QUARENTENA baixo custo

23 April 2019
62
91
18
34
São Paulo
#1
Bom dia.
Montei uma quarentena para tratar os peixes que forem entrar no aquário, após o segundo peixe adicionado desenvolver íctio e doença bacteriana ou fúngica e não responder ao tratamento feito dentro do aquário (iniciou coçando no substrato, depois surgiram pontos pretos, depois brancos e os olhos e pele ficaram opacos, cauda roída e, no último dia, apresentou bolhas sob a pele e sangramento :confused::(:(:(...).
Tentei salvá-lo com Polyp lab medic e Metalafix, mas não resistiu. Gastei muito e estou querendo estruturar algo aproveitando o máximo porque preciso estar preparada caso o meu palhacinho venha a apresentar algum sintoma.
Estrutura:
  • Caixa plástica de 30 litros (a ideia é aproveitar a que comprei e já uso pra guardar as ‘tranqueiras” no dia a dia – perlon, pinças, rações, frascos de balling/suplementos, testes etc)
  • Aquecedor com termostato 50w
  • Pote de sorvete com furo de entrada e saída para o peixe se esconder
  • Bomba de circulação interna 2000l/h Sunsun atrelada a timer para ligar e desligar a cada 15 minutos pra oxigenar a água (é bem fraca essa bomba, circula menos que a minha atual quando regulo para 700l/h, então acho que não será muito forte – ou será?)
1-Essa estrutura está boa?
2-O fato de eu utilizar caixa plástica é um problema para uso de medicamentos? (o plástico absorve?)
3-Preciso adicionar luminária ou só um abajur aceso ao lado está bom?
4 (a questão mais importante)- Dá pra fazer o controle de nutrientes da água com prime (já tenho), para eliminar ou, pelo menos, prolongar o período entre uma TPA e outra, a fim de não me complicar com o ajuste de medicamentos durante o tratamento/quarentena? Alguém já fez isso?
Obrigada.
 
23 April 2019
62
91
18
34
São Paulo
#3
Então, Bruno, a bomba de circulação não é necessária se tiver filtro (como o que você tem). É que eu não tenho... Eu queria usar a bomba de circulação justamente para movimentar a água e oxigená-la.
 


Likes: Bruno Greggio

Marcio Gielfi

Original | First9
Staff member
V.Presidente
First9
10 August 2014
2.406
4.236
113
São Paulo -SP
#5
Essa estrutura está boa?
Sim, está boa Janaína !!


Bomba de circulação interna 2000l/h Sunsun atrelada a timer para ligar e desligar a cada 15 minutos pra oxigenar a água (é bem fraca essa bomba, circula menos que a minha atual quando regulo para 700l/h, então acho que não será muito forte – ou será?)
Não acho que esta bomba vai aguentar este liga e desliga a cada 15 minutos por muito tempo, a quarentena não precisa de circulação forte, até é bom que a circulação seja fraca para não cansar o peixe de nadar.


O fato de eu utilizar caixa plástica é um problema para uso de medicamentos? (o plástico absorve?)
Não é um problema, ela não pode ser aquele plástico áspero pois acho mais difícil de limpa-la. Lembrando que a caixa plástica tem que ser plástico atoxico para uso alimentício para garantir que não haverá problema.

Aquecedor com termostato 50w
OK


(a questão mais importante)- Dá pra fazer o controle de nutrientes da água com prime (já tenho), para eliminar ou, pelo menos, prolongar o período entre uma TPA e outra, a fim de não me complicar com o ajuste de medicamentos durante o tratamento/quarentena? Alguém já fez isso?

Obrigada.
Prime não serve para isto. Use um amonia alert , acho bem útil em uma quarentena.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 1, Convidados: 1)

  • Top Bottom