Ajuda - Reset do Aquário

5 Junho 2018
61
34
18
Joinville
#1
Olá pessoas, desde que montei meu aquário venho tendo sérios problemas com algas.

Aquário primeiro foi montado com água natural e areia da praia em 07/10/2018, porém eu não curti o visual da areia e como o nitrito não baixa por nada resolvi reiniciar.
20181007_071847.jpg

Então em 3/11/2018 eu esvaziei ele, dei uma limpada e coloquei um novo substrato. Coletei água nova coloquei para rodar.
20181103_215909.jpg


ps.: as rochas foram tratadas conforme o Euler explicou no tópico do nanodesk (não com tanto esmero quanto ele fez nas rocha dele hehe)

A primeira ciclagem foi feita no escuro e parte da segunda também, luminária instalada em 27/11/2018.

08/12/2018 primeras algas, pensei normal afinal havia instalado a luminária a poucos dias. Perguntei em alguns grupos, todos dizeram que era normal e iria sumir sozinhas logo.

20181208_163949.jpg

21/12/2018 situação piorando...
2018-12-21 19.46.22.jpg

Fiz a limpeza manual do substrato e rochas, e por sugestão fiz um apagão de 3 dias o que resolveu o problema por algum tempo.

27/01/2019 começaram a surgir novamente.
20190127_162354.jpg

Piorou e em fevereiro usei fluconazol

20190202_144008.jpg
20190209_164916.jpg
2019-02-15 19.41.26.jpg

Repetiu o ciclo, fluconazol fez efeito, ficou um tempo sem alga e depois voltaram. Em março ficou bem feio.

20190308_132958.jpg
20190329_202912.jpg

Usei fluconazol novamente, mas as algas dessa vez não parece que sentiram. E piorou por que com o skimmer e UV desligado eu vejo ciano e dino agora (muito).

Então, gostaria da opinião dos senhores mais experientes que já devem ter visto/passado por situação semelhante.

Existe solução e devo insistir nessa montagem, ou reseto o aquário?

Eu não gostaria de me desfazer dos animais que eu tenho, por isso fico com o pé atrás no reset.

Informações:
Aquário 80 litros com sump traseiro.
Skimmer AVIV a200
Saquinho com siporax mini no sump
Purigen
UV da Ocean Tech 9W sendo tocado por uma bomba sarlo 300
AI Prime HD (padrão me baseei no que o Leo postou aqui no fórum)

Fauna:
2 Palhaços
1 Fridmani
1 Bleny blackline
1 Bailarino
3~4 Paguros e turbo

1 anemona
1 gsp
2 mush
alguns zoas e palys
1 kenya tree
1 leather (não sei qual)

No caso de a melhor opção seja o reset, tem como eu manter meus animais durate e depois? Sei lá em uma daquelas caixas organizadoras de 20 litros com hang on? Impossível?

Aceito e agradeço a todas as sugestões.


Obrigado.
 
Last edited:

Marcio Vargas

Moderator
Staff member
Eu apoio o ReefClub!
3 Novembro 2014
1.505
1.589
113
Veranopolis - RS
#2
Opa,
E ae Tiago

Vamos lá!!!

Só lembrando que estas são minhas impressões ok?

Problemas com algas nunca tem apenas UM culpado, é sempre uma conjunção de fatores. Um vilão, auxiliado por comparsas, por assim dizer. Os repetidos tratamentos medicamentosos atacando o SINTOMA e não a CAUSA podem ter ajudado a debilitar o sistema como um todo.

Você tem uma baita fauna, tanto em peixes quanto em corais, para pouco tempo de montado o aquario, penso que isso tem uma grande contribuição no teu problema de algas.

Podem ate existir e recomendar alguns tratamentos, uma possível solução aqui, outra ali... Porem o que EU faria, e alias, já fiz na migração do reef 02 para o 03 foi uma intervenção mais radical.

Nao digo fazer um aquario novo do zero como eu fiz, mas sim um reset profundo.

Desmontar tudo, clorar tudo, desde subs ate equipamentos, remontar e recomeçar beeeem devagar. Esperar uns 4 ou 5 meses ate começar a colocar animais, e coloca-los bem aos poucos, tipo um peixe por mes. Para o sistema ir amadurecendo e acostumando.

Claro, essa é a solução mais facil e pratica.

Se não quiser resetar novamente, só consigo pensar em investigar teus vilões e comparsas, que inevitavelmente passam pela população em um ecossistema frágil.

Reduzir ao maximo a população, cuidar a agua de reposição, fazer TPA mais seguida... Isso é o primeiro passo.



EDIT: Lembrando que o surto de algas marrons ali no primeiro e ate no segundo mes são beeeem normais e esperados. É nesse momento que os primeiros habitantes, que são os paguros, normalmente entram.
 
5 Junho 2018
61
34
18
Joinville
#3
@Marcio Vargas eu até estou dispoto a remontar, mas não gostaria de me desfazer dos animais. Principalmente os peixes que é bem mais complicado para reaver. Vieram da eco-reef e se eu vende-los para comprar novamente depois é custoso demais por causa de frete.

Eu não imaginei que 4 peixinhos seria uma super população, pensei que estava bem tranquilo nesse quesito.
 


André Bertini

Well-Known Member
12 Novembro 2014
4.515
4.367
113
www.webertini.com.br
#4
É um caso bem estranho. Pouco tempo de montado e com nível gigante de algas e problemas.
Eu montaria uma caixa plastica para por os animais (peixes), corais tentaria deixar com algum colega ou loja de confiança e resetaria total com acida. Faria a ciclagem natural, sem produtos e por uns 45 dias, com todos os equipamentos ligados e funcionando e usando água sintética.
 
Likes: Tiago F Alves

Marcio Vargas

Moderator
Staff member
Eu apoio o ReefClub!
3 Novembro 2014
1.505
1.589
113
Veranopolis - RS
#5
Opa,
E ae Tiago

Esses 4 peixes não chegam a ser uma superpopulação para um aquario de 80 litros, o que me referi é que eles entraram muito cedo, em um momento em que o aquario ainda não estava maduro, aparentemente.

Neste momento, tudo no aquario ainda esta em desenvolvimento. Não apenas colonias de bactérias mas toda sua biologia.

A solução do Andre, de colocar em uma caixa plastica, é uma boa alternativa.

Só complementando a informação do Andre, se ele me permite, apos esses 45 dias de ciclagem natural seria interessante ir colocando no aquario um peixe por semana, para o sistema ir se adaptando.

Só uma duvida:
Qual marca de ração você usa?
 

Aleksanderms

Active Member
21 September 2018
225
226
43
40
São Paulo - Santo Andre
#7
Ola, vou sugerir uma solução alternativa, que acredito que em alguns casos funcione mais ela é natural, é deve ser executada com parcimônia é precaução, pois você pode prejudicar quem vai te ajudar.

Vamos lá paguros, uma super população deles vai ajudar a deixar o substrato livre de algas.

Turbo snails uma boa quantidade deles ajudaria a acabar com as algas do vidro e das rochas, reforçando este time recomendo astreas.

Um caranguejo mitras ajudaria na eliminação dos tufos, eles seriam eliminados conforme o tempo.

Só este time ia conseguir eliminar muito as algas, por isso recomendo ir colocando eles a os poucos para eles ajudarem a consumir as algas.

As algas em sí são ótimos exportadores de nutrientes, se elas forem consumida pelos habitantes do aquário você vai ter ótimos aliados nesta luta.

Se o aquário estiver um pouco mais equilibrado é não tiver corais soltos eu recomendo um ouriço Toxedo, ele adora algas.

Esta combinação funcionou comigo. Alerta importante, eles vão consumir algas, cianos é dinos não fazem parte do cardápio deles.

Dinos você vai conseguir eliminar com remédios , ou tratamento alternativos que pode não funcionar a inserção de microvida, copépodes. Ou um UV super dimensionado, como orientado pelo canal do youtube Reef Show.

Cianos também pode ser tratada por remédios, ou como tratamento alternativo a utilização de degradadores de matéria orgânica, existem colonias de bactérias vendidas comercialmente que fazem este serviço. Eu uso Bacter-M da Continuum
 
Last edited:

Marcio Gielfi

Original | First9
Staff member
V.Presidente
First9
10 August 2014
2.467
4.358
113
São Paulo -SP
#8
Como bem disse o Márcio Vargas, aqui há sucessivos erros basicamente por ansiedade .... sistema muito novo recebe uma carga de animais antes mesmo de deixar as algas iniciais irem embora e depois se ataca o efeito e não a causa.

De nada adianta remontar se não entender bem a causa, que não foi só a ansiedade.

Qual a água de reposição que usa ? DI ? RO/Di ? como está saindo a água da reposição ? TDS? nitrato, fosfato amonia ? tudo zerado feito com testes confiáveis ?

TPA é feita com água natural ? com, qual frequência ? Testou a água natural para nitrato e fosfato ? se sim, zerado ? Qual a marca dos testes usados ?

Quão pesado é a mão para alimentar ?


como o nitrito não baixa por nada resolvi reiniciar.
muito estranho o nitrito não baixar . qual teste usou para medir nitrito ? Se o nitrito não baixa o aquário não está ciclado, salvo usando testes ruins que não medem direito.



21/12/2018 situação piorando...
Mas estas algas tinham que ter ido embora antes de colocar peixes, pois a alimentação dos peixes junto com suas fezes e urina é alimento de algas .....

Eu não sei quem inventou esta de ciclar no escuro e propagou isto .... o aquário só pode ser habitado depois que este tipo de alga se vai, nunca antes. Se liga a iluminação justamente para dar o boom de algas, elas consumirem nitrato e fosfato até o pronto de faltar um dos dois e as algas morrerem de fome.


Há alguns caminhos aqui que voce pode escolher ....

Primeiro entender o desequilíbrio. Sem isto vai ser dar murro em ponta de faca e voce parece não ser aqueles malucos que dão murro em ponta de faca e acha graça.

Depois de entendido o desequilíbrio, tem um caminho mais longo mas que fornece enorme aprendizado e um caminho mais curto que vai oferecer pouco ou quase nada em aprendizado .

O caminho mais longo é montar uma caixa de plástico ou vidro de pelo menos 50 litros para abrigar os peixes e atacar o problema do aquário da forma que está, entendendo o desequilíbrio e não tendo peixes, não vai mais entrar fosfato, dosa carbono e baixa nitrato e fosfato, se sobrar fosfato retira com GFO ou dosa nitrato de potássio até acabar o fosfato ( dosando todos os dias carbono) .
Este método vai te ensinar a pilotar o aquário e entender bem o ciclo biológico do aquário, pois voce vai acompanhar os resultados diariamente.

O segundo caminho é tirar peixes e corais, poe em uma caixa e clora o aquário todo e cicla ele com luzes acessar e espera o boom de algas acabar .... só aí voce começa a passar os peixes um a um com pelo menos uma semana de intervalo e não deixa mais sair de controle nitrato e fosfato ( um refúgio com cheato ou um ats vai ser necessário).
 
5 Junho 2018
61
34
18
Joinville
#9
Fiz TPA e uma limpeza no domingo:

1554807959043.png

1554807970781.png

@Marcio Gielfi Para reposição eu uso DI com 3 estágios poli 5m, bloco de carvão e resina mista. Já estou planejando melhorar trocando a resina para uma carcaça de 20'. TDS está saindo zero, mas acusa um pouquinho de silicato no teste.

1554808154464.png

A TPA é feita com água natural, minha ideia era fazer semanal 10%, mas depois passou a quinzenal 20%. Confesso que ainda não achei a regularidade certa. Já teve vez que passou de 15 dias sem TPA. Nitrato e fosfato eu medi somente uma vez em uma loja, depois falaram que não valia muito a pena pq a loja podia não fazer o teste correto e não fui mais.

Eu comprei os teste, mas ainda não chegaram. Nitrato da Sera e Fosfato da Nyos.
*Aqui eu tenho uma dúvida, o resultado que eu vou ter desses testes deve ser irreal pelo consumo das algas certo? Como eu contorno isso para?

Alimentação eu acho que não exagero. Alimento somente uma vez a noite. As vezes fica pouca coisa no fundo mas imagino que serve para os paguros e o bailarino.
 
Likes: Marcio Gielfi

Eduardo Dias

Well-Known Member
14 Junho 2017
1.844
2.726
113
Santana de Parnaíba - SP
#10
Tiago

Eu não desmontaria o aquário. Acho que vai resolver o problema nessa montagem mesmo.

1) tem silicato nessa água de reposição. É pouco, mas alimenta diatomáceas. Meça o TDS na saída do RO, se sair mais que 5, 6, não está legal. Também, procure nessa fase trocar a resina com mais frequência, talvez a cada 60 dias e escolha um fornecedor confiável.

2) Meça urgente nitrato e fosfato, são muito importantes sim! Mas teste confiável! A escolha que fez está correta.

3) Desligue os leds verdes e vermelhos da luminária (pode voltar depois, mas agora sugiro desligar). Mantenha um foto período de umas 8 horas.

4) Não sei de onde vem sua água salgada. Que tal experimentar por uns 90 dias fazer TPAs semanais com sal sintético de boa qualidade, apenas para eliminar uma eventual possibilidade dessa água estar vindo carregada de algum agente que está incentivando essas algas. Aproveite as TPA's para sifonar o substrato.

5) Após medir nitrato e fosfato, um kit de bactérias e probióticos pode ser adotado.
 
5 Junho 2018
61
34
18
Joinville
#11
@Eduardo Dias

1) Eu não tenho RO, só DI

2) Os testes devem chegar até sexta-feira, assim que chegar eu coloco os resultados aqui.

3) Ajustei a luminária para 8 horas e tirei verde e vermelho.

Screenshot_20190410-140823_myAI.jpg Screenshot_20190410-140829_myAI.jpg Screenshot_20190410-140834_myAI.jpg

4) Para isso primeiro precisaria melhorar minha água da DI por causa do silicato, certo?
 
5 Junho 2018
61
34
18
Joinville
#17
E como ta saindo o TDS dele? acima de 0 ainda?
Se eu usar a resina dentro da carcaça sim, tem algum local que vaza água e acaba saindo água que não passou na resina. Para contornar isso eu preciso tirar o cartucho da resina e usar ele fora da carcaça. Por isso eu pretendo comprar outra carcaça e já aproveitar para colocar uma de 20'
 

Eduardo Dias

Well-Known Member
14 Junho 2017
1.844
2.726
113
Santana de Parnaíba - SP
#18
@Eduardo Dias

1) Eu não tenho RO, só DI

Tiago, instalar uma membrana RO aí vai ajudar muito, inclusive prolongar bastante a vida útil da resina.

2) Os testes devem chegar até sexta-feira, assim que chegar eu coloco os resultados aqui.

Curioso!

3) Ajustei a luminária para 8 horas e tirei verde e vermelho.

View attachment 1283 View attachment 1284 View attachment 1285

Achei que ficou bacana.

4) Para isso primeiro precisaria melhorar minha água da DI por causa do silicato, certo?
Sim!! Seria muito recomendado.

Acredito que fazendo essas correções que já está se organizando para tal terá uma evolução. Agora e seguir firme e com paciência.
 
Likes: Tiago F Alves

Marcio Gielfi

Original | First9
Staff member
V.Presidente
First9
10 August 2014
2.467
4.358
113
São Paulo -SP
#19
Fiz TPA e uma limpeza no domingo:
A cara melhorou muito !!!! É um bom sinal.

Para reposição eu uso DI com 3 estágios poli 5m, bloco de carvão e resina mista. Já estou planejando melhorar trocando a resina para uma carcaça de 20'. TDS está saindo zero, mas acusa um pouquinho de silicato no teste.
OK !!! Devagar vai melhorando o sistema. Precisa comparar o investimento em uma carcaça de 20" contra comprar uma carcaça de RO e a membrana, isto se voce tiver pressão pra não precisar de bomba, se a bomba entrar na conta, a carcaça fica mais barata. Eu acho a carcaça de 20" bem carinha, de repente vale a pela fazer com tubo de PVC e guardar a diferença para investir em um RO, pois com ele voce vai economizar uma grana na troca de resina.


A TPA é feita com água natural, minha ideia era fazer semanal 10%, mas depois passou a quinzenal 20%. Confesso que ainda não achei a regularidade certa. Já teve vez que passou de 15 dias sem TPA. Nitrato e fosfato eu medi somente uma vez em uma loja, depois falaram que não valia muito a pena pq a loja podia não fazer o teste correto e não fui mais.
Com o tempo voce acha o que é melhor em termos de TPA , quanto a testes em loja, não acho que seja um problema desde que use marcas boas dentro da validade e voce possa acompanhar os testes.


*Aqui eu tenho uma dúvida, o resultado que eu vou ter desses testes deve ser irreal pelo consumo das algas certo? Como eu contorno isso para?
Talvez sim, talvez não, se voce der esta limpada que voce deu e depois de um dia medir nitrato e fosfato, vai ter um numero mais realista. Se não tiver muitas algas o resultado vai ser bem confiável, se estiver tomada de algas, voce vai ter um resultado bem distorcido.
Em um primeiro momento os testes devem indicar um desequilíbrio, provável que um dos parâmetros esteja zerado e o outro não.

Vamos nos preocupar primeiro em ter resultados, depois a gente ve o que fazer .

Alimentação eu acho que não exagero. Alimento somente uma vez a noite. As vezes fica pouca coisa no fundo mas imagino que serve para os paguros e o bailarino.
Se for pouco eles comem e tudo bem.

4) Não sei de onde vem sua água salgada. Que tal experimentar por uns 90 dias fazer TPAs semanais com sal sintético de boa qualidade, apenas para eliminar uma eventual possibilidade dessa água estar vindo carregada de algum agente que está incentivando essas algas. Aproveite as TPA's para sifonar o substrato.
Acho uma boa ídeia esta do Eduardo !!

3) Ajustei a luminária para 8 horas e tirei verde e vermelho.
Boa atitude !!

4) Para isso primeiro precisaria melhorar minha água da DI por causa do silicato, certo?
Eu primeiro me preocuparia com fosfato e nitrato , depois de entendermos em que pé estão, pensamos em silicato, ele não está tão alto assim a ponto de gastar com a resina ainda, eu já compraria outra e depois de entender se nitrato e fosfato estão zerados na água de DI para ver se troca ou não a resina.
 
Likes: Eduardo Dias

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom