Os gastos para se ter e manter um aquário

Euler Kernighan

Original
Staff member
First9
10 August 2014
7.005
8.771
113
#22
Assim como muitos aqui, eu sou old-school e o que posso afirmar é que ao longo da última década (para mencionar pouco) os termos "aquarismo marinho" e "barato" não frequentaram o mesmo dicionário, e tenho minhas dúvidas se um dia irão andar de mãos dadas.

Na época do IPAq conheci um aquarista bem estabelecido, com gigante poder econômico e com excelente poder aquisitivo, um dia num almoço ele virou-se pra mim e disse: "...pqp Euler! Se você soubesse o que já gastei com HQI e T5... que prejuízo, hoje em dia faria com LEDs e economizaria", isto foi em 2010~2011, na época eu estava montando um aquário com HQI+T5 e ele estava me convencendo a investir em luminárias LED.

O ponto é que o aquarismo marinho demanda despesas em todos os níveis, ao vender o conceito de que "é possível ter aquário marinho barato", quem vende a ideia acaba iludindo o inciante de que isto é possível e gerando falsas expectativas.

O iniciante espera algo rápido, prático, de baixa ou nenhuma manutenção, cheio de corais coloridos e peixes deslumbrantes. E alcançar este sonho de maneira barata é impossível. Não é impossível apenas no Brasil, isto vai mundo afora.

Talvez a melhor forma de venda desta ideia seria de que: "é possível montar um aquário marinho de 100 litros para abrigar alguns peixes e nada mais, e isto irá lhe custar tanto". Quando o Basso ou qualquer um tiver discernimento suficiente para tratar o assunto com o devido respeito ao próximo - que no caso é um iniciante, podem ter certeza que terá o meu respeito.
 

Gustavo Morábito

Moderador
Staff member
Eu apoio o ReefClub!
17 February 2016
1.709
3.409
113
Americana/SP
#23
Entre querer e ter um aquário marinho, 3 etapas que considero muito importantes são: Pesquisa, Planejamento e Paciência.

Não adianta entrar em algum canal e simplesmente metralhar perguntas. Pare, pesquise, leia bastante, ouça os mais experientes (tem muito novato achando que sabe algo e quer dar aula) e então pergunte se sobrarem dúvidas.

Planeje, planeje muito, pois é MUITO importante. Meu reef atual (240L líquidos) tem esse tamanho baseado
no espaço disponível no apto, peixes que gostaria de ter, cabe no meu bolso mensalmente e demanda o trabalho de manutenção que posso dedicar. Nele pude gastar um pouco mais no start e trazer de fora, então dei preferência para equipamentos de boa qualidade, durabilidade e confiança, como Tunze, AI, Ecotech e Teco. Foi uma aposta minha, felizmente deu tudo certo e depois de quase dois anos de montado está tudo ok, achei que valeu cada cent.

Já a paciência é preciso ter do começo ao fim, se fizer por impulso a chance de dar uma M é grande. O que pode significar a vida de algum habitante do aquário ou seu dinheiro indo pro ralo.
 

maurio santos

Active Member
11 March 2018
188
118
43
#24
Uma coisa que percebi que ajuda muito no hobby é ler livros de aquarismo. Pode parecer algo óbvio e é mesmo, mas os livros de aquarismo podem fazer você economizar muito dinheiro. Eu tenho visto nos fóruns, nos vídeos e entre donos de loja opiniões completamente contraditórias umas das outras. E diante de vários opiniões contraditórias você fica sem saber em quem acreditar. Um livro de aquarismo é diferente. Geralmente o autor do livro estudou, pesquisou bastante, tem referências bibliográficas de vários outros livros e autores para comprovar aquilo que está escrito no livro.
No momento estou lendo o livro " The New Saltwater Aquarium Guide " do autor Albert B. Ulrich III Estou no começo do livro. Mas além deste livro tem muitos outros livros do Julian Sprung, que são muito bons.

Um dos objetivos tópico é fazer com que os aquaristas economizem dinheiro. E não digo economizar dinheiro no sentido de comprar um equipamento de qualidade inferior. Porque o que ocorre é que o aquarista iniciante compra um equipamento de qualidade inferior esperando com isso economizar. Depois de alguns meses perceber que aquele produto de qualidade inferior não corresponde àquilo que ele esperava do produto. Daí tem que gastar mais dinheiro para comprar um produto que é mais caro, mas de melhor qualidade. Vejo isso acontecendo com vários aquaristas e como infelizmente já aconteceu. E hoje tenho o seguinte pensamento: se não tenho dinheiro, ou não estou querendo investir mais para ter um produto de qualidade, eu não compro um produto de qualidade inferior. Eu espero ter dinheiro para poder comprar algo de boa ou ótima qualidade, que vai me atender por muitos anos.
 

fabio simoes

Well-Known Member
5 Novembro 2014
729
545
93
#25
Mauro, respeito 100% sua opinião e entendo quando em sua avaliação você acredite que o bacelar e basso são grandes aquaristas.

Uma pergunta: qual o critério para avaliar se alguém é um grande aquarista?
Parabéns por todo o colocado Euler.

Acho que o critério é o aquário dele, rs.... como o critério de um jogador é seu desempenho.

Concordo que aquário é caro. Sem duvida nenhuma.

Agora não consigo engolir um colega de grupo de whats app ficar enchendo o saco sobre salinidade de água do mar ... pega no Guarujá em plena temporada...

Como alguém compra um yellow tang que custa 500 reais e não compra um refratômetro, um teste ?

Pode falar o que quiser, sem teste não tem aquário.
 

Euler Kernighan

Original
Staff member
First9
10 August 2014
7.005
8.771
113
#26
Uma coisa que percebi que ajuda muito no hobby é ler livros de aquarismo.
De fato um bom livro ajuda, agora, o que ajuda de verdade o aquarista/futuro aquarista foi o que o Gustavo mencionou acima:

Pesquisa, Planejamento e Paciência
os livros de aquarismo podem fazer você economizar muito dinheiro.
Não acho que um livro sobre aquarismo marinho irá fazer com que o iniciante possa economizar, na verdade, no curto prazo ele pode até ajudar, no entanto, no longo prazo ele fará com que o aquarista acabe gastando mais, e infelizmente, gastando duas vezes. Por quê? Porque o livro é algo estático, preso em tecnologias que existiam no tempo no qual ele foi escrito, e infelizmente, sobre o olhar de um único aquarista.

tenho visto nos fóruns, nos vídeos e entre donos de loja opiniões completamente contraditórias umas das outras. E diante de vários opiniões contraditórias você fica sem saber em quem acreditar.
Tudo é uma questão de bom senso de quem está fazendo a pesquisa. O aquarista / futuro aquarista precisa pesquisar de verdade, não querer uma resposta simples, fácil e rápida para tudo - aquarismo marinho não é microondas.

Para mim:
- Vídeos: na grande maioria o autor quer se promover e com isto ganhar dinheiro, pouco ou nada se importa com o problema alheio.
- Facebook: muitas vezes quer curtir e ser curtido.
- Instagram: está preocupado consigo mesmo.
- Whatsapp: se você lê, você está mal informado, se você não lê, você está desinformado.
- Lojista: dependendo da loja, está mais preocupado em pagar as despesas do mês corrente, do que manter o negócio no longo prazo.
- Fóruns no geral: ainda é o único local que você pode encontrar informações verídicas de pessoal compromissadas em ajudar no problema alheio.

Enfim, quando preciso me familiarizar com qualquer assunto que eu não conheço e que precisarei desenvolver algo, a primeira coisa que faço é pesquisar extensivamente em fóruns. O restante eu nem olho, sei que é perda de tempo.

Um dos objetivos tópico é fazer com que os aquaristas economizem dinheiro. E não digo economizar dinheiro no sentido de comprar um equipamento de qualidade inferior. Porque o que ocorre é que o aquarista iniciante compra um equipamento de qualidade inferior esperando com isso economizar. Depois de alguns meses perceber que aquele produto de qualidade inferior não corresponde àquilo que ele esperava do produto. Daí tem que gastar mais dinheiro para comprar um produto que é mais caro, mas de melhor qualidade. Vejo isso acontecendo com vários aquaristas e como infelizmente já aconteceu. E hoje tenho o seguinte pensamento: se não tenho dinheiro, ou não estou querendo investir mais para ter um produto de qualidade, eu não compro um produto de qualidade inferior. Eu espero ter dinheiro para poder comprar algo de boa ou ótima qualidade, que vai me atender por muitos anos
É isso aí!
 

Euler Kernighan

Original
Staff member
First9
10 August 2014
7.005
8.771
113
#27
Agora não consigo engolir um colega de grupo de whats app ficar enchendo o saco sobre salinidade de água do mar ... pega no Guarujá em plena temporada...
Dá pra acreditar numas dessas? É de lascar né... :mad:

Como alguém compra um yellow tang que custa 500 reais e não compra um refratômetro, um teste ?
Exatamente!

Pode falar o que quiser, sem teste não tem aquário.
Eu gosto mesmo qdo estou em algum lugar e o amigo fala: "eu não faço testes, olho pro coral e sei se está faltando algo" :D:D:D

Esta frase m apenas uma palavra: soberba.

Em qualquer ramo de atividade, quando a pessoa acha que é "o cara" a merda vem certeira... Porque quando a pessoa começa a ficar mais segura de si no que está fazendo, ela começa a relaxar em pontos básicos, aí é que a merda aparece e toma conta... :(

Pra mim, aquarismo marinho e testes é algo um conceito único, não dá pra separar.

PS: dito isto, às vezes testar é um porre :p
 

maurio santos

Active Member
11 March 2018
188
118
43
#28
Eu reli todo o tópico, tudo o que eu escrevi e todas as respostas que foram dadas nele e eu ache muito importante ouvir a opinião de outras pessoas. Eu já escrevi isso e volto a falar. O objetivo do tópico não abrir só mais um tópico no Reef Club, até porque existem vários tópicos. Mas eu gostaria que muitas pessoas que estão começando no hobby lessem esse tópico, para que servisse de apoio na sua decisão de entrar ou não no mundo do aquarismo marinho. Como aquarista que fui de aquário de água doce, mais precisamente de ciclídeos africanos malawii eu sei que quando se tem aquário de água doce nós achamos que aquário marinho os peixes são mais bonitos.
É claro que não podemos generalizar, pois existem pessoas que vieram "da água doce", passaram para marinho e depois voltaram para "água doce". Um exemplo disso é esse aquário aqui que me serviu de inspiração no início do aquarismo marinho. O vídeo está aqui
E quando assisti esse vídeo fiquei tão empolgado como o cara que está querendo comprar uma Ferrari e tem dinheiro para comprá-la.
E para mim que estava começando no aquarismo marinho esse aquário era perfeito, lindos peixes, corais de várias cores e bem cuidados. Daí eu entrei o contato com o dono do aquário via whatsapp. Achando que ele ia dizer pois esse aquário faz 5 anos que eu tenho e ele continua lindo.

O que ele falou foi para mim "uma ducha de água fria", confesso que fiquei bem decepcionado. O nome dele é Tiago e disse para ele via whatsapp que tinha visto o vídeo no youtube e que tinha achado lindo o aquário dele. Ele me disse assim: - Pois é, cara mas esse vídeo é de 2013, depois disso eu montei uma loja de aquarismo, mas não deu certo. Daí desmontei o aquário marinho e montei um aquário de Tucunarés. Resultado ele gastou R$ 10.000,00 num aquário marinho e depois teve que se desfazer dele.

Fiquei decepcionado com o que ele disse, mas acho que acontece isso todos os dias digamos assim. A pessoa se empolga ao ver lindos peixes e corais em uma loja e pensa que tudo "são flores", que vai ser fácil e não muito caro. Do meu ponto de vista o que atrapalha muito é a desinformação, ou mesmo informação sem qualquer embasamento científico ou trabalho acadêmico.

Por exemplo, já ouvi pessoas dizendo que substrato é importante para as bactérias anaeróbias, outros dizem que não é importante o substrato e apontam os aquário "bare botton" ou sem substrato para comprovar. Eu fui numa loja e o dono da loja falou que substrato que ele vende é muito bom que tem "bactérias dormente" que quando entram em contato com a água do aquário essas bactérias eclodem, e tornam a micro vida do aquário muito rica. Preço da "brincadeira" está aqui https://produto.mercadolivre.com.br...-direct-live-caribsea-18kg-original-grade-_JM
No total esse dono de uma loja fomosa em São Paulo(não falo o nome da loja pois não vem ao caso) me disse que iria gastar aproximadamete R$ 1300,00 só em substrato, pois estou montando um novo aquário.
Fui em uma outra loja que fica a uns 500 metros dessa primeira loja e o dono dessa outra loja me disse. Olha não existe "milagre na multiplicação das bactérias". Substrato é bom e se você quiser posso encomendar e vender para você, mas eu se fosse você economizaria um bom dinheiro e investiria em um bom skimmer.

Estou citando esse exemplo para elucidar que nós temos que pesquisar muito, pois cada dono de loja fala uma coisa diferente. E eu tenho 1 ano de aquarismo marinho e posso me considerar iniciante no aquarismo marinho. Se eu que sou iniciante, mas tenho um ano de aquarismo, imaginem então como fica a cabeça do recém entrado no aquarismo marinho?

A minha intenção e mostrar para a pessoa que está começando no marinho, que a vista de aquarista marinho é muito bonita, cheio de alegrias, satisfações, mas também é muito importante estar preparado para os percalços e frustrações. Quem não está preparado para isso, acaba desistindo pois o hobby é difícil e todo dia você precisa estar atento ao aquário e aos parâmetros dele.

Cito como exemplo o que ocorreu esses dias com o Rodrigo Calvetti. Ele quase perdeu quase tudo no aquário dele, e olha que o Calvetti é experiente. O vídeo está aqui
 

Mauro

New Member
27 September 2015
7
2
3
São Paulo
#29
Mauro

Não se iluda com lâmpadas HQI, primeiro, boas lâmpadas custam mais que o valor que mencionou, segundo, não bastam lâmpadas, vai precisará ter bons reatores e ótimos refletores que não custam pouca coisa.

E sim, elas continuam gastando quase o mesmo que gastavam antigamente, o que mudou foram os reatores agora eletrônicos, um pouco mais econômicos, mas as lâmpadas continuam com 150, 250 watts.

Não deixe também de considerar o calor que geram.
Eduardo, a não ser que Alberto Bacelar esteja mentindo (e eu não acredito que esteja), ele diz que usa lâmpadas comuns de R$ 35,00/45,00 então não precisa ser HQIs 'especiais'.

Não sei o preço do reator eletrônico da Osram (vi preços que vão de 50 reais até 600), quando for comprar vou pesquisar para descobrir o motivo de diferenças tão grandes.

Quanto aos refletores, quando for montar, vou colocar um simples mesmo, não pretendo gastar muito, mesmo que diminua um pouco (ou bastante) o desempenho das lâmpadas.

Para diminuir o calor, pretendo colocar as HQIs a uma boa altura e não usar tampa no aquário, facilitando a ventilação, se mesmo assim esquentar, coloco umas ventoinhas.
 

Mauro

New Member
27 September 2015
7
2
3
São Paulo
#30
Mauro, respeito 100% sua opinião e entendo quando em sua avaliação você acredite que o bacelar e basso são grandes aquaristas.

Uma pergunta: qual o critério para avaliar se alguém é um grande aquarista?
Pra mim, além da experiência no hobby, um dos principais critérios é conseguir bons resultados, principalmente se não tiver grandes investimentos para conseguir esses resultados. Basso e Bacelar estão nesta categoria.

Existem outros grandes aquaristas que conseguem resultados fantásticos, até melhores que os do Basso e do Bacelar, posso citar Denadai, Léo Carvalho e, claro, você!

A diferença é que vocês usam equipamentos super tops, que estão fora de alcance da maioria dos brasileiros.

Veja bem, não estou criticando quem usa o que há de melhor em equipamentos, vocês estão certíssimos. Quem dera eu tivesse condição de montar um aquário e colocar ele pra rodar com um Bubble King, não pensaria duas vezes.

Ainda assim, nada tira da minha cabeça que vocês também conseguiriam ótimos resultados com equipamentos mais modestos.
 
Last edited:
Likes: Thales Vidal

Eduardo Dias

Well-Known Member
14 Junho 2017
1.750
2.634
113
Santana de Parnaíba - SP
#31
Eduardo, a não ser que Alberto Bacelar esteja mentindo (e eu não acredito que esteja), ele diz que usa lâmpadas comuns de R$ 35,00/45,00 então não precisa ser HQIs 'especiais'.

Não sei o preço do reator eletrônico da Osram (vi preços que vão de 50 reais até 600), quando for comprar vou pesquisar para descobrir o motivo de diferenças tão grandes.

Quanto aos refletores, quando for montar, vou colocar um simples mesmo, não pretendo gastar muito, mesmo que diminua um pouco (ou bastante) o desempenho das lâmpadas.

Para diminuir o calor, pretendo colocar as HQIs a uma boa altura e não usar tampa no aquário, facilitando a ventilação, se mesmo assim esquentar, coloco umas ventoinhas.
Mauro

Eu acredito que se montar direito seu aquário e manter as coisas em ordem, principalmente a qualidade da água, terá resultados satisfatórios mesmo com lâmpadas de vapor metálico e refletores simples, mas uma coisa pode contar, não há como usar lâmpadas HQI sem gerar um bom aquecimento, falo por experiência.

Se montar muito alto, além da perda de eficiência, ainda vai iluminar todo o ambiente e ofuscar quem olhar para o aquário.

Lâmpadas HQI emitem uma quantidade de infravermelho muito grande, o que significa transferência de calor, não há mágica nesse caso.
 

Mauro

New Member
27 September 2015
7
2
3
São Paulo
#32
Mauro

Eu acredito que se montar direito seu aquário e manter as coisas em ordem, principalmente a qualidade da água, terá resultados satisfatórios mesmo com lâmpadas de vapor metálico e refletores simples, mas uma coisa pode contar, não há como usar lâmpadas HQI sem gerar um bom aquecimento, falo por experiência.

Se montar muito alto, além da perda de eficiência, ainda vai iluminar todo o ambiente e ofuscar quem olhar para o aquário.

Lâmpadas HQI emitem uma quantidade de infravermelho muito grande, o que significa transferência de calor, não há mágica nesse caso.
Essa é uma preocupação minha, elevar a lâmpada sem incomodar quem olha para o aquário. Quanto à perda de eficiência, pretendo manter mais corais moles e lps, não gosto muito de sps, mas mesmo assim, vou por uns no topo das ilhas.

Acredito que, mesmo que a iluminação fique mais fraca por estarem distantes e não usarem bons refletores, vai dar para mantê-los, pois o aquário é baixo (45cm) e vou usar bastante cascalho para fazer o sistema Jaubert, então a coluna de água será menor que de um aquário padrão. Acredito que vai dar para manter esses poucos sps, apenas crescerão mais lentamente.

Meu aquário tem 80x35x45 (120 litros), pretendo colocar duas HQIs de 60 watts, elas esquentam menos, já que são menos potentes que as de 150, 200, 250 watts, porém, sei que, mesmo assim, devem esquentar muito ainda. Só depois de montar é que vou ver o tanto de calor que será transferido para o aquário.
 
Likes: Eduardo Dias

maurio santos

Active Member
11 March 2018
188
118
43
#33
Dá pra acreditar numas dessas? É de lascar né... :mad:


Exatamente!


Eu gosto mesmo qdo estou em algum lugar e o amigo fala: "eu não faço testes, olho pro coral e sei se está faltando algo" :D:D:D

Esta frase m apenas uma palavra: soberba.

Em qualquer ramo de atividade, quando a pessoa acha que é "o cara" a merda vem certeira... Porque quando a pessoa começa a ficar mais segura de si no que está fazendo, ela começa a relaxar em pontos básicos, aí é que a merda aparece e toma conta... :(

Pra mim, aquarismo marinho e testes é algo um conceito único, não dá pra separar.

PS: dito isto, às vezes testar é um porre :p
Euler, quando o amigo que você citou diz "eu não faço testes, eu olho para o coral e sei se está faltando algo", no caso ele está falando uma verdade. Está faltando algo mesmo, está faltando um aquarista que cuide bem desse aquário.
Para ser sincero eu até olho meu aquário para ver se tudo está bem com os peixes e corais, mas é óbvio que confirmo minhas impressões com os testes. Não tomo decisões só em olhar para o aquário. Se com os testes já é difícil cuidar de um aquário imagine sem eles.

Quanto ao Alberto Barcelar, eu acho que como o aquário é dele então ele cuida como quiser, mas ele cita nesse vídeo que pelos sinais no aquário dele deve ter excesso de algum nutriente que segundo ele pode ser amônia, nitrito, nitrato, fosfato( veja no minuto 11min e 35 segundos) e ele diz ainda que não importa, que para isso ele "só dá uma potencializada no skimmer"
Eu vi o vídeo inteiro e penso que se você quer saber se uma pessoa é bom aquarista, basta olhar para o aquário dele. Eu não acho que o aquário do Alberto Barcelar seja tão bonito, já vi vários aquários bonitos pelo menos essa é a minha opinião e cada um tem a sua. Agora eu não quero criar polêmica sobre o Alberto, mesmo porque ele é aquarista como nós, só que para mim sem testes não dá.
 
Last edited:

Euler Kernighan

Original
Staff member
First9
10 August 2014
7.005
8.771
113
#34
montar um aquário e colocar ele pra rodar com um Bubble King, não pensaria duas vezes
Mauro, você me fez pensar um pouco mais sobre equipamentos nos geral e principalmente skimmers. Hoje em dia, posso afirmar com conhecimento de causa que não "amarraria" o sucesso de um aquário a um skimmer bubble king.

Não estou de maneira nenhuma desmerecendo qualquer equipamento da royal exclusiv, pelo contrário, são equipamentos de excelente qualidade, porém, as outras marcas: Vertex, Reef Octopus, Korallen Zucht, ATB, AquaC, Bubble Magus, Nyos, Your Choice Aquatics, Tunze, AquaMaxx e Hydor fazem qualquer aquarista chegar no mesmo lugar que o bubble king faz, e pode ter certeza que não deixará devendo.

Pensando no foco deste tópico, se eu fosse iniciante e fosse montar um tanque, eu iria com um aquário de 60x50x40 (CxLxA), sendo que o sump dele seria traseiro, este aquário poderia ser fish-only ou reef, possivelmente usaria um skimmer Bubble Magus QQ2 ou Tunze 9001 ou 9004 - isto reduziria muito o gasto com skimmer e ainda assim asseguraria excelentes equipamentos.

Estes skimmers devem custar por volta de 500 reais.
 

Euler Kernighan

Original
Staff member
First9
10 August 2014
7.005
8.771
113
#35
O que ele falou foi para mim "uma ducha de água fria", confesso que fiquei bem decepcionado. O nome dele é Tiago e disse para ele via whatsapp que tinha visto o vídeo no youtube e que tinha achado lindo o aquário dele. Ele me disse assim: - Pois é, cara mas esse vídeo é de 2013, depois disso eu montei uma loja de aquarismo, mas não deu certo. Daí desmontei o aquário marinho e montei um aquário de Tucunarés. Resultado ele gastou R$ 10.000,00 num aquário marinho e depois teve que se desfazer dele.
A coisa toda foi mal administrada, tanto o aquário do vídeo, quanto abrir um negócio num ramo de atividade no qual se tem pouco ou nenhum domínio - não vale a frustração que você pode ter sentido no lugar dele.

Veja, não falo isto para reduzir o esforço que ele teve, mas o que acontece é que ambas situações (aquarismo marinho e loja de aquários) requerem bastante planejamento, e tocar as duas frentes por impulso é algo muito prematuro. Sem contar um ponto muito importante, o dinheiro investido num hobby é aquele dinheiro que você pode se "desfazer", então, não adianta se lamentar por ter gasto isto ou aquilo.

Ainda neste ponto (economizar), para qualquer iniciante, depois dos passos básicos ( pesquisa, planejamento e paciência @Gustavo Morábito ) minha dica é: aquário de 100 litros 60x50x40 já contando com o sump traseiro. No pior dos casos, o valor investido num aquário deste tamanho será "modesto".
 
Likes: Marcio Gielfi

Euler Kernighan

Original
Staff member
First9
10 August 2014
7.005
8.771
113
#36
Este é um grande problema Maurio. O que acontece é que você está ouvindo pessoas, talvez você precise mudar seu método de pesquisa.


ouvi pessoas dizendo que substrato é importante para as bactérias anaeróbias
Sim, substrato é importante tanto para bactérias aeróbicas quanto para as anaeróbicas.


outros dizem que não é importante o substrato e apontam os aquário "bare botton" ou sem substrato para comprovar.
Sim, é verdade. Para quem usa bare bottom o substrato não é importante. Veja, o substrato não é importante pro aquarista, porém, não deixou de ser importante pras bactérias. Aí te pergunto, o que é que se faz nestes casos?


fui numa loja e o dono da loja falou que substrato que ele vende é muito bom que tem "bactérias dormente" que quando entram em contato com a água do aquário essas bactérias eclodem, e tornam a micro vida do aquário muito rica.
O que tabém é real. Eu mesmo já usei o Caribsea arag-alive e o ocean direct live sand e comprovei o negócio da microvida.


No total esse dono de uma loja fomosa em São Paulo(não falo o nome da loja pois não vem ao caso) me disse que iria gastar aproximadamete R$ 1300,00 só em substrato, pois estou montando um novo aquário.
Acredito que sim, não sei a quantidade que você vai usar, mas dependendo do valor da unidade, acredito que facilmente é possível chegar neste valor de orçamento.


Fui em uma outra loja que fica a uns 500 metros dessa primeira loja e o dono dessa outra loja me disse. Olha não existe "milagre na multiplicação das bactérias". Substrato é bom e se você quiser posso encomendar e vender para você,
Muito sensato o comentário deste lojista, realmente não existe milagre. Agora sejamos francos, o primeiro lojista prometeu microvida num substrato vivo, não milagres, correto?


Estou citando esse exemplo para elucidar que nós temos que pesquisar muito, pois cada dono de loja fala uma coisa diferente. E eu tenho 1 ano de aquarismo marinho e posso me considerar iniciante no aquarismo marinho. Se eu que sou iniciante, mas tenho um ano de aquarismo, imaginem então como fica a cabeça do recém entrado no aquarismo marinho?
Se o recém chegado ao aquarismo marinho vier ao ReefClub, pode ter certeza que ele será extramente bem acolhido e muito bem orientado. Não estou puxando o saco do fórum, porém, aqui se tem o cuidado de pensar no bem estar do aquarista e do aquário, antes mesmo de se pensar no ego de seja lá quem for.

Agora, se o camarada vai cruzar informações de YT, FB, Insta, lojista, Whatsapp, etc, esquece. Este vai fica batendo cabeça durante muito tempo e invariavelmente retornará ao fórum - infelizmente após ter gasto muito tempo e dinheiro.

Especificamente sobre o substrato, minha linha de pesquisa seria: Para que serve e qual a manutenção? O que se obtém a patir de da quantidade Y e da quantida Z? Quais os tipos que estão disponíveis no mercado? Quais alternativas caso opte por não usar? Quais os pontos de atenção caso não use?

Este é meu ponto de partida, ou saio com isto respondido ou nada. Mas veja, apesar disto ser um hobby, costumo levar muito a sério. :oops:
 
Last edited:
Likes: Marcio Gielfi

Euler Kernighan

Original
Staff member
First9
10 August 2014
7.005
8.771
113
#37
Agora eu não quero criar polêmica sobre o Alberto, mesmo porque ele é aquarista como nós
Eu gostaria muito de assistir um vídeo, no formato live ou gravado, do Alberto Bacelar, do João Basso e do Tamide.

Seria bem interessante ter o três ao mesmo tempo conversando sobre aquarismo marinho. Poderia até ser numas destas palestras.
 
Likes: Aleksanderms

maurio santos

Active Member
11 March 2018
188
118
43
#38
Este é um grande problema Maurio. O que acontece é que você está ouvindo pessoas, talvez você precise mudar seu método de pesquisa.



Sim, substrato é importante tanto para bactérias aeróbicas quanto para as anaeróbicas.



Sim, é verdade. Para quem usa bare bottom o substrato não é importante. Veja, o substrato não é importante pro aquarista, porém, não deixou de ser importante pras bactérias. Aí te pergunto, o que é que se faz nestes casos?



O que tabém é real. Eu mesmo já usei o Caribsea arag-alive e o ocean direct live sand e comprovei o negócio da microvida.



Acredito que sim, não sei a quantidade que você vai usar, mas dependendo do valor da unidade, acredito que facilmente é possível chegar neste valor de orçamento.



Muito sensato o comentário deste lojista, realmente não existe milagre. Agora sejamos francos, o primeiro lojista prometeu microvida num substrato vivo, não milagres, correto?




Se o recém chegado ao aquarismo marinho vier ao ReefClub, pode ter certeza que ele será extramente bem acolhido e muito bem orientado. Não estou puxando o saco do fórum, porém, aqui se tem o cuidado de pensar no bem estar do aquarista e do aquário, antes mesmo de se pensar no ego de seja lá quem for.

Agora, se o camarada vai cruzar informações de YT, FB, Insta, lojista, Whatsapp, etc, esquece. Este vai fica batendo cabeça durante muito tempo e invariavelmente retornará ao fórum - infelizmente após ter gasto muito tempo e dinheiro.

Especificamente sobre o substrato, minha linha de pesquisa seria: Para que serve e qual a manutenção? O que se obtém a patir de da quantidade Y e da quantida Z? Quais os tipos que estão disponíveis no mercado? Quais alternativas caso opte por não usar? Quais os pontos de atenção caso não use?

Este é meu ponto de partida, ou saio com isto respondido ou nada. Mas veja, apesar disto ser um hobby, eu custo levar muito a sério. :oops:
Na verdade @Euler Kernighan eu não participo de nenhum grupo de facebook e de whatsapp ou mesmo instagran (mas sei que você só citou como exemplo). Mas o que é que eu tenho feito ultimamente em relação à veracidade ou não das informações é comprar livros de aquarismo na Amazon, utilizando o aplicativo deles que é o Kindle, infelizmente só tenho achado livros de aquarismo em português. Somente livros em ingles. Até tem livros em português no Kindle, mas são poucos e eu não vi livros de aquarismo marinho https://www.amazon.com/s?k=aquarismo&i=digital-text&ref=nb_sb_noss_1e
De qualquer forma livros de aquarismo marinho em inglês são bastante. Mas só preciso dedicar um pouco mais de tempo para ler esses livros. E uma coisa que me chamou a atenção no livro que estou lendo é que logo no começo do livro o autor explica o motivo principal do porque resolver escrever um livro sobre aquarismo marinho. Segundo ele o motivo para escrever o livro não era para escrever sobre o fascínio que o aquarismo marinho exerce sobre, mas pelo fato de que ele cometeu tantos erros no seu reef, que gostaria que os aquaristas iniciantes não passassem pelos mesmos erros que ele cometeu.

O livro que estou lendo é esse aqui https://www.amazon.com/s?k=the+new+...efix=the+new+salt,aps,247&ref=nb_sb_ss_i_1_12
 
Last edited:

Bruno Greggio

Active Member
27 Janeiro 2017
171
54
28
São Paulo - SP
#39
No aquário dele de 720 litros (220x55x60) ele gasta 490, ou seja, menos de 1 real por litro/mês.
Boa noite....
será que essa conta "bate" com a realidade? Digo, eu estava fazendo cálculos aqui, e considerando esses itens bem básicos de gastos mensais como, energia elétrica, sal e agua, mais alimentação, cheguei num valor bem mais alto por litro/mes.

Qtos vcs gastam de energia elétrica, sal e agua e alimentação, litro/mes?
 
19 April 2017
116
143
43
39
São Paulo Capital
#40
Boa noite....
será que essa conta "bate" com a realidade? Digo, eu estava fazendo cálculos aqui, e considerando esses itens bem básicos de gastos mensais como, energia elétrica, sal e agua, mais alimentação, cheguei num valor bem mais alto por litro/mes.

Qtos vcs gastam de energia elétrica, sal e agua e alimentação, litro/mes?
Eu penso da seguinte maneira: o que te faz feliz não tem preço, é investimento! E tem que ser agora! Pois a vida é curta! Então faça! Desculpe a filosofia! Não vejo a conta de luz! Vejo o quanto de energia renovada consigo com o hobby para poder ir atrás de mais dinheiro para pagar mais luz, equipamentos, animais! E assim o círculo virtuoso se completa! É assim pra mim e vejo em outros hobbys da mesma maneira. A diferença é que cuidamos de vidas, e com isso a responsabilidade é constante. Diferente de colecionar moedas, carrinhos, brinquedos, modelismo, etc.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom