Aquário devastado em dois dias.

Marcio Gielfi

Original | First9
Staff member
V.Presidente
First9
10 August 2014
2.304
4.110
113
São Paulo -SP
#21
Vou reforçar um ponto que sinto não estar bem conscientizado.

Em um aquario de apenas 80 x 40 x 50 não há espaço nem para um filhote de Tang e muito menos para uma moreia. Não interessa se viu em um filme, ou alguém que tem.

Não é nem uma questão de maturação do aquario, colonia de bacteria vai dobrar de tamanho a cada 20 minutos, a presença de amonia ( que em quantidades muito minusculas, já é fatal) em 0,2 indica que a população do aquario superou em muito a lotação maxima.

Precisa ter em mente que 80 x 40 x 50 é um aquario pequeno, para poucos peixes pequenos. Não há milagre da multiplicação.

Minhas recomendações são:

De um tchau querida para a moreia.
Tenha uma quarentena
Como já falaram, a donzela vai pegar este pequeno aquario para ela, logo, de um tchau querida para ela.
Vá ao topico que temos no forum e discuta com as pessoas o que da para ter no aquario, quantos e quais peixes ter.
Quarente os peixes obrigatoriamente, se não der para ter uma quarentena, escolha 2 peixes da mesma loja, mesmo tanque e coloque no display principal, reze uma 500 ave marias e nunca mais pense em por mais nada.

Guarde todo dinheiro que voce colocaria em peixes e alimentação no tesouro direto e use em um aquário maior para quando puder.
 
25 Janeiro 2017
38
50
0
Campinas - SP
#22
Mauricio, boa noite.
Eu iria lhe enviar uma MP por achar mais adequado, mas como gosta de espectadores. Bom estou respondendo aqui, com certeza de forma mais civilizado do que você, pois para mim você como Staff desse fórum ofusca o que já é muito bom. Por mais que seu conhecimento seja necessário e bons (não nego isso), sua forma de conversar é pouco inteligente e desequilibrada, pois ao invés de você colaborar com o crescimento de um fórum tão bom, acaba manchando com atitudes poucas civilizadas, tenho certeza que você já foi iniciando e cometeu erros, bom para você que agora se considera o Sr. dos Aquários Marinhos e acha que adquiriu o direito de fazer do erro dos outros esse circo.
Para lhe ilustrar o que quero dizer, pois sua inteligencia emocional pode não lhe deixar pensar direito, olha só que simples: Tive 13 respostas nesse tópico, aprendi muito com as 12 respostas e pude aproveita-las em 100% não foi necessário fazer "novela" com minhas atitudes, o que foi muito mais fácil para aceitar as dicas e segui-lás, com uma resposta sua, conseguir tirar 50% de aproveitamento, pois o inicio é apenas uma narrativa e dramatização do que eu já havia escrito.
Como já disse: Sim, eu errei e se não tivesse ligado para meu erro e nem para os animais eu não estaria aqui hoje e sim na loja de aquário comprando mais alguns para ver se agora daria certo.

Quanto a isso:
[QUOTA]De novo duro e não estou minimamente preocupado com ser falso amigo, o problema é seu e não da moreia e dos outros peixes, amigo fala a verdade e te faz ver as coisas como elas são, sem dourar a pílula. [/QUOTA]
1. Tenho feito bons amigos, inclusive um hoje que acrescentou muito e o agradeço pela ajuda (fica a minha homenagem ao ler).
2. O fato de eu contestar o seu ato de ser "duro" não tem a relação com erros ou com aquarismo, tem relação com o tratamento com pessoas, pois o problema do nossa planeta ser destruído um pouco mais, diariamente (em uma escala muito maior que um aquário) inicia-se no tratamento de uma pessoa para com a outra, pois se você não tem respeito pela pessoa ao seu lado imagina se tem respeito para com o meio ambiente. E por mais que você tenha essa preocupação, acredite, não é isso que você transmite para as pessoas.

Bom enfim, fica a minha consideração e se você ainda sim se acha no direito, encerro aqui essa situação pouco produtiva para esse fórum, que já acrescentou muito no meu aprendizado.
 
Last edited by a moderator:
Likes: 2 people
25 Janeiro 2017
498
1.131
0
41
Indaiatuba, SP
#23
@Danilo Alves @Mauricio Foz

Durmam hoje e repensem essa discussão amanhã. "Terapia do travesseiro" como dizia um chefe meu.

Apesar de duro, o que o Maurício falou está certo, Danilo. Note o seguinte: uma pessoa que nem te conhece está te dando um pito na internet porque você errou. Ele está gastando o tempo dele para tentar te ajudar (do jeito dele).
Ele poderia ter feito uma onda e tal... "massageado o teu ego"? Poderia... mas dá mais trabalho. Nem todo mundo é assim. Eu, pessoalmente, sou mais direto como o Mauricio.

Eu sei que tu estás chateado com os problemas, mas volta lá atrás e leia o que ele recomendou. TODOS os pontos estão corretos. Faltou um pouco de tato? Para a vítima (você), com certeza. Para quem está olhando de fora, nem tanto. A resposta dele foi assertiva. Direto ao ponto. Citou os problemas e como solucionar. Infelizmente, é um pouco de sal na ferida. Mas estamos falando de aquário marinho... vai sal mesmo. ;)

Meu conselho, Danilo: retira as emoções da resposta. Leia ela e utilize as informações que tem nela. Vai te ajudar, e muito. Eu estou recém começando do mundo marinho e aprendi demais com o pessoal aqui do fórum. Mas, nem todo mundo tem tempo de ficar colocando perfumaria na resposta.

Para finalizar: já vi membros com mais tempo de casa do que tu (ou eu) tomar pito também... acontece. Todo mundo erra. MAS EU TE GARANTO UMA COISA: todos aqui querem que tu tenha um aquário legal, com animais saudáveis.

Aprenda com os problemas. Siga em frente. E não esqueça de compartilhar as experiências. Certamente irá salvar alguém de cometer o mesmo erro.
 
25 Janeiro 2017
38
50
0
Campinas - SP
#24
@Leonardo Felin , boa noite..
Obrigado pela colaboração também.. Mas se eu passei a ideia que quero "massagem no meu ego", a ideia foi errado, não preciso disso, tive boas respostas nesse fórum, diretas sem rodeio e não tive nenhum problema.
Meu adendo é quanto você "chutar carro morto", pois logo de inicio assumi e reconheci meu erro, então quando você diz não ter tempo e ser direto, são duas características boas (no meu ponto de vista), mas também são características que não combinam com você gastar 50% de uma resposta com coisas que já foram reconhecidas. E quanto as dicas do Mauricio, deixei claro no meu post que a ajuda dele é bem vinda e que eu absorvi o que ele disse, porém preciso de um tempo para processar tudo e entender como vou fazer tudo, pois não é pouca coisa.
Mas vou seguir sua dica do "terapia do travesseiro", me parece muito boa! =D
Obrigado e boa noite a todos!
 
16 Outubro 2014
1.212
1.202
0
São Paulo
#25
ora, ora...
como era mesmo a história do "rítmo harmonioso no fórum", "cordialidade", "forma agressiva", "maneira grosseira com outro aquarista"? :DD:DD
enfim...
---------------

@Danilo Alves eu não tenho mais nada a acrescentar além do q o pessoal já disse, mas se vale uma sugestão, como vc está iniciando nesse mundo, crie um post na área adequada do fórum mostrando seu aquário e sempre que preciso peça opiniões e pergunte. tem bastante gente disposta a ajudar.
e nunca tenha vergonha de perguntar! quase não existe pergunta idiota... idiota é fazer as coisas sem perguntar.

boa sorte aí nos próximos passos.
 
Likes: 9 people
#26
Amigo, como você tenho um reef pequeno , um boyo tl550 e sou novato

Eu amo as donzelas , moreias , yellow tang , Cooperband um sonho que ainda vou realizar , mais no reef grande que to montando , em nanos como o meu e o seu , eles não tem qualidade de vida , imagina vc ter um cachorro como um boxer, super ativo e querer criar ele acorrentado numa corrente de 30cm, no meio de suas proprias fezes , cheio de infeções.

E e como estes habitantes viviam no teu reef , e por isso acabaram morrendo

Da vontade de bater no dono quando vemos um cão sendo criado assim não e mesmo? , por isso perdoe alguns amigos , eles têm razão na bronca , a tua ignorância não isenta a tua falta de responsabilidade e culpa ....., como não isenta a do dono do boxer....

Voce disse que aproveitou 100% das informacoes de 12 posts , realmente a tua atitude nao mostra isso , se queres persistir em ficar com animais incopativeis ao teu reef, A tua moreia não pode ficar no teu reef por exemplo, não interessa se tem 10 amigos que tem , ela não vai ter qualidade de vida e vai predar provavelmente os outros peixes pequenos que vc colocar, então e um risco pra ela e para os outros , você no máximo , como os seus amigos que também tem moreias em um tanque deste tamanho , vai fazer ela sobreviver em suas fezes , amarrada numa corrente de 30cm e infeliz , cheia de problemas pela ma qualidade do meio onde vive .

o aquarista que se contenta em fazer sobreviver um animal, deve procurar imediatamente outro hobby.

Nós encha de orgulho , vai pelo caminho certo, vende ou doa esta moreia e habita teu reef com animais compativeis que vao ter conforto e qualidade de vida ai.
As vezes a gente tem que perder pra ganhar ..…

BTW = eu comprei o meu reef usado, cheio de corais , doei praticamente todos porque não queria que eles sofressem a transporte, mudança e re start do reef , tinha mais de 1,5k de corais dentro.... Talvez metade sobrevivesse , talvez a grande maioria se não tivesse doado , mas como doei , TODOS sobreviveram , ate os dois pequenos corais que fiquei porque achei que ja tinham morrido devido ao transporte , sobreviveram e estão no meu reef hoje. Jamais me arrependi desta decisao.

No marinho não se pode dar bobeira na escolha de animais , eu sou muito chato por exemplo, pesquiso muito, porem outro dia deu vontade de ter um camarao, pensei poxa vou colocar um bailarino , todo mundo tem um em seu reef , este foi o único que não pesquisei muito antes de comprar por isso, todo mundo tem um, pois bem , coloquei no reef e em 5 minutos eles destrui um torch e um frog que tenho , acabou com os dois corais , quase 500 paus no ralo e o pior , matei dois animais, no outro dia tive que tirar todas as rochas para pegar o camarao bailarino e tirar do reef, pois e impossivel de pegar o maldito , pois bem , meu peixe preferido nesta bagunca,meu gramma loreto pulou pra fora do reef e não vi na hora .

Matei 3 animais porque não pesquisei e por isso não sabia que bailarinos podem atacar torchs frogs e outros corais soft e lps, faz um mes e ainda me da tristeza quando olho pro reef .



Um ditado que tem na minha profissão ( projeto e construo carros de corrida )

Vc fazendo tudo 100% correto , ainda tem a chance de 50% de dar tudo errado.

Se vc nao faz tudo 100% correto, ja sabe que tem 100% de chance de dar tudo errado.

O aquarismo marinho também funciona nestas proporções. Temos que fazer tudo sempre 100% certo, pra ter alguma chance de nao dar errado no final


A peixes muito legais que vão se adaptar melhor no teu reef , se vc pesquisar vai achar peixes lindos e de personalidades muito interessantes , os que mais gosto = Gramma loreto , Yellow clown goby , Yellow watchaman , Goby yellow tail , Cardinal Pajama , Fire fish e muitos outros ....


Abraco no coracao e nao desista!!! mais do jeito certo....!!!!!
 

Marcio Gielfi

Original | First9
Staff member
V.Presidente
First9
10 August 2014
2.304
4.110
113
São Paulo -SP
#27
Bom que as pessoas opinem aqui .

Por incrível que possa parecer, eu conheço muito pouco o Maurício, apesar de dividirmos a moderação, logo nem posso dizer quanto ele já errou e acertou e sequer quanto tempo de aquarismo tem .....
Como ele é muito mais velho que eu :eek:o, deve ter muito mais tempo de aquarismo também.
Danilo, entendo seu lado de ter perdido peixes, perdido dinheiro e estar chateado.
Mas não achei a resposta do Maurício nem muito dura nem desrespeitosa. Como Einstein dizia, tudo é relativo e depende da posição do observador, cada membro do fórum está em uma posição diferente, com tempo de aquarismo diferente, mais tempo, menos tempo, experiência com diferentes tamanhos e sistemas de filtragem e por ai vai, logo o que voce le e interpreta é diferente dos outros, e alguns estão discordando da sua visão

Eu vou usar a mim mesmo de exemplo ... tenho 45 anos de aquarismo entre indas e vindas, comecei com marinho em uma época sem internet, sem zap zap e com os poucos e raros livros em inglês.
Não existia bomba submersa, não tinha sal sintético e quando apareceu o primeiro, era um lixo que a gente descobria devastando o aquario, não dava para ter coral em aquario, coletei corais em queimada grande e clorei todos para servirem de enfeite ( santa ignorância).

Fazia uma cagada atrás da outra e tinha que começar do zero ... o pior, salvo um amigo do meu pai e um livro em ingles de aquarismo basico, não tinha com quem aprender, nem pedir socorro ....
Hoje, temos livros aos montes, alguns bons alguns ruins, tem em papel, tem digital.
Temos skimmers, que eu acho que, permitiu termos verdadeiros pedaços de oceano em casa, mas temos algo que realmente possibilitou a qualquer um, sem qualquer experiencia, ou habilidade especial e saindo do zero, ter aquarios maravilhosos em poucos meses, algo que eu acho que levei 15 anos para ter um bem meia boca. E isso chama se fórum, um lugar de troca de experiencias intensas, com muita informação e trocas de idéias, algumas bem malucas.
Mas isto tem um preço, tem erros que por conta disto não se justificam ou justificam muito pouco.
Danilo, agora se coloca no nosso lugar ... Há anos eu, Maurício, Basso e uma turma grande ( não vou ficar citando nomes aqui porque vou acabar entregando a idade de todos e alguns ainda não aceitaram que estão ficando velhos (blush)) e muitos outros com mais de 40 anos de aquarismo e uns 20 de forum, vemos ano após ano casos de pessoas que super lotam o aquario, são enganados por lojistas que vendem peixes incompatíveis com o tamanho do aquario e um monte de outros absurdos.
Quando comecei, como não tinha para quem perguntar, era comum voce por um peixe e acordar no dia seguinte e descobrir que ele matou seu aquario inteiro, e o pior, voce ter pago caro por um diabo da tasmania aquatico e nem sabia disto !!!!
Hoje, puxa, não tem desculpa, da para consultar o fórum, da para perguntar para alguém, temos um tópico fixo para isto aqui no forum e mes após mes, por 20 anos, vemos pessoas pondo tang onde não cabe, pondo 10 tangs onde cabem 2, colocando moreia em aquario pequeno, pondo tubarão ou arraia em aquario que parece gigante, mas não é, e a gente fala, orienta e a pessoa vai lá e põe, ou consulta sobre a montagem mas na hora de habitar, vai na loja e faz compra como se tivesse em um supermercado, enchendo o carrinho sem saber se vai caber na dispensa.
Chega uma hora que não temos muita paciência, e nem acho que tem quer ter, de dourar a pílula.
E nem acho justo ler o que voce escreveu, porque voce mesmo sabe que errou, e não se colocou no nosso lugar quando escreveu o que escreveu para o Maurício, e se tem um cara neste forum que le e ajuda onde pode, é ele, que pode não ser o mister nice guy, mas se for ver também não sou nem o Basso ( falo do Basso porque o conheço já a bastante tempo, e tanto ele como eu, somos velhos e chatos pacas com certos erros que não deveriam estar acontecendo em pleno século 21 pela trilhonessima vez !!!! :DD:DD).

Se te serve de consolo, mais ou menos 1 ano atrás matei um casal de palhaços que eu dei de presente para a minha esposa quando começamos a namorar 9 anos atrás, dei um aquario, corais e peixes até para ver se ela iria aceitar meu hobby, porque entre ela e os aquarios, eu fico com os aquarios né !!!!
Eu dei uma bronca tão grande em mim mesmo, que ela veio me acalmar ... isto porque os peixes eram o Xodó dela, com direito a nomes e constante DR entre eles.
E sabe porque deu esta caca, porque não tive a humildade de pedir ajuda... achei que sabia e descobri da pior forma que não.

Por isso peço mais consideração por quem dia e noite mantem este buteco aberto, limpo e organizado, se ele tivesse faltado com respeito ou feito um circo da sua desgraça, eu teria sido o primeiro a dar com o pé no peito dele, mas não foi o caso.
 
Last edited by a moderator:

Henrique Almeida

Moderator
Staff member
Eu apoio o ReefClub!
9 Janeiro 2015
3.510
4.054
113
35
Jundiaí - SP
#28
Pessoal, bom dia e feliz Páscoa à todos.

Alguns posts foram deletados por estarem completamente fora do assunto em questão.

Se mais alguém tiver algo sobre o tema, podem continuar à vontade.
 

André Bertini

Moderator
Staff member
12 Novembro 2014
4.515
4.331
113
www.webertini.com.br
#30
Sinto pela sua perda, é doloroso qdo isso acontece.
Já tive meu aquário devastado por duas vezes, uma perdi todos os corais por ter feito bobagem na hora de suplementar a reserva alcalina e na outra perdi todo os peixes por ter colocado um novo peixe sem quarentenar e poucos dias antes de viajar.
Mas aquarismo é isso ai, bola pra frente. Tenho certeza que com esse erro vc aprendeu bastante e serviu a lição.
 
11 March 2018
188
118
43
#32
Esse tópico é 2017 mas achei ele importante porque no aquarismo existem várias maneiras de aprender: 1) Aprender com os livros, mas é raro alguém falar que leu um bom livro de aquarismo. 2) Aprender com os seus próprios erros no aquarismo, mas isso custa vidas de peixes e corais, decepção, frustração e uma "dor no bolso" desgraçada. Além de consciência pesada pelo fato de pensar que depois de ter cometido o erro, perceber que se tivesse pesquisado e perguntado antes não teria cometido erros que custou muitas vidas. E será que quem criou essas vidas ficou contente em você tê-los matado, embora sem intenção de fazê-lo? 3) Aprender com os erros dos outros. E nesse quesito vale um "addendum": é muito fácil criticar os erros dos outros, mas é difícil aceitar e reconhecer nossos próprios erros e eu me incluo nesse rol de pessoas. Porque quando se critica não é o nosso "eu", o nosso ego que está sendo machucado. Mas como reagimos como sendo criticados?
Como livros de aquarismo poderia citar os livros de Julian Sprung como esses https://www.amazon.com/s?k=julian+sprung&ref=nb_sb_noss_1 que são livros físicos que você compra na amazon. Além desses livros físico você tem a opção kindle (basta clicar no botão All e mudar para "Kindle Store" no próprio site da amazon e digitar "aquarium books" sem aspas é lógico. E daí você vai comprar a forma digital ou eletrônica desses livros. Além do Sprung tem vários outros autores e livros.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom