Calibração salinidade apex

fabio simoes

Well-Known Member
5 Novembro 2014
768
618
93
vinhedo/sp
#1
amigos,

alguém tem alguma dica para calibrar a sonda de salinidade do apex? instalei o meu em dezembro, mas essa sonda não funciona corretamente, atualmente está marcando 24 de salinidade... já marcou 28.... 30....

Como meu inglês não é dos melhores, posso estar fazendo algo errado para calibrar ela.

Outra dúvida, posso calibrar ela com alguma outra solução que não a original da APEX?
Tenho em casa a solução da hanna

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=72e7c8ec-8568-4a9e-9db6-0a7e7ab499c1

agradeço qualquer dica...
 

Diego Carbonari

Moderator
Staff member
Eu apoio o ReefClub!
19 April 2017
432
610
93
40
São Paulo Capital
#2
Oi Fábio, tudo bem? Eu já calibrei com a solução original e também com a Hanna. Mesmo a própria Hanna não indicando usar essa solução que não seja para o medidor dela. Não tive problema e tirei a prova com um outro densímetro digital calibrado antecipadamente.

O que acontece é que a solução de calibração original vem em condutividade, 53 uS/cm e a Hanna vem em 35ppt, que na verdade, corrijam os mais experientes, é a mesma coisa, se estiver na temperatura padrão da solução aferida. E isso pode alterar a medição da sonda.

Mas vamos ao procedimento de como faço, que é basicamente o que indica o tutorial do Apex.

Eu tiro a sonda da água, limpo ela com água de RO/DI durante um minuto mais ou menos, esfregando a parte externa, agitando levemente. Depois seco a sonda em um pano limpo e seco.

Neste momento inicio o procedimento do próprio calibrador do apex. abaixo

Captura de Tela 2020-03-31 às 15.35.40.png

Você pode optar por seguir o tutorial automático ou o manual. Eu costumo usar o manual. A diferença é que no automático ele detecta quando a medição ficou estabilizada, e no manual, você vai dizer pra ele clicando adiante.

Captura de Tela 2020-03-31 às 15.39.41.png

Se optar em manual e clicar, em seguida vai aparecer essa tela
Captura de Tela 2020-03-31 às 15.40.15.png

Clica em seguir, que vai aparecer uma outra tela dizendo pra você tirar a sonda da água e limpa-la/seca-la.
Captura de Tela 2020-03-31 às 15.47.41.png
Faça isso e clique em next, vai aparecer a próxima tela falando pra você clicar adiante assim que a medição estabilizar em um número, parar de variar.
Captura de Tela 2020-03-31 às 15.47.57.png

Ao acontecer isso, você clica em next e vai aparecer para selecionar a solução de calibração. Selecione a 53 uS/cm que é equivalente a 35ppt da Hanna

Captura de Tela 2020-03-31 às 15.48.05.png

Clique adiante, e vai aparecer a mesma medição só que agora da solução de calibração e pedindo pra vc clicar adiante quando o número estabilizar.

Depois disso, clique adiante e está calibrada.

A sonda de salinidade demora um tempo para estabilizar, as vezes um, 2 dias, até uma semana. Também você pode configurar a compensação de temperatura para 2,2%. É um fator indicado pela própria neptune. Para isso só ir em avançado no mesmo local que foi pra calibrar a sonda. levando em conta que a salinidade varia conforme a temperatura.

Captura de Tela 2020-03-31 às 15.39.41.png

É isso. espero ter ajudado!! abs
 

Diego Carbonari

Moderator
Staff member
Eu apoio o ReefClub!
19 April 2017
432
610
93
40
São Paulo Capital
#3
Mais algumas dicas que lembrei agora:

1 - quando for secar a sonda depois de lavar em RO/DI, dá uma balançadinha nela pra sair a água que fica na parte interna embaixo.
2 - Ao colocar a sonda dentro da solução de calibração, dá uma balançadinha nela tb pra misturar a solução e garantir contato total com a sonda.
3 - Eu deixo também a solução de calibração estabilizar com a temperatura do aquário, que gira em torno de 25 a 26 graus antes de calibrar.
4 - Eu espero mais ou menos uns 30 segundos depois do número estabilizar dentro da solução para clicar em terminar.
5 - A leitura demora um pouco para estabilizar
6 - Cabo da sonda é melhor separar das outras sondas, não entrelaçar para não criar campo magnético.
7 - bom ter um refratômetro calibrado para atestar de vez em quando a calibração, mesmo assim pode dar diferença entre a leitura da sonda e o refratômetro.

Eu sigo sempre o seguinte: preparar uma água com um refratômetro calibrado, ajustar os parâmetros dessa água, e assim garanto que a minha salinidade, bem como os outros parâmetros estejam mais próximos do que eu almejo.
 


fabio simoes

Well-Known Member
5 Novembro 2014
768
618
93
vinhedo/sp
#4
Valeu pelas dicas Diego,
Fiz exatamente isso, mas não deu muito certo, usando a solução da hanna de 35ppm - 53us...
Depois de fazer tudo, deixando a probe dentro da solução ela marca 30-31ppm ao invés dos 35ppm (usei uma solução nova)....
Jà no meu aquário ta marcando 26,5ppm... mas sei que a água está em 1023ppm, por que estou confiando mais na caneta da hanna (que calibrei ontem também com a mesma solução...após o apex)....
vou tentar separar o fio das demais probes, mas é difícil, ele não encostar em nada e não emaranhar....rs...

valeu
 

Eduardo Dias

Well-Known Member
14 Junho 2017
2.598
3.581
113
Santana de Parnaíba - SP
#5
Colocando mais uns pontos na excelente explicação do Diego.

É recomendado deixar o saquinho da solução um tempo boiando no sump para equalizar temperatura.

A probe de salinidade do Apex que é na verdade uma probe de condutividade é muito sensível em relação a microbolhas. Se ficar posicionada em local de alto fluxo, bolhas podem aderir ao sensor e inteferir na medição. Em casa tenho feito micro scrubbing bubbles algumas horas do dia e a salinidade chega a bater 14 ppt no Apex.
 

Diego Carbonari

Moderator
Staff member
Eu apoio o ReefClub!
19 April 2017
432
610
93
40
São Paulo Capital
#6
A probe de salinidade do Apex que é na verdade uma probe de condutividade é muito sensível em relação a microbolhas. Se ficar posicionada em local de alto fluxo, bolhas podem aderir ao sensor e inteferir na medição. Em casa tenho feito micro scrubbing bubbles algumas horas do dia e a salinidade chega a bater 14 ppt no Apex.
Bem lembrado Edu!! Acontece mesmo! Já presenciei isso aqui também.
 
Likes: Eduardo Dias
14 Novembro 2014
62
42
18
Nova Friburgo
#7
Dois elementos cruciais jah foram citados:
- Igualar e manter a temperatura do liquido de calibracao com a mesma temperatura do aquario. pode ser colocando o sache no aquario ou retirando a probe de temperatura.
-Cuidado com as micro bolhas, coloque em local com menos micro bolhas. Pera, aqui estah no compartimento principal onde fica o skimmer. eita !
-Outro ponto: a probe eh muito delicada, cuidado pra nao bater nela ou derrubar. Dito isso, nao fique grilado com os valores loucos da leitura, isso nao signific probe danificada, isso eh o mais comum. :p
->Entao, eu deixo a salinidade do aquario atingir 35 ppt, medido com a caneta da hanna calibrada. dai, soh retiro a probe de salinidade e a lavo na caixa de reposicao (kkkkkkkkkkkkk). seco com papel toalha. Marcando como seguir no apex (durante a calibracao) volto com a probe pro sump no probe holder e pronto. pahhh! Calibrado com a propria agua do aquario. Tem mais facil nao! E eh interessante deixar a probe calibrar ja na posicao final, pois ao mexer no cabo pode dar interferencia. Sei lah, assim tem dado certo aqui. E sim, essa probe eh um saco.
 
Likes: Ines

Ines

Well-Known Member
Eu apoio o ReefClub!
9 February 2016
226
406
63
Rio de Janeiro
#8
Mesmo não conseguindo chegar no valor no teu aquário o que vc precisa analisar é a tendência. A leitura vai estabilizar em torno de um valor e diariamente oscilar levemente, a ideia é vc colocar alarmes ou tomar ações se lá variação for grande, por exemplo quando existe uma queda grande da salinidade, pode indicar que a bomba de reposição travou ligada, ou em uma subida além de um limite, que a reposição não está funcionando.
Eu não ficaria muito preocupada pelo valor exato, deixa o sensor estabilizar e estuda o comportamento e sua relação com os outros fatores.
 
14 Novembro 2014
62
42
18
Nova Friburgo
#9
Concordo, mas me irrita muito abrir o app e ter valores que precisam ser corrigidos. Toda hora que vc mostra os valores pra alguem, vc tem que explicar que isso tah mais baixo, aqui mais alto... Nada como uma leitura no ponto certo. haha dito isso, preciso calibrar a probe de pH, leitura 0.3 abaixo do que a minha caneta calibrada mede.
 
20 April 2020
4
0
1
40
#10
Bom dia a todos!

Podem me ajudar com uma dúvida?

Aqui, estou com o seguinte problema:

A minha sonda, não sai da marca de 3.7 ppt.

Independente da solução que eu coloque ela, seja na padrão, seja em agua preparada em 35 ppt.

Ela não calibra, se jeito nenhum, e não mede outra coisa, que não esses 3.7 ppt.

Olhando os passos que vocês falaram acima, os 02 únicos que não fiz foram: lavar em agua RO/DI e não deixar os fios das sondas juntos (os meus estão inclusive com enforca gato).

O que você acham disso?

Obrigado!
 

Ines

Well-Known Member
Eu apoio o ReefClub!
9 February 2016
226
406
63
Rio de Janeiro
#11
Dei uma olhada rápida no Forum da Neptune e achei estas respostas que tal vez possam ajudar:
- Alguns relatos com esse problema apontavam interferência com outros cabos, até com o do aquecedor, então a primeira medida separar ele dos outros.
- Tentar desconectar a sonda e passar rapidamente pela calibração manual. Depois, fazre a calibração.

Algumas outras opções que as vezes ajudam
- Tentar desconectar a sonda do Apex e conectaá-la novamente e depois passar pela calibração manual
- As outras sondas estão funcionando corretamente? Não está trocado o conector com alguma outra? O conector é igual, então precisa se atentar às cores.
- A sonda está de molho no aquário a mais de 1 ou 2 semanas?
- Será que tem bolhas de ar na ponta onde está o sensor? A sonda está localizada em um local com bolhas de ar, como perto do skimmer? Pode acontecer de ficar uma bolha de ar na ponta tanto na hora de calibrar e quando colocamos no aquário depois.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom