Filtro UV - Funciona ou não funciona - seu uso e limitações

11 March 2018
188
117
43
#1
Eu andei pesquisando sobre aquilo que comumente é chamado de Filtro UV, mas que eu particularmente prefiro chamar de UV, tendo em vista que ele não tem as características de um filtro. Tem vários tópicos no fórum falando sobre UV, mas eu acho que é um assunto controverso. E gostaria de colocar aqui links dos vídeos e artigos que li.

Um dos artigos que li e que me pareceu interessante foi esse artigo http://www.aquarismopaulista.com/filtro-uv-aquario/
Nesse artigo tem várias informações sobre UV, sobre a quantidade de radiação UV para eliminar vírus, bactérias e protozoários. E além desse artigo eu vi em um outro site aqui ttps://ricardomiozzo.wordpress.com/2010/09/22/uso-de-filtro-ultravioleta/

E assisti vários vídeos como esses




Enfim existem vários artigos e vídeos, mas mesmo assim gostaria de saber melhor sobre o UV e se seria necessário comprá-lo ou não.
Eu gostaria de comprar um UV, não para controlar alguns tipos de algas ou mesmo para tornar a água do aquário "mais cristalina". Eu gostaria de comprar um UV para o caso de diminuir a possibilidade de doenças como Íctio marinho e Oodinium. É claro que o UV só vai atuar na fase nadante desses parasitas. E segundo um amigo que tem loja de aquarismo o UV iria de certa forma diminuir a reprodução e proliferação desses parasitas. Isso porque segundo ele ao eliminar essa fase nadante você estaria "quebrando" o ciclo de parasitas que no caso do Oodinium seria: Trophont(fase alimentação), Tomont(fase reprodutiva) e dinósporo(fase nadante infectante) como pode ser visto nesse vídeo do Reef Show

Ou seja segundo meu amigo se eliminármos a fase nadante (dinósporo) com o uso de UV, o parasita iria deixar de se reproduzir. Ou seja só iria ficar os parasitas que realmente já estejam nas rochas, no substrato ou nos peixes.

E segundo o que eu li é importante que o UV não fique mergulhado na água(isso evitaria aquecimento da água do aquário), como podemos ver na figura desse artigo já citado https://ricardomiozzo.wordpress.com/2010/09/22/uso-de-filtro-ultravioleta/

Eu estava pensando em comprar um UV que tenha uma "jaqueta" de quartzo como esse da Oceantech como esse https://produto.mercadolivre.com.br...violeta-uv-55w-110v-ocean-tech-_JM?quantity=1

Alguém tem esse filtro de 55watts da Oceantech sabe se ele realmente funciona contra essa fase nadante desses parasitas?

Outra dúvida que eu tenho é quanto ao fluxo e bomba a ser usada para o UV.

Segundo cálculos desse site http://www.aquarismopaulista.com/filtro-uv-aquario/ usando a fórmula para encontrarmos a vazão necessária da bomba temos:

B(bomba)= V(volume do aquário)/1,30434 no meu caso volume do aquário é de 420litros ou seja
B= 420/1,30434 ou seja precisaria de uma bomba de aproximadamente 320 litros/hora. Mas com uma bomba fraca como essa(de 320 litros/hora) ela conseguiria transpor a coluna de água aqui do meu aquário que é de 1 metro e 20cm para subir até o display e dai sair pelo retorno ao sump.
Ou seria o caso de usar uma bomba dentro do próprio sump que levaria a água até o UV e depois retornaria ao proprio sump como dá para ver na figura desse artigo https://ricardomiozzo.wordpress.com/2010/09/22/uso-de-filtro-ultravioleta/

Pelo que eu li o UV não seria efetivo contra o Cryptocaryon irritans livre nadante, pois precisaria de uma radiação 800.000Mw/seg/cm2, já para o Oodinium poderia ser efetivo pois no caso dele seria necessário 35000Mw/seg/cm2. E eu também li que o UV é efetivo em aquários muito pequenos como aquário hospital ou de quarentena.
No meu caso que o aquário tem 420 litros eu utilizei as formulas desse site http://www.aquarismopaulista.com/filtro-uv-aquario/

E a Bomba= 420litros/1,3044 ou seja precisaria de uma bomba de aproximadamente 322 litros/hora.
E para ter um valor de 60.000Mw/segundo/cm2 eu teria que usar a fórmula:
UV= 322(fluxo da bomba)/15watts= 21watts, ou seja precisaria de uma bomba de 322 litros/hora e um UV de 21 watts, para ter um valor de 60.000Mw/segundo/cm2. Fiz uma regra de três(ou seja um cálculo grosseiro) e para um valor para exterminar a forma nadante do Cryptocaryon irritans livre nadante(marinho) 800.000 eu teria que ter um UV de 280watts, o que eu acredito que nem existe um UV de 280 watts. E mesmo que tivesse seria muito caro.
 
Last edited:

Marcio Gielfi

Original | First9
Staff member
V.Presidente
First9
10 August 2014
2.262
4.049
113
São Paulo -SP
#2
e para um valor para exterminar a forma nadante do Cryptocaryon irritans livre nadante(marinho) 800.000 eu teria que ter um UV de 280watts, o que eu acredito que nem existe um UV de 280 watts. E mesmo que tivesse seria muito caro.
Acho que esta frase resume muito do filtro UV em um aquário .... para ser efetivo, voce precisa de muitos watts de UV o que torna inviavél financeiramente, não só pelo custo de aquisição, mas também o custo de energia elétrica e aquecimento da água.

No caso de aquário hospital ou quarentena, se ela for pequena, valeria a pena ter um filtro de UV, pois ele vai ficar ligado 20 - 30 dias e depois voce desliga, lava e deixa pronto para a próxima visita.
 
Likes: Eduardo Dias

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom