Substrato Vivo

Marcio Gielfi

Original | First9
Staff member
V.Presidente
First9
10 August 2014
2.406
4.236
113
São Paulo -SP
#21
Vou deixar aqui meus dois centavo sobre o assunto.

Não vejo com bons olhos substrato vivo, não só pela questão de preço, mas também pela impossibilidade de lava-lo, por mais que o fabricante fale que está pronto para uso, por experiencia, Murphy ronda estas coisas avidamente esperando uma oportunidade de te sacanear.
Outro ponto é que este substrato vem via marítima dentro de um container não refrigerado, se este container veio no topo da pilha ou em qualquer das laterais expostas do navio, não vai chegar nada vivo porque facilmente este container vai passar de 50 graus durante um dia no meio do oceano. Não precisa passar de 50 graus, acima de 40 graus, as bactérias morrem .... Se mesmo assim ele vier no porão do navio, na hora que chegar ao Brasil ele vai ficar em pátio aberto esperando a liberação alfandegaria, já era também.

Se o substrato for coral moído, ele vai ser ou calcita ou aragonita, li tempos atrás um estudo que mostrava que dependendo do século, os corais hora são constituídos de calcita ou aragonita, não sabem explicar o porque disto ou o que desencadeia isto. Uma espiada em um microscópio de 300X voce consegue identificar se é calcita ou aragonita pela disposição dos minerais.

Se o substrato realmente vier do mar ele nunca vai poder ser dolomita, dolomita em água salgada se dissolve, se for dolomita, ele foi extraído em terra firme.

Quanto ao black sand, todos eles são de origem vulcânica e todos vão ter concentrações de metais pesados, pela composição inclusive, voce sabe de que vulcão ele veio, mesmo que seja um vulcão extinto.

Eu particularmente, acho o investimento em substrato o dinheiro mais mal investido em um aquário, logo, sempre usei substratos mais baratos, mas nunca comprei estes a granel por não saber a procedência.

Mesmo os de marca, sem um teste de ICP do substrato em água de RO/DI vai existir um risco de contaminação, pois não sabemos de onde tem sido extraído, e já existe uma boa parte das águas rasas do oceano contaminadas com todo tipo de tranqueira, mas se for ser neurótico a este ponto eu recomendo nem montar aquário .... vai pirar em vez de viajar com o aquário.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom