Aquário do Membro Reef Australiano #2

Franklin Dattein

Well-Known Member
4 Janeiro 2017
179
455
63
Gold Coast, Australia
www.inventmarine.com
#21
Esta semana tive uma surpresa boa, o Australian Stripey está fazendo o seu trabalho direitinho e comeu 90% das Aiptasias.
Infelizmente, ele também está experimentando os corais e já fez um pequeno estrago nos LPS.
Como o aquário tem bastante corais, acredito que não se torne um grande problema e dê tempo deles se recuperarem, mas vou ficar de olho.

Postei um vídeo dele pegando uma Aiptasia, no Instagram:
http://instagr.am/p/B_9Y7zIJqKR/
 
Likes: Alex Costa

Franklin Dattein

Well-Known Member
4 Janeiro 2017
179
455
63
Gold Coast, Australia
www.inventmarine.com
#22
Montipora Eating Nudibranchs e seus ovos.

Andei movendo alguns corais e tive a chance de fotografar estas pestes, que estão no meu aquário há muitos anos. Os ovos destes nudis não morrem com nenhum tipo de profilaxia, que eu conheça. Se alguém souber de um produto eficaz, me avise por favor.

A única forma de prevenir estes bichos é através de quarentena, observação por vários dias e remoção manual dos ovos. Inclusive, conheço aquaristas que removem a base de todos os corais, pra diminuir as chances de transportar os ovos pro display.

Não tenho paciência pra quarentena, principalmente porque são muitos corais, aproximadamente 130 espécies. Portanto, eu também adoto práticas de controle de pestes e não apenas prevenção.
Neste caso, o controle principal é feito pelo Six Line Wrasser e este peixe está presente em todos os meus tanques. Manter várias montiporas grandes e saudáveis também ajuda, já que elas crescem mais rápido do que os nudis conseguem comer.

Fica o relato, pra mostrar que existem diversas formas de manter um aquário com sucesso.



 
Likes: Janaína A.

fagnerthomaz

Well-Known Member
Eu apoio o ReefClub!
20 July 2015
227
278
63
35
Nova Iguaçu
#24
Franklin, seu aquário é uma inspiração, e outra, seus corais e mudas estão um espetáculo, pena que você não mora no RJ. Eu ia ficar te perturbando para negociarmos essas mudas rsrs.
Sucesso aí no Reef e o obrigadoo as dicas lá no grupo.
 

Franklin Dattein

Well-Known Member
4 Janeiro 2017
179
455
63
Gold Coast, Australia
www.inventmarine.com
#25
O tanque completou 9 meses e finalmente está rodando 100%, as cores estão onde eu quero, o crescimento está ótimo e finalmente resolvi o problem com Aiptasias. Levei um tempo pra me adaptar ao método que estou utilizando atualmente, com Balling completo, Chaeto e 5% TPAs por mês.

Segue mais uma sessão de fotos:













 

Franklin Dattein

Well-Known Member
4 Janeiro 2017
179
455
63
Gold Coast, Australia
www.inventmarine.com
#29
Uma verdadeira inspiração seu aquário, parabéns! Qual balling está usando?
Muito obrigado.

Eu misturo Randy's recipe #1 (Cloreto de Cálcio e Carbonato de Sódio) com os elementos traço da Coral Essentials, uma marca aqui da Austrália.

Também doso um pouco de Iodo e Ferro extra, pra repor o consumo elevado destes elementos pelas Chaetomorphas.
 
#36
Eu acho que o fundo limpo melhora muuuuito a aparência geral do tanque.
Sobre a troca das bombas, por que você resolveu fazer essa troca?
Fala Alex,
eu troquei as bombas porque prefiro as Vortech em todos os aspectos. São mais silenciosas, mais discretas, tem melhor controle dos modos, o fluxo em canhão me agrada mais, a manutenção é muito menos frequente e elas integram com o Reeflink, que eu já usava pra controlar os LEDs e a bomba de retorno.

Eu só estava usando as Gyre porque acabaram na minha mão em decorrência de um negócio, mas na verdade eu nunca gostei da proposta delas mas resolvi testar mesmo assim.
Me incomodava muito ter que limpá-las a cada 3 meses, pra não fazer barulho. Além disto, os corais foram dominando o topo e eu tive que começar a colocá-las em ângulo, o que foi deixando ainda mais feio.

O que você usa ai?
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom