Aquário do Membro Diego Carbonari's Reef

19 April 2017
133
154
43
39
São Paulo Capital
#21
OI Mauricio, obrigado!! como assim ficaram com uma única cor?? agora me assustou!! elas mudam de cor? não sabia!! o que fiz foi tentar colocar as cores complementares próximas que o contraste das cores fica mais evidente. Por exemplo, vermelho com verde, etc. Ainda preciso mudar, pois algumas são maiores que outras, acho que algumas são micromussas, ainda preciso estudar melhor!! O layout geral vou mudar também do aquário, pois acho que alguns corais não vão ficar legais quando crescerem!! vou postando updates aqui. grande abraço
 
Likes: 4 people

mauricio dourado

Well-Known Member
22 Janeiro 2016
628
800
93
38
SÃO PAULO
#22
Não o normal é ficar com as cores, aqui eu tenho umas 6 ou 7 cores , mas a única que tem a cor que eu comprei é essa verde co roxo que vc tem aí também as demais ficaram todas com uma cor verde dourado, pior que elas estão bem várias bocas já surgiram, mas a cor não é a mesma que comprei , tenho descobrir pq!
 
19 April 2017
133
154
43
39
São Paulo Capital
#23
Não o normal é ficar com as cores, aqui eu tenho umas 6 ou 7 cores , mas a única que tem a cor que eu comprei é essa verde co roxo que vc tem aí também as demais ficaram todas com uma cor verde dourado, pior que elas estão bem várias bocas já surgiram, mas a cor não é a mesma que comprei , tenho descobrir pq!
Entendi, voupesquisar e qualquer coisa te respondo aqui. abs
 
Likes: 2 people
19 April 2017
133
154
43
39
São Paulo Capital
#25
Diego veja elas aqui nessa foto! Coloquei bem na frente justamente pra ter essa mistura de cores. Desculpe pega carona no seu post


Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk
Magna Mauricio! Fique a vontade!! Mas infelizmente não tenho muita experiência técnica para ajuda-lo. Meu olho e meu feeling me levam muito a tomar algumas decisões depois de estudar tecnicamente, cientificamente os temas. Neste caso, e se tentar mudar uma de local e analisar se ela fica mais colorida por conta de circulação e iluminação? Eu coloquei as minhas embaixo da bomba, a circulação é baixa a intensidade de luz é menor pela profundidade do aquário, que tem 75cm, e elas estão inflando bem e com as cores bem vivas. Tem a questão da alimentação, pois estudei que elas gostam de ser alimentadas. A propósito, parabéns pelo reef, está bem bonito. Veja se ajudei! abs
 
Likes: 2 people

mauricio dourado

Well-Known Member
22 Janeiro 2016
628
800
93
38
SÃO PAULO
#26
Tenho uma mudinha solta aqui vou tentar colocar em local com menos Luz e ver no que dá! Alimento com ração pra LPS da nyos e koral fluid! Valeu pela ajuda Diego!
 
19 April 2017
133
154
43
39
São Paulo Capital
#33
Amigos do Reefclub,

preparem-se!! kkkkkk...sei que é um texto longo com dúvidas, histórias, etc. Mas, estou compilando agora, que comecei a participar mais do fórum, o resultado do que vivi até o momento neste Hobby. Na verdade o resultado recente que me fez atualizar este tópico, abrir o outro do meu Fish Only, pois estou cada vez mais me aprofundando no tema, e, sim, preciso de ajuda! talvez psiquiátrica, mas vamos começar por aqui! kkkkkkk

Como descrevi mais acima, este meu aquário foi transformado de ciclídeos para Marinho. Na época, foi planejado (ou melhor dizendo, foi a intenção) para depois de um tempo montado como aquário de ciclídeos transforma-lo em marinho mantendo algumas estruturas básicas como display, elétrica, estrutura geral, móvel, etc. Pois bem, isso foi feito. Tenho um aquário de ciclideos montado no meu trabalho, transformei para marinho este aquário, mas não foi uma transformação que hoje me agrada por tudo que aprendi e vivi nestes quase 3 anos de Marinho, e olha que sofri bastante!! Acreditem!!

Recentemente tive vários problemas (e ainda estou com alguns). Começaram no final do ano passado. Com o aquário estabilizado, esqueci completamente da manutenção das mídias de RO. Na verdade perdi a rotina do aquário, tive falecimento do meu irmão, isso me fez deixar um pouco de lado a rotina, e acabei perdendo a mão em um momento que estava mais aprendendo e evoluindo. Bom, pensamento positivo, para animar um pouco, tive a oportunidade e troquei as luminárias para Hydra HD 52, fiz a aclimatação correta, corais não sentiram, mas começaram a aparecer algas filamentosas. Desconfio que foi por conta da RO, que não medi silicato, somente TDS, e estava sem trocar mídias desde montado. Depois disso, comecei a mexer no aquário, coloquei mais peixes, aumentando a carga orgânica, instalei uma ATS de forma errada, diminuindo o fluxo da minha recalque, minha UV queimou, mudei 50% dos corais de lugar, meu power blue forrou de íctio, quando fui tirar já era tarde, aquele drama todo que imagino que alguns já passaram ou passam.

Corais estão indo bem com a luminária nova, crescendo mais que antes com as zetlighs, mas agora estou na batalha com as algas filamentosas, já no meio do protocolo de Fluconazol.

Isso tudo me despertou a vontade que já tinha de mexer na estrutura do aquário. A inquietude de sempre mexer em alguma coisa, isso por vezes não é nada bom, como vivenciei nos últimos tempos.

Mas o que mais está me incomodando agora é o Sump e o layout, e, a minha expectativa é que com isso possam surgir outras oportunidades e ideias e assim evoluir ainda mais neste hobby!

Descrevendo de forma geral, o aquário é embutido. Descobri no apartamento um parede cega na reforma que ao quebra-la, havia um "buraco" inutilizado. Na época, o engenheiro da reforma me fez fazer uma mini (mini?? 15cm de concreto armado) laje para sustentar o aquário, usar as paredes laterais deste buraco de sustentação. A loja que me ajudou com o projeto, me orientou a apenas passar um conduíte entre a parte superior e a inferior para pontos de tomadas. Aí começou o problema. Pois inexperiente, e confiante que sou nas ideias dos outros, não me deparei com a situação futura que tive e tenho hoje em dia de ter que ligar equipamentos entre o sump e a parte superior do aquário, como sondas de temperatura, cabos diversos de controle do APEX, etc. Este é um dos gargalos que tenho no projeto. Mas o pior é ter uma régua de tomada exposta a maresia constante com o risco iminente de algum problema mais grave.

Outro ponto que vejo como problemático é ter pouco espaço no sump para o próprio sump. Como este "buraco" ficava bem ao lado do shaft do prédio, por orientação do lojista e do engenheiro, captei uma tubulação de água e fiz (fiz nada, o pedreiro fez!!) uma saída de esgoto no sump. Com isso, poderia colocar um RO ligado na caixa de reposição diretamente. Perfeito!! somado ao Chiller que ocupa um bom espaço, sobrou pouco para skimmer, reator de cálcio, recalque, etc, etc. Até aí, tudo bem!! A empolgação era tanta!! Tinha voltado ao hobby de aquarismo, o qual fiquei longe durante uns 5 anos sem aquário nenhum (sempre tive aquário desde meus 10 anos, mas água doce) e estava indo para o segundo, e ainda marinho??? Que sempre tive medo, e preconceito, que era caro, complicado, etc, etc, etc!! (Sim, é tudo isso, mas dá um prazer enorme!!)

Por último, um fator que vejo no sump, que agora percebo ser imprescindível, depois de ter problemas óbvio!! tem que sentir na carne!! É dividir a parte elétrica seca da "molhada" que receberá a maresia. Bom, mas novamente, como leigo que era há 3 anos atrás, e ainda estou longe de ser experiente no aquarismo, confiei no que a loja de renome me indicou a fazer.

Com todas essas premissas já enraizadas já há algum tempo na minha cabeça, abaixo descrevo o que comecei a planejar e pensar durante este tempo para as mudanças que pretendo fazer (isso, claro! Depois ter passado por momentos de raiva, dores, quase pensado em desmontar tudo e fazer do zero, etc, etc.). Há quem vá dizer: "quebra tudo e começa do zero", ou, "se ferrou, tá vendo!!? devia ter pesquisado melhor!", ou "ah melhor não mexer!". Bom, já pensei em tudo isso e o foco agora é tentar minimizar as intervenções ou pensar numa maneira de aproveitar o que está feito hoje. Se não conseguir, começo do zero. Sem problema. Penso positivo e sempre pra frente!!

Abaixo então descrevo o que pensei:

1 - MUDANÇA DE LAYOUT- A princípio pensei em começar por aí, para criar coragem eme mexer no restante, não sei se estou pensando corretamente, mas o que mais incomoda é o layout paredão. Sempre achei, depois que montei, que o paredão ficou muito carregado. Mas como o aquário é alto (75cm de altura), preciso mexer nele de escada sempre, as pedras grandes, e tenho problema de coluna, deixei como está até hoje, e na verdade acrescentei até algumas para poder criar mais camadas sem sombra e posicionar SPS's mais perto da flor d'água, além de me ajudar a colar os corais um pouco mais no centro do aquário, o que facilita um pouco. Mesmo assim, está me incomodando bastante. Tenho 2 travas encima que dividem o aquário em 3 partes, onde as luminárias se concentram. Pensei em aproveitar as pedras que tenho, tirando uma parte, reposicionando o restante. Não usar pedras novas para não desestabilizar mais ainda o aquário. Fico imaginando como me preparar para fazer isso, estou pensando em comprar umas caixas plásticas para deixar os corais durante este processo que calculo uns 2 ou 3 dias. Dentre as opções de layout, abaixo como estou agora (para verem que bemmmm na dúvida):

A. Ilhas: 3 ilhas aproveitando as travas e as luminárias centralizadas nos 3 espaços.
B. Iha: 1 ilha só central grande e larga deixando as laterais vazias.
C. Misto: Ir fazendo um layout misto com Ilhas e colando pedras, fazendo pontes e tentar chegar em algo esteticamente interessante. É minha praia, mexo com design, mas não sei até o momento se não vou criar mais problema do que solucionar, pois a ideia é aproveitar as pedras que tenho e reposiciona-las.
D. X. Neste caso, seria na raça mesmo. Ir retirando algumas pedras, colocando em baldes com agua, ir posicionando e vendo como fica uma forma mais limpa no aquário.

Algumas perguntas que me faço e divido com todos para resolver algumas questões de layout e decidir como seguir:

- Como posicionar as pedras de uma forma que fique algo mais limpo que hoje aos mesmo tempo que aproveite a maioria dos corais que tenho, pensando que alguns são incrustantes e algumas pedras já estão tomadas de corais?
- Como deixar o layout com aproveitamento máximo de circulação, ou seja, sem áreas paradas? Considerando um aquário embutido que tenho somente o vidro da frente visível? ou seja, pra sair do layout paredão é bem complicado neste caso?
- Como movimentar as pedras de forma a estressar menos alguns peixes? pois os que sobraram, coitados, vão se estressar. A ideia aqui era retira-los, mas alguns, nao consegui ainda. Talvez retirando algumas pedras, ou até todas, isso seja o caso.

2 - ELÉTRICA - Quando montei o aquário, com uma loja, não tive o cuidado de pensar corretamente e pesquisar corretamente diversos itens que poderia ter no futuro e que tenho hoje. Com isso, sendo embutido o aquário, somente tenho um conduíte de 3/4 interligando a parte superior com a inferior. Com isso, tenho uma régua de tomadas encima, exposta a maresia juntamente com outros equipamentos que fui adquirindo e no conduíte convivem cabos USB, cabos elétricos, cabos de controle do APEX. hoje sei que isso é o que não se deve fazer. Como resolver? Quebra tudo? desmonta tudo??? Me mudo?? Pode ser!! Mas...se descobrir outra maneira de fazer, claro que será melhor. Neste caso pensei em quebrar a lateral esquerda da parede somente encima do aquário, depois do término do vidro, criar uma conexão com a parte inferior através de conduítes ou até mesmo pensar em uma forma de deixar aberto com uma tampa falsa, uma canaleta que passariam os cabos necessários para a área inferior. A questão aqui central é que neste caso, como meu sump fica na lateral esquerda embaixo, o outro fator que seria o isolamento da área "molhada" da parte elétrica ficaria prejudicado, a não ser se fizer uma eletrocalha, canaleta, conduíte, separado por característica de equipamento. complexo!!

3 - SUMP - Quero Aumentar o sump apra poder colocar outros equipamentos que julgo necessários e ainda estou pesquisando. Como reator de chaetomorpha, ATS, separar um compartimento para mídias, enfim, organizar melhor a parte inferior. Aí vão algumas questões ainda a serem resolvidas:

A. Caixa repositora: acho a minha grande hoje em dia por ter a RO embaixo e por isso estar sempre cheia. Elimino? Deixando apenas a água de RO diretamente no sump, acionada por uma eclusa? e com isso ganho esses quase 25cm de sump? OU diminuo a caixa particionando ela em 2, sendo que uma parte dela seria um refúgio e aparte de trás a águas de reposição? será que não vai dar mais manutenção por ficar escondida atrás?
B - Chiller: Tenho um Gelaqua de 3/4 hp para os quase 900L. acho ele enorme, mas útil. Pesquisei o TECO, mais caro, mas ocupa menos espaço que o gelaqua. Preciso do Chiller pois o aquário é embutido e fica na varanda. No verão ele trabalha bem, mesmo tendo 3 ventiladores na parte superior.
C - Isolamento área seca, equipamentos e elétrica: Hoje meu sump inteiro não tem divisória, o que dá um pouco de liberdade para mexer de um lado pro outro ao mesmo tempo que vejo a maresia interferindo em alguns equipamentos. Algo inevitável? talvez, mas qual seria a melhor opção? tendo em vista que tenho controlador APEX, e como gosto de automação, provavelmente teri alguns complementos futuros. Isolar, criar uma barreira entre o sump e a área dos controlardes e elétrica? Penso apenas que neste caso, teria que instalar colores, o que seria apenas possível se invertesse o sump do lado esquerdo para o direto, onde ficam a saída de esgoto e a entrada de água, pois consigo na parede lateral esquerda quebrar e criar um buraco que pode ter uma tampa, ou até mesmo frestas como as portas frontais. dúvida!

4. Atualização de equipamentos: Já planejo mudar alguns equipamentos que não gostei da montagem inicial, e outros que gostaria de agregar:

A. Reator de cálcio: tenho um carbon doser que funciona bem ligado e controlado por um probe de PH inserido dentro do reator de cálcio que é um Bubble Magus (sem ID não sei qual é, olha o vexame!! comprei na época no pacote geral e não me lembro mais o modelo). não tenho experiência com outros reatores, mas nã gosto deste da BM. já vi outros em vídeos, pessoal aqui falando de outras marcas, e um que me chamou atenção que é o Vertex, vi num video da BRS. A ideia é instalar uma bomba solenoide para controle de fluxo no futuro interligada com o APEX, também no futuro interligado com o Trident para controle mais preciso de Reserva e Cálcio. Sim, sou adepto a tecnologia, adoro automação! Sei que não é obrigatório, mas nos momentos que estou longe, dá uma sensação de tranquilidade maior.
B. Bomba de recalque: a bomba que tenho é uma better 2700. é nítida a queda de eficiência ao longo do tempo. Penso em trocar por uma eletrônica no futuro. ainda pesquisando. Andei olhando as novas das maxpect, etc, mas acho que não é o meu caso. Penso em ter um recalque controlável em fluxo, mas sem ter que gastar os tubos. algo confiável, durável.
C. Reator de Chaetomorpha: pesquisei bastante, já tive refúgio no início do aquário, e tenho um reator de chaeto no FO que coloquei como teste pois estou tentando manter anêmonas junto com os peixes agressivos e sujes de água. Gostei do reator. Mas estou em dúvida ainda.
D. ATS: Comprei uma ATS no impulso de um cara em um grupo de whattsapp. Não gostei. Uma geringonça. Já desinstalei e estou na dúvida se instalo ou não junto com o reator de chaeto ou isolado. mas já consegui graças ao grupo aqui do Fórum um contato ótimo de quem fabrica ATS. (não sou do DIY Patrol!!! kkkk...gosto de instalar algumas coisas, mexer, mas fazer do zero? não cheguei nesse nível expert hardcore!

5 - Mudário: Este item seria para aproveitar que estou fazendo todas estas mudanças e já instalar na lateral esquerda um mudário, aproveitando que uma das opções seria quebrar esta lateral e já conectar o mudário no sump. Com isso, me surgiu a ideia de embaixo do mudário fazer área de controladores, equipamentos, que estaria mais próxima da descida lateral dos equipamentos superiores e do lado oposto a saída de esgoto e a entrada de água. Único problema aqui é que tenho que achar outro local para a estante da sala, e convencer a família disso!! Então pode ser que esta opção seja a solução dos problemas, ou a ruína total!

Enfim, este até agora é o panorama geral do início do planejamento geral da reforma. Estou considerando ainda, como pensamento positivo que irei reformar, não desmontar! TOMARE!

Gostaria da ajuda do mais experientes por favor, e dos iniciantes também!! Toda ideia é bem vinda! Dando certo tudo isso, vou organizar um churrasco aqui em casa e convidar todos!! de preferência os que gostam de instalar equipamentos para me ajudar!!! olha o interesse! kkkkkkk

Deixo algumas fotos gerais para contextualizar a situação atual. abraço a todos e que e que comecem as pauladas!! tô preparado para as críticas também!!

Agora sem brincadeira...obrigado se alguém puder contribuir com este momento!! Grande abraço!
 

Attachments

Last edited:
Likes: fagnerthomaz
18 December 2017
89
119
33
Poços de Caldas-MG
#34
Eu não sou um profundo conhecedor e muito menos experiente ... em primeiro lugar , meus sentimentos pelo irmão... que bom que conseguiu retomar o hobby com ainda mais vontade de aprender , e tem feito um belo trabalho... mas deixando de lado toda dificuldade , eu tenho um pensamento meio igual de quem tem “ TOC” , sou apaixonado pelo hobby , tenho minhas restrições pra poder montar algo melhor , mas independente de qq coisa , eu quero olhar pro aquário e ver que esta da melhor forma que tenho condições de deixar, e isso me deixa satisfeito... se algo me incomoda eu vou mexer ... layout é algo muito pessoal , pro seu tipo de aquário eu acho que ficaria bacana 3 ilhas grandes ou quem sabe 1 ilha e 1 vale ( tem no canal reefshow um vídeo sobre que até o Eduardo comentou na live dobte corais )...
Qto ao encanamento e parte elétrica da parede , pra vc que tem problema nas costas , eu mexeria em tudo pra facilitar meu trabalho, até pq as dificuldades só aumentam com o passar dos anos né ... então colocaria tomadas bem posicionadas e encanamento que me permitisse fazer tpa e reposição automática minimizando a necessidade de eu ter que agachar pra fazer algo .
Já que estaria mexendo em tudo , faria um compartimento separado apenas pra parte elétrica numa caixa seca , já que teria removido a cx de reposição... tem apex , e provavelmente em breve terá mais bombas eletrônicas, mais do que proteger equipamentos caros , estaria se prevenindo por segurança .
Se o chiller lhe atende bem acho desnecessário uma troca ,
Reator de cálcio não entendo , mas BM é uma marca top , amigos tem e nunca vi reclamações, pode tentar ver se não está usando errado , provavelmente terá pessoas aqui que usam e vão lhe ajudar, pra um aquário desse porte , e com os corais que deseja , sera essencial .
Se realmente zerar aquário, que é a situação que eu faria, a princípio não colocaria reator de macro-algas e nem ats pq passaria novamente pela fase das algas né , mas com certeza já deixaria planejado o espaço pro uso de ambos , muito peixe , muito coral , muita alimentação, não custa nada ter algo que nos ajude a controlar um pouco mais o nitrato e fosfato.
Se fará um mudario , e pra isso tirar a estante ... pq não colocar o mudario onde colocaria a estante ? Um aquário encostado no outro , me dá a sensação de apenas 1 aquário... imagina vc olhar pra frente e ver um top , e olhar pra trás ou em outro cômodo e ficar olhando os frutos do outro, ou imaginando onde colocar aquele ... sei lá, acho que dividiria meu pensamento , e o tempo de caminhada entre um e outro seria só alegria... até pq mudario não precisa ser gigante, um sump embaixo é tranquilo, tpa não seria bruta embora desse trabalho por ter que ser manual por estar longe do esgoto do aquário principal... mas como vc está alterando sistema pra ter mais facilidade vale a pena levar a família pra jantar num restaurante top e depois fazer o pedido pela mudança de lugar da estante kkk
Enfim , eu zerava aquário, e faria toda correção que o conhecimento me proporcionou, me deixaria satisfeito, consciente que agora está como eu queria , e o principal, facilitou minha manutenção não forçando minhas costas ...,isso sem contar a segurança do sistema elétrico .

Espero ter confundido ainda mais ...

E tenho certeza que seja lá o que fizer , fará o melhor e com certeza ficara top e tera sucesso.

Boa sorte parceiro
 
19 April 2017
133
154
43
39
São Paulo Capital
#35
Eu não sou um profundo conhecedor e muito menos experiente ... em primeiro lugar , meus sentimentos pelo irmão... que bom que conseguiu retomar o hobby com ainda mais vontade de aprender , e tem feito um belo trabalho... mas deixando de lado toda dificuldade , eu tenho um pensamento meio igual de quem tem “ TOC” , sou apaixonado pelo hobby , tenho minhas restrições pra poder montar algo melhor , mas independente de qq coisa , eu quero olhar pro aquário e ver que esta da melhor forma que tenho condições de deixar, e isso me deixa satisfeito... se algo me incomoda eu vou mexer ... layout é algo muito pessoal , pro seu tipo de aquário eu acho que ficaria bacana 3 ilhas grandes ou quem sabe 1 ilha e 1 vale ( tem no canal reefshow um vídeo sobre que até o Eduardo comentou na live dobte corais )...
Qto ao encanamento e parte elétrica da parede , pra vc que tem problema nas costas , eu mexeria em tudo pra facilitar meu trabalho, até pq as dificuldades só aumentam com o passar dos anos né ... então colocaria tomadas bem posicionadas e encanamento que me permitisse fazer tpa e reposição automática minimizando a necessidade de eu ter que agachar pra fazer algo .
Já que estaria mexendo em tudo , faria um compartimento separado apenas pra parte elétrica numa caixa seca , já que teria removido a cx de reposição... tem apex , e provavelmente em breve terá mais bombas eletrônicas, mais do que proteger equipamentos caros , estaria se prevenindo por segurança .
Se o chiller lhe atende bem acho desnecessário uma troca ,
Reator de cálcio não entendo , mas BM é uma marca top , amigos tem e nunca vi reclamações, pode tentar ver se não está usando errado , provavelmente terá pessoas aqui que usam e vão lhe ajudar, pra um aquário desse porte , e com os corais que deseja , sera essencial .
Se realmente zerar aquário, que é a situação que eu faria, a princípio não colocaria reator de macro-algas e nem ats pq passaria novamente pela fase das algas né , mas com certeza já deixaria planejado o espaço pro uso de ambos , muito peixe , muito coral , muita alimentação, não custa nada ter algo que nos ajude a controlar um pouco mais o nitrato e fosfato.
Se fará um mudario , e pra isso tirar a estante ... pq não colocar o mudario onde colocaria a estante ? Um aquário encostado no outro , me dá a sensação de apenas 1 aquário... imagina vc olhar pra frente e ver um top , e olhar pra trás ou em outro cômodo e ficar olhando os frutos do outro, ou imaginando onde colocar aquele ... sei lá, acho que dividiria meu pensamento , e o tempo de caminhada entre um e outro seria só alegria... até pq mudario não precisa ser gigante, um sump embaixo é tranquilo, tpa não seria bruta embora desse trabalho por ter que ser manual por estar longe do esgoto do aquário principal... mas como vc está alterando sistema pra ter mais facilidade vale a pena levar a família pra jantar num restaurante top e depois fazer o pedido pela mudança de lugar da estante kkk
Enfim , eu zerava aquário, e faria toda correção que o conhecimento me proporcionou, me deixaria satisfeito, consciente que agora está como eu queria , e o principal, facilitou minha manutenção não forçando minhas costas ...,isso sem contar a segurança do sistema elétrico .

Espero ter confundido ainda mais ...

E tenho certeza que seja lá o que fizer , fará o melhor e com certeza ficara top e tera sucesso.

Boa sorte parceiro
@Marcelo Bitencourt , muito obrigado pela ajuda, apoio e palavras!! O reator de cálcio é um desafio para mim na questão da regulagem, tanto em relação a fluxo, quanto a aumento de consumo dos corais ao longo do tempo e os ajustes finos. A simples regrinha que já tem mostrada aqui e em outros locais, parece simples de seguir, mas pra mim na prática é um sufoco. mas sigo aprendendo. O problema que vejo deste reator são os componentes em si e o formato de regulagem de fluxo. Mas ainda são planos a troca, o equipamento precisa se pagar primeiro.

Enfim, tudo o que expus são planos que venho acumulando já há algum tempo!! Começar do zero seria o mundo ideal, vamos ver se tomo coragem para isso pois a reforma seria grande, e também o aquário fica ao lado da cozinha e de frente pra varanda/sala, preciso pensar bem nisso, custo x benefício x bem-estar da família. Fora a dó de pensar em perder todo esse trabalho que tive até agora cuidando dos bichos, ou como você falou, de ganhar iniciando da forma que seria a ideal com o conhecimento adquirido.

Definitivamente o mudário já estava nos planos de um próximo aquário, quero ter a essa experiência de fazer mudas, cuidar, etc. Mas também está nos planos uma quarentena de corais, que não deve estar interligada ao aquário principal. aí está a dúvida também!! rsrsrsrsrs....vamos pra frente!!
 
19 April 2017
133
154
43
39
São Paulo Capital
#36
Desastre!! No final de semana passado, ao trocar a resina da RO no intuito de solucionar o problema de silicato, houve travamento das 2 eclusas que tenho na repositora por mal contato na tomada. A respositora era um refúgio no passado, havia um overflow e uma queda para o sump, que achei que estava fechada desde que fiz essa mudança, pois não foi feita por mim, e sim pelo lojista (culpa minha que não verifiquei o trabalho corretamente). Mas não estavaman-facepalming-type-1-2tired-face.. Com isso, a caixa transbordou, entrando água doce no sump e no aquário durante umas 2 horas e só percebi pois o sump vazou escorrendo água na sala. Com isso desceu quase 3 pontos na salinidade. Resultado:

A. 2 das 5 tridacnas se fecharam um pouco mais, não abrindo o manto completamente durante 3 dias. 1 delas ainda está meio tímida.
B. 2 plates estão mais fechados que o normal, com a boca aberta, mas o bom é que o long tentacle está bem.
C. Open Brain está bem menos inflado que o normal.

Bom, o que fiz:

A. obviamente fechei a curva que descia para o sump com um cap.
B. Coloquei sal na respositora com densidade em 1030.
C. Comecei trocas parciais diárias de 2,5 a 5% para subir gradativamente a salinidade.

Resultado:

A salinidade está aumentando devagar. De 29,2 quando aconteceu o problema, agora está em 29,5, variando em 0,5 pontos durante o dia. Antes estava em 31,5 na média. Vou aproveitar e subir para 33,7 o que dá aproximadamente 1025 em densidade, o que era a intenção previamente. Vou subir em 2 a 3 semanas pelo menos. Enquanto isso continuo com a batalha das algas! Após resolver a princípio a fonte de silicato e ter terminado o protocolo de fluconazol, agora a meta, com as trocas d'água ajudando, eliminar as cyanos que começaram a aparecer, alguns dinoflagelados ( já que estou sem UV há quase 1 mês), diatomáceas, e outras algas que estão definhando, mas ainda persistem em incomodar. Controlar os nutrientes com a oferta mínima de comida por um tempo e continuar dosando o programa da AF com o nitrphos minus, Bio S, NP Pro (minha dúvida ainda pois dosando carbono estou ofertando comida para as algas e para as bactérias também, vou acompanhar).

algumas fotos:

Captura de Tela 2019-06-14 às 15.09.41.png
Tridacnas todas estão menos abertas, mas uma em específico está mais tímida, a do meio. Mas estou percebendo melhora dia a dia.
Captura de Tela 2019-06-14 às 18.34.07.png
Nenhum SPS sentiu aparentemente. Essa foi a maior alegria, pois na hora do acontecido achei que todos ou uma grande parte dos SPS's, pela variação iriam sentir.
Captura de Tela 2019-06-14 às 18.36.24.png

Open está menos inflado, mas se recuperando dia a dia. e a Scoly croc está de castigo no potinho para poder se recuperar.
Captura de Tela 2019-06-14 às 18.34.27.png

Captura de Tela 2019-06-14 às 18.51.56.png
 
Likes: Marcio Gielfi

Eduardo Dias

Well-Known Member
14 Junho 2017
1.805
2.695
113
Santana de Parnaíba - SP
#37
Desastre!! No final de semana passado, ao trocar a resina da RO no intuito de solucionar o problema de silicato, houve travamento das 2 eclusas que tenho na repositora por mal contato na tomada. A respositora era um refúgio no passado, havia um overflow e uma queda para o sump, que achei que estava fechada desde que fiz essa mudança, pois não foi feita por mim, e sim pelo lojista (culpa minha que não verifiquei o trabalho corretamente). Mas não estavaman-facepalming-type-1-2tired-face.. Com isso, a caixa transbordou, entrando água doce no sump e no aquário durante umas 2 horas e só percebi pois o sump vazou escorrendo água na sala. Com isso desceu quase 3 pontos na salinidade. Resultado:

A. 2 das 5 tridacnas se fecharam um pouco mais, não abrindo o manto completamente durante 3 dias. 1 delas ainda está meio tímida.
B. 2 plates estão mais fechados que o normal, com a boca aberta, mas o bom é que o long tentacle está bem.
C. Open Brain está bem menos inflado que o normal.

Bom, o que fiz:

A. obviamente fechei a curva que descia para o sump com um cap.
B. Coloquei sal na respositora com densidade em 1030.
C. Comecei trocas parciais diárias de 2,5 a 5% para subir gradativamente a salinidade.

Resultado:

A salinidade está aumentando devagar. De 29,2 quando aconteceu o problema, agora está em 29,5, variando em 0,5 pontos durante o dia. Antes estava em 31,5 na média. Vou aproveitar e subir para 33,7 o que dá aproximadamente 1025 em densidade, o que era a intenção previamente. Vou subir em 2 a 3 semanas pelo menos. Enquanto isso continuo com a batalha das algas! Após resolver a princípio a fonte de silicato e ter terminado o protocolo de fluconazol, agora a meta, com as trocas d'água ajudando, eliminar as cyanos que começaram a aparecer, alguns dinoflagelados ( já que estou sem UV há quase 1 mês), diatomáceas, e outras algas que estão definhando, mas ainda persistem em incomodar. Controlar os nutrientes com a oferta mínima de comida por um tempo e continuar dosando o programa da AF com o nitrphos minus, Bio S, NP Pro (minha dúvida ainda pois dosando carbono estou ofertando comida para as algas e para as bactérias também, vou acompanhar).

algumas fotos:

View attachment 1970
Tridacnas todas estão menos abertas, mas uma em específico está mais tímida, a do meio. Mas estou percebendo melhora dia a dia.
View attachment 1972
Nenhum SPS sentiu aparentemente. Essa foi a maior alegria, pois na hora do acontecido achei que todos ou uma grande parte dos SPS's, pela variação iriam sentir.
View attachment 1973

Open está menos inflado, mas se recuperando dia a dia. e a Scoly croc está de castigo no potinho para poder se recuperar.
View attachment 1974

View attachment 1975
Bem prudente subir a salinidade aos poucos. E de fato já estava baixa mesmo, né!
 
19 April 2017
133
154
43
39
São Paulo Capital
#38
Fazendo um Update geral:

PARÂMETROS

Sal: 32,4 ppt - aumentando gradativamente para chegar na meta de 35ppt - previsão mais 2 semanas. colocando sal diretamente na repositora




Captura de Tela 2019-07-02 às 12.39.31.png

Po4: 0,51 (Hanna) - Abaixou de 0,98 desde Abril quando comecei a retirar os peixes tanto por um surto de ictio quanto pelo desejo de reduzir carga de nutrientes para deixar o reef mais focado em corais e preparar para a entrada de corais mais delicados (Acroporas), já que alguns SP's estavam se comportando bem com a rotina. Coloquei Rowa há 2 semanas para retirar restante de silicato que havia entrado no aquário após detectar que a resina que havia trocado não estava absorvendo. Problema resolvido. Reator retirado. Vou acompanhar se o programa da AF de redução de nutrientes vai ajudar a baixar o Fosfato a 0,1 que é a meta.

Captura de Tela 2019-07-02 às 13.32.08.png



NO3: 5ppt (AF) - Mudei o teste de Red Sea Pro para AF Pro por estar desconfiado que o teste da red sea que comprei mesmo dentro da validade estar com alguma alteração, já que testando com Royal Nature e com AF os resultados são próximos, já com Red Sea, o resultado pula para 6 a 7 vezes o observado pelos outros testes. Continuando a dosar Nitro Phos Minus, NP Pro e Bios da AF seguindo o programa para redução de nutrientes. Em conjunto com a retirada de mais 2 peixes.
Captura de Tela 2019-07-02 às 13.42.07.png


Silicato: Zerado após a troca da resina mista tanto na saída da RO quanto no aquário após colocar ROWA para absorver o que estava no aquário.
Captura de Tela 2019-07-02 às 13.48.39.png


Cálcio não foi testado pois acabou o reagente e ainda não chegou. Última aferição estava alto, em 550.

Perdas nos últimos 15 dias:

Acrópora Austera Banana - estava indo bem, coloquei junto com outros SPS's (incluso uma anacropora slide ball) e outros Sp's não sentiram as variações que tive nos últimos tempos. Na verdade acredito que tenha sido a soma das variações de parâmetros, principalmente KH (semana passado por vários motivos deixei chegar a 5,5, e também de alguns dinoflagelados (acho que são pois seguem o padrão que pesquisei em outros fóruns e
aqui também) que começaram a aparecer, tive que retirar alguns que se prenderam a ela mas a morte como de costume, foi bem rápida. de um dia para o outro e começou por baixo.

Captura de Tela 2019-07-02 às 12.46.53.png

Tridacna Máxima - das 5 tridacns máxima que tenho, esta sempre foi a que menos abriu. Ainda mais com a variação brusca de salinidade, e semana passada com a queda do KH, ela sentiu ainda mais e de um dia para o outro morreu. as outras estão aparentemente bem, inclusive com as pontas das conchas brancas, o que indica crescimento. Estou deixando elas no substrato mesmo. Uma delas ainda não quer ficar em pé, se deita sempre que coloco ela em pé. Acho que está se virando para a luz da varanda.

Captura de Tela 2019-07-02 às 12.47.05.png

Captura de Tela 2019-07-02 às 14.01.58.png


ROTINA: Continuando dosando o programa da AF (Nitrophos minus - NP Pro e Bios), mas apenas 50% da dose indicada em dias alternados com Micro E e Vitality, pois após o protocolo de fluconazol, começaram a aparecer algumas cyanos, aquela alga verde que parece cyano, outras algas, mas aos poucos estão indo embora. O que está ajudando é a limpeza, sifonagem que estou fazendo aos poucos. Apareceram o que me parecem dinoflagelados. Fiz o teste dispersando alguns e depois de um tempo apareceram novamente no mesmo lugar. Então o que estou fazendo par anão ligar a UV novamente é retirar com redinha, o que faço também com as algas restantes. Próximos passos é continuar a retirar os peixes que faltam pois a meta é deixar sem peixes o aquário antes de mudar o layout e fazer a reforma agregando o mudaria ao lado e mudando o sump.

to be continued.....
 
Likes: Marcio Gielfi
19 April 2017
133
154
43
39
São Paulo Capital
#39
Continuando....

LAYOUT E SITUAÇÃO GERAL


Algumas mudanças mínimas de posições de alguns corais foram feitas por alguns motivos: alguns SPS's mudei de local por estética, uma table australiana por estar verde e marrom coloquei ela embaixo do foco da luminária, alguns corais já estão selecionados para sair fora do aquário, como algumas mudas de lobos agressivas e um zoanthus invasivo que está me dando trabalho, cresce muito rápido, e não é tão colorido assim, além de sufocar outros corais. Ainda batalhando contra as algas e agora alguns dinoflagelados que começaram a aparecer, inclusive incomodando trumpets, uma hydnofora que está perdendo tecido, mesmo limpando com um pincel estas pragas persistem, mas parece que estão diminuindo, sem ter que ligar a UV novamente, somente mantendo o programa de redução de nutrientes.

foram retirados mais 2 peixes que consegui pegar na armadilha: um wrasse blue side e um wrasse filamentosus. 2 suspeitos por terem aniquilado a equipe de limpeza, principalmente os snails, junto com o Melanurus, claro. A meta é retirar todos os peixes nos próximos meses, deixar o aquário sem peixe algum, e aí sim partir para a reforma e mudança de layout. Ainda faltam Hepatus, Melanurus, Six Line, 2 firefish, 1 purpls firefish, 1 bania pijama, e o mascote yellow watchman (senão esqueci de nenhum). Devagar tiro todos.

Ainda continuo sem ATS, somente com skimmer, mídias biológicas no sump, reator de cálcio. Por enquanto ficará assim até aprender a usar os equipamentos básicos de uma vez por todas e planejar as mudanças no aquário de forma minuciosa.


Não sei o nome dessa acropora, mas parece uma table. Está comigo há mais de 1 ano. Resistente, passou por poucas e boas e está crescendo.

Captura de Tela 2019-07-02 às 14.29.04.png

Perceptível o cescimento dos SPS's, mesmo com as variações que tive no aquário, estes não sentiram. Ao contrário, estão mais coloridos. Será que os suplementos estão fazendo efeito?
Captura de Tela 2019-07-02 às 14.29.24.png

Anacropora Slime Ball em foto ruim! mas está crescendo. Estava com 4 dedos quando coloquei. já está saindo mais um.
Captura de Tela 2019-07-02 às 14.16.58.png
Stylophora com mais de 30cm, mesclando com outra parente do lado e se misturando. As esponjas por baixo dela parecem que sufocam ou não deixam ela crescer pra frente. já tentei limpar, mas é difícil, não. consegui. mas está crescendo bastante mês a mês.
Captura de Tela 2019-07-02 às 14.17.31.png
Stylophora Pink
Captura de Tela 2019-07-02 às 14.17.19.png
Bird of Paradise
Captura de Tela 2019-07-02 às 14.17.10.png

Bocas de trumpets sendo consumidas. Mesmo limpando, so dinoflagelados e algumas algas que est!ao crescendo, estão sufocando estas bocas. tentando conter esse problema.
Captura de Tela 2019-07-02 às 14.25.02.png
Infestação de zoanthus praga!!
Captura de Tela 2019-07-02 às 14.26.02.png
Captura de Tela 2019-07-02 às 14.30.31.png
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom