Cleaner wrasse – deixe os no mar

Leo Carvalho

Well-Known Member
18 Outubro 2014
5.339
7.163
113
Nova Friburgo RJ
www.sierrareef.com
#1
Peço desculpas pelo título apelativo, mas é muito importante chamar atenção para esse tema. Muitas vezes vejo pessoas com esse peixe no aquário ou buscando informações sobre eles para tê-los em seu aquário. De fato o Labroide dimidiatus ( cleaner wrasse) é um peixe muito bonito e gracioso, de hábitos peculiares e apreciados. Quem não gostaria de ter um Peixe Dr cuidado de seus outros peixinhos em tempo integral? Porem não confunda o habito desse peixe de se alimentar de ectoparasitas(parasitas externos) que possam assolar os peixes com a capacidade de curar doenças. São coisas muito distintas. Odinium, íctio, broklynella entre outras são doenças causadas por parasitas, porem parasitas que se alojam sob a derme de seus hospedes e mesmo que o labroide limpador pudesse comer esses protozoários e microrganismos, não os livrariam da doença. Com isso quebra se o mito de que esse peixe possa deixar nossos aquários livres de doenças.



Porem ha um fato muito mais importante e delicado em se ter esses peixes em aquário. Ele é fundamental em seu ecossistema. Estudos sérios mostram que a saúde de um recife de coral está diretamente ligada a população de cleaner wrasses que lá habitam. As chamadas estações de limpezas só existem devido à presença desses peixes. O artigo publicado na PLOS/one demonstra que dois recife foram privados da presença dos cleaner wrasse por 8.5 anos e durante esse período constatou seu que houve diminuição no tamanho das donzelas , a população dos peixes residentes se apresentou 37% menor, 23% menos riqueza de espécies, redução de 65% de espécies juvenis que visitam o recife, diminuição de 33% de novas espécies visitantes e 66% menos abundancias de herbívoros como os tangs.



Nos aquaristas sabemos como é importante para um ecossistema a biodiversidade, um recife sem algueiros pode representar um recife com menor número de corais devido ao sufocamento pelas algas. Os cleaner wrasse são as vedetes desse habitat, muitos peixes procuram o recife unicamente com o objetivo de visitar as estações de limpeza.


Gostei muito de uma frase que li na Advanced Aquarista que diz “Um Aquarista avançado é um aquarista consciente”



Retirar um Cleaner wrasse de seu recife modifica radicalmente a forma de sua comunidade. Por uma questão de bem estar dos recifes de corais que tanto prezamos não comprem cleaner wrasse.

Fontes

http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0021201

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1046/j.1365-2656.2003.00683.x/pdf

http://www.advancedaquarist.com/blog/just-how-important-are-cleaner-wrasses-to-reef-ecosystems

 
Likes: 16 people
5 Novembro 2014
682
507
0
#7
Obrigada pela explicação @Ledo Daruy.
Agora sim, então seria uma campanha contra a compra, mesno ela sendo legalizada.
Mas conseguir essa concientização deve ser bem complicado, mas o texto do @Leo Carvalho convense facilmente, parabéns pelo tópico.

Coloquem o texto com fotos no face, acredito que outras pessoas que não participam do forum podem ler e se concientizar tb...
 

Júnio Melo

Born to dive, forced to work!
10 August 2014
5.633
7.233
113
Belo Horizonte
#12
Além do impacto extremamente negativo da retirada do peixe de seu ambiente natural, vale ressaltar que o cleaner wrasse é um peixe que se adapta mal ao aquário. A maioria não aceita bem alimentos industrializados e morre rápido. E os que sobrevivem não são completamente reefsafe, pois podem beliscar tridacnas!


"O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Mas o que seria o oceano se não infinitas gotas?"
Isaac Newton
 
Likes: 4 people
3 Novembro 2014
146
59
0
36
Ipatinga - Minas Gerais
#13
Eu liguei recentemente para o Ary dos Palhaços e o mesmo disse que não esta reproduzindo mais. Uma pena não sei onde encontra para compra. Até passou pela minha cabeça em adquirir um Cleaner Wrasse, mas acho que devemos respeitar o Eco Sistema Marinho. Então mudei de ideia.
Deixe os Cleaners no lugar deles......

Os amigos sabendo de alguem que crie os Neon Goby Blue, gentileza postar aqui.

Abraços.
 
13 May 2015
213
61
0
Jacareí-SP
#16
Pois é, isso é uma coisa que todo aquarista deveria ter acesso. Pois muitos que conheço, por falta de informações como essas, e pessoas de má fé enganando os leigos no assunto como eles, é de doer o coração ver uma pessoa vendendo grama brasiliensis como grama loreto, e néon amarelo a doidado. É uma pena esse tipo de pessoa com um caráter como esse fazendo isso com o que acredito que todos nos aqui amamos.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Likes: 2 people

Vitor Xavier

Well-Known Member
3 Novembro 2014
163
251
63
#17
Tem novidade sobre esse assunto, aqui. Achei o link neste post da Advanced Aquarist.
Não fiquei confortável em fazer a tradução, então aqui está a manchete original:
"Presence of cleaner wrasse increases the recruitment of damselfishes to the coral reefs"
 
27 April 2015
104
82
0
#18
Eu tinha um. Ele sumiu do reef faz 20 dias que sumiu ele atacava o dia todo as Tridacnas. Era um Peixe muito bonito mas nao vou ter mais nao sei oque aconteceu com ele. Ele Comia Racao em flocos bem !!!

Mas agora as Tridacnas estao super abertas. Seila se alguma tridacna prensou ele foi logo depois que as coloquei ele sumiu . Mas Jamais terei ele novamente.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom