Paraguard Seachem - Melhor que Cupramine e Prazipro?

8 Janeiro 2019
130
115
43
Jundiaí
#1
Boa tarde, Srs!

Estive em uma loja, muito séria aparentemente, que quarentena todos os peixes com cobre, etc. e o vendedor me informou sobre o Paraguard da Seachem, que era muito bom.

Comprei o produto e também tenho Cupramine e Prazipro. Tenho 2 tangs pequenos (desjardini e yellow) e pretendo "quarentenar" por 90 dias, junto com um Black Cap (Gramma melacara) que adquiri e está há 15 dias esperando na loja. O intuito dos 90 dias é erradicar o íctio do meu sistema, que já veio nesses 2 primeiros peixes.

Dúvidas:

1 - Melhor usar o Paraguard, já que os peixes já não tem nenhum sintoma e estão relativamente saudáveis ou é sempre melhor Cupramine+Prazipro?
2 - Ouvi também na loja, de um comprador, que o Paraguard é tão bom para banhos que ele nem quarentena o peixe com cobre se já estiver na loja há alguns dias...(?!?) Acredito não haver um produto milagroso assim, confere?

Segue descrição do produto:

ParaGuard™ é o único produto para controle de parasitas em peixes a base de aldeídos (10% em peso) seguro para peixes. Ao contrário de produtos altamente tóxicos e difíceis de serem dosados a base de formalina, ParaGuard™ não contém formol ou metanol em sua composição e também não altera o pH. ParaGuard™ possui uma mistura de aldeídos, verde malaquita e polímeros protetores que eliminam de forma efetiva e eficiente muitos ectoparasitas como íctio, fungos, bactérias e lesões virais. É particularmente útil em aquário hospital e no recebimento de novos peixes antes de serem introduzidos no aquário.


Dosagem:

Remova todos os invertebrados do aquário assim como qualquer elemento de filtragem química. Use 5ml (1 tampa cheia) de ParaGuard™ para cada 40 litros de água. Repita a dose diariamente conforme necessário desde que os peixes não mostrem sinais de stress.

ParaGuard™ também pode ser usado em mergulho rápido. Para mergulhos de 1 hora, use 3ml de produto para cada 4 litros de água em um recipiente separado do aquário principal. Esse período pode ser extendido se os peixes não apresentarem sinais de stress. Lembre-se que muitos males estão presentes tanto na água quanto nos peixes. Tratamento por mergulho não será eficiente se a água do aquário também tiver contaminada.

Quarentena:

ParaGuard pode ser usado de modo preventivo conforme necessidade no recebimento de novos peixes. O tempo sugerido para quarentena varia, mas normalmente cerca de 2 semanas são recomendadas para eliminação de qualquer agente externo.

Peixes Sensíveis:

Alguns peixes são mais sensíveis a tratamentos do que outros. Peixes sem escamas são conhecidos por não tolerarem muito bem tratamentos. Em caso de dúvidas, o produto pode ser adicionado gradativamente, verificando o comportamento dos peixes até chegar a dosagem recomendada ao longo de vários dias.


Abraço a todos e obrigado!
 
Likes: Eduardo Dias

Júnio Melo

Born to dive, forced to work!
10 August 2014
5.628
7.193
113
Belo Horizonte
#4
O princípio ativo do paraguard é aldeído. Funciona como um tratamento com formalina (formaldeído). É eficaz para boa parte dos parasitas, mas aldeídos em uso contínuo são mais arriscados que cobre e praziquantel. Eu usaria ele como banhos, e manteria cupramine e prazipro na água da quarentena.
 
8 Janeiro 2019
130
115
43
Jundiaí
#5
Bom dia, Júnio!
Pois é, fico meio receoso em usar por 2 semanas, o lado prático pelo que informam nos fóruns e materiais da seachem é que ele some em 24h do sistema, dando uma certa flexibilidade no tratamento. Isso se for verdade...rs..

Abraço e obrigado!
Marcos.
 
Likes: Eduardo Dias
8 Janeiro 2019
130
115
43
Jundiaí
#7
O princípio ativo do paraguard é aldeído. Funciona como um tratamento com formalina (formaldeído). É eficaz para boa parte dos parasitas, mas aldeídos em uso contínuo são mais arriscados que cobre e praziquantel. Eu usaria ele como banhos, e manteria cupramine e prazipro na água da quarentena.
Júnio...confesso que fui meio teimoso e tenho medo do cobre, mas terminei o protocolo hoje e foi tudo bem. O que notei é que no tempo que usei o paraguard, os peixes nem apresentaram sinais de perda de apetite nem nada, é como se não tivesse dosado absolutamente nada no aquário. Como vou ter que esperar mais 51 dias, vou deixá-los assim e observar. No final, estou pensando em fazer o protocolo de hipossalinidade pra garantir e depois voltá-los ao reef.

Abraço e obrigado!
 
Likes: Eduardo Dias

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom