Aquário do Membro Rebirth

Alex Costa

Moderator
Eu apoio o ReefClub!
11 May 2015
1.457
4.453
113
Itupeva - SP
www.flickr.com
Instagram
nimrod1971


Eu queria aumentar a micro vida no sistema há tempos.
Além da oferta de alimento para os animais, eu li que os pods podem ajudar no controle das dinos. Achei que não custava tentar.
Daqui mais algum tempo devo colocar no sistema um mandarim, um peixe que estava nos meus planos desde o início e isso deve ajudar.

Sobre as dinos, depois da remoção do substrato elas realmente recuaram. Os pontos que ainda persistiam em certos locais do substrato que foi mantido embaixo da ilha maior agora desapareceram. Além disso, o aspecto geral de alguns corais melhorou consideravelmente nas duas últimas semanas.
Já comprei um lote novo com 10 novas espécies de zoanthus e palythoas e devo colocar em breve alguns novos sps prá testar a reação deles as condições atuais do sistema.
Se a resposta for boa, começo a entrar com espécies novas de sps no próximo mês.
 

Alex Costa

Moderator
Eu apoio o ReefClub!
11 May 2015
1.457
4.453
113
Itupeva - SP
www.flickr.com
Instagram
nimrod1971
Chegou a testar se seu substrato estava mesmo liberando fosfato ou silicato? Também estou retirando o meu.
Não testei Gustavo......mas no meu caso não sei se faz diferença testar porque, como eu disse, no substrato que ficou no tanque os dinos já não aparecem mais.....Ou seja, não creio que os dinos sejam resultado do substrato liberar ou não algo.
De qualquer maneira, o substrato está de molho em água de RO tem um tempo já. Se estava liberando algo, já deve ter parado ou reduzido os níveis.

Sobre os dinos, eu acho que a infestação tem mais a ver com algum desequilíbrio do que com a presença ou ausência de algo na água.
Mas não tenho certeza e não há um consenso sobre. Só encontrei muita especulação.
Gente querendo relacionar seu aparecimento a uso de Leds, uso de rocha morta, etc.................
 

Alex Costa

Moderator
Eu apoio o ReefClub!
11 May 2015
1.457
4.453
113
Itupeva - SP
www.flickr.com
Instagram
nimrod1971
PS.: Sobre testar o substrato, acho que vale testar com água salgada nova, recém preparada, feita com água de RO que foi testada (e a água salgada tb deve ser testada).
Testar com RO vai dar um "falso positivo" quase que com certeza porque a água de RO é muuuuuito reativa.

PS2.: O Mayo algum tempo atrás num tópico sobre água de reposição recomendou, inclusive, a utilização de recipientes plásticos para armazenamento da água de RO+DI.
Essa água é tão carente de íons que pode reagir até mesmo com o vidro da caixa de reposição.
Por isso acho que um teste mais confiável vai ser feito se a água já estiver salgada e, consequentemente, não tão reativa.
 
Last edited:

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom