Aquário do Membro Reef 200L - Low Tech

11 Janeiro 2017
9
15
3
Brasília
#1
Olá a todos!

Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês. Tenho aquários de água doce desde 2006.

Há alguns anos comprei um Red Sea de 130L usado e fiquei com ele por uns 6 meses. Devido a viagens constantes a trabalho tive que vendê-lo. Os corais e peixes cresceram bem, porém quase não fiz manutenções, pois já veio com água, substrato e rochas ciclados.

Em fevereiro de 2017 ganhei de um amigo um aquário de 80x35x50 (140L brutos e exatos 100L de água) usado com móvel. Não tendo o que fazer com ele, coloquei água da torneira, sal sintético da Blue Treasure, um filtro modular com uma SB1000. O intuito era apenas fazer testes ao longo do tempo para ver a biologia se formando... No final de fevereiro apareceu a oportunidade de comprar substrato Samoa Pink e rochas de um desmonte.

Como de costume, apareceram algas marrons e em seguida as verdes. Usei uma daquelas calhas com lâmpadas PL.

Em junho de 2017 coloquei alguns mini paguros e turbo snails. Em julho levei uma amostra de água na loja de confiança para testes e, vendo que estava tudo bem, coloquei um camarão bailarino. Coloquei umas macro algas que achei bonitas, porém acabei tendo problemas, pois vieram algumas algas filamentosas que, de início achei que faziam parte das macro algas.

Em agosto coloquei um casal de ocellaris bem pequenos. Cometi o erro de não ter alimentado o camarão bailarino, pois achava que ele comia algas. Dei ração flocada de peixes de água doce, condicionando-os a comer na mão. Resolvi usar um skimmer da boyu W-438 que havia comprado anos atrás e nunca usado, porém ele estava soltando muitas micro-bolhas, o que me disseram ser ruim para corais e peixes. Nessa época tinha 4 bocas de zoanthus e uma muda pequena de kenia. Nesse período minha manutenção era apenas repor água doce de RO comprada na loja. O ponto que me incomodava era o fato de acumular uma "gordura" na superfície da água. Como não havia queda para algum sump, tinha que retirar esse sujeira com um copo.

Em novembro de 2017 tive a oportunidade de comprar um aquário usado fabricado pelo mesmo vidraceiro com quem sempre mandei fazer meus aquários. É um aquário 80x50x50cm com sump traseiro de 10cm.

Fiz a transição para o aquário novo, mandei fazer um móvel novo, comprei uma luminária de led em promoção da oceantech e instalei uma bomba de circulação usada que ganhei de um amigo.

- Vidro: 80x50x50cm sendo 10cm de sump traseiro, totalizando 200L brutos ao todo;
- Luminária de led da oceantech;
- Bomba de recalque: SB1000;
- Bomba de circulação: SunSun 5.000L/h de turbina dupla. No início achei que seria muito, mas para ser sincero, acho que ela não tem toda essa vazão;
- Substrato: Samoa Pink ;
- Sump: Apenas perlon na entrada;
- Reposição de água doce: Manualmente 2,5L por dia, aproximadamente. Comprei uma eclusa da Zanclus há mais de 01 ano, mas até hoje não instalei...rs;
- Corais: 03 mudas de zoanthus com 4 bocas cada, 01 muda pequena de Kenia e 01 muda de green star polipo;
- Habitantes: 01 casal de ocellaris e 01 camarão bailarino.

Devido ao espaço estreito do sump eu não consigo usar um skimmer (com a borda para a tampa a passagem fica com 8cm). O único que entrou foi o Dymax SP30, porém a peça de encaixe da mangueira quebrou e não achei peça de reposição. Por isso o aquário está há uns 10 meses sem skimmer. Não sei se por ter poucos habitantes não via ele tirar muita sujeira.

Não uso chiller, ventoinhas ou termostato.

Confesso que dou bastante comida aos peixes (03 pelets da ração Marine da Tropica, tamanho L, que despedaço em partes pequenas), porém sem sobra. Eles estão bem roliços... rs.

Sobre algas, tenho 03 focos de filamentosas que retiro a cada 3 meses... elas não se espalham pelo aquário... crescem apenas tufos isolados e fáceis de tirar puxando.

Minha preocupação é quanto aos corais que não se desenvolveram e nem morreram nesses meses todos. Acredito que o problema seja mais da iluminação fraca. Acho que essa luminária da oceantech não é própria para marinhos.

Quanto a TPA's, fiz 03 até hoje, todas esse ano... de 20L cada, num intervalo de uns 3 meses, aproximadamente.

Segunda-feira, 10/12/18, levei a água na loja para fazer uns testes:

- PO4 - 0,16
- NO3 - 0
- Mg - 1200
- Ca - 480
- Kh - 6
- Densidade: 1024
- Ph - 8.2

Em cada troca de água acrescentei 10mL de Reef Foundation A e B da Red Sea. Adiciono 01 colher de sopa de Cálcio da Aquaforest todo mês.

O aquário está bastante tranquilo, os peixes crescendo bastante e saudáveis... manutenção praticamente 0. Pretendo até o final da semana instalar a eclusa (não o fiz até agora com medo dela dar algum problema e alagar o apartamento) e mais para frente colocar um skimmer (mesmo achando que o aquário está indo bem sem um).

Tentarei colocar fotos desde o início da montagem, caso alguém tenha curiosidade.
 
Likes: 2 people
11 Janeiro 2017
9
15
3
Brasília
#9
Bom dia, João Fernando! Tudo bom?

Eu dei uma olhada nos skimmer da NY, mas infelizmente não entram no sump. O NY 150 aparece nas especificações como tendo base 11x14cm. Na foto do sump não sei se dá para distinguir, mas tem uma borda de vidro que foi feita para apoiar uma tampa dele, proporcionando um vão um pouco inferior a 8cm.

Acredito que se eu lixar essa borda seja possível colocar um skimmer melhor que o Dymax XP30. Não o fiz ainda preguiça e receio de lixar vidro com o aquário funcionando.

Um skimmer que vejo falarem muito bem é o Aviv 200.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom