.aquarismobrasil.com.br
Instagram
https://instagram.com/victorsantosaquarismo/
#1
Olá a todos! Faz pouco mais de um ano que iniciei no aquarismo marinho com um Pico Reef e agora estou montando um aquário de 250L (100x50x50) e achei as luminária Leds de nome, muito caras. E então comecei a cogitar T5. Porém vi em muitos lugares que esquenta muito o ambiente e também o aquário. O aquário ficará na minha sala que infelizmente não tem muita ventilação, é um pouco abafada. Estou com medo da luminária transformar o cômodo em uma sauna. Ela esquenta muito o ambiente? E com T5 da para usar cooler se PC ou de marca de maneira eficiente para resfriamento ou o excesso de aquecimento da T5 vi me obrigar a recorrer a um chiller?
 

jorge carriço

Active Member
31 Outubro 2017
54
114
33
Sao Paulo
#2
Fala Victor.

Imagino que pelas medidas do seu aquário opte por no minimo 6 T5 de 39W (soft e LPS) e 8 T5 de 39W (acróporas) e o que posso dizer que elas vão esquentar seu aquário e o ambiente (o ambiente pouco). O que você precisa levar em conta e a região que mora e a temperatura media, além dos animais que vai colocar. Pelo que vi no seu perfil mora em BH, é isso?
Eu moro em SP, no inverno as T5 funcionam como um aquecedor do aquário, você acaba economizando no período que as lampadas estão acesas e o aquecedor fica desligado. Por outro lado, no verão, principalmente se a temperatura passar de 27 graus controlar a temperatura fica um pouco mais difícil. No inicio tentei o controle utilizando cooler, mas em dias que chegaram a 35-40 graus tive que colocar ventilador, resolvi esse problema colocando o chiller (que ligava varias vezes ao dia).
Outra coisa que precisa levar em conta são os animais. As T5 vao agradar todos os corais, do soft ao SPS mais exigente (se usar a quantidade de lampadas recomendada e essas forem de qualidade, ATI, Giesemann...), basta ligar as lampadas, colocar de 15 a 25 cm da lamina de água e pronto.
Quanto aos leds, eles tem a vantagem de praticamente não esquentar o aquário e ambiente, tem aqueles efeitos programáveis, uma infinidade de configurações de cor... O problema é saber configurar e distribuir de forma correta a iluminação no aquário. As grandes marcas tem algumas configurações estabelecidas, dependendo da marca, tem testes já feitos com par meter e distribuição de luz, par e spectrum.
Entenda o seguinte, tanto os leds quanto as T5 vão funcionar... Pense na disponibilidade de dinheiro que tem pra investir na iluminação e escolha a opção pensando nos gastos totais a longo prazo...
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom