Corais Virando Praga - Como eliminar?

4 Novembro 2014
62
11
8
#1
Pessoal,

Meu aquário acabou de completar 1 ano e as coisas vão bem. Todos os corais, softs, sps e lps crescendo bem. Peixes saudáveis, ativos e crescendo.

O aquário tem 800l, não é pequeno. Quando montei, acabou o dinheiro, então coloquei só corais baratinhos, e mesmo assim poucos. Entre eles xenias e yellow pólipos. De maneira que quando a Xênia azul que estava confinada no substrato soltou umas mudas, eu deixei pegar, pois o aquário estáva muito vazio. Bom, meses depois fui comprando poucas mudas e agora a Xênia já está descontrolada. Eu não consigo raspar, já que não consigo tirar a rocha fora. E como a superfície é muito irregular, não consigo raspar dentro do aquário. É viável aplicar água deionizada diretamente sobre alguns focos da Xênia pra tentar fazer regredir? Funcionaria? Ela está em volta de alguns corais duros, estes seriam mais resistentes à água destilada ou é melhor só aplicar longe de outras mudas? Se sim, podem me dar ideia de um "raio de segurança" ao redor dos corais duros?
Funcionaria com yellow pólipos também?

Outras idéias?

Tenho muita Xênia giant, mas essa tá fácil controlar.

Agradeço antecipadamente.
 

Victor Angélico

Well-Known Member
Membro Honorário
16 Outubro 2014
1.888
1.741
113
41
Lençóis Paulista/SP
www.funerariasaofrancisco.com.br
#3
Eu tinha aqui um Hepatus que consumia com avidez a xênia blue. Coloquei uma colônia do tamanho de um punho, para teste, e o Hepatus não demorou mais que 02 dias para dar cabo dela...
Nossa poderia alugar esse hepatus para o @Wander Silva ...
Não aguentei... ]:)

Meu hepatus tambem é temperamental... já tive que mudar muito coral de lugar por conta dele.
 


Likes: Thales Vidal

Victor Angélico

Well-Known Member
Membro Honorário
16 Outubro 2014
1.888
1.741
113
41
Lençóis Paulista/SP
www.funerariasaofrancisco.com.br
#9
Nunca fiz essa pasta. Qual seria a proporção? Um copo 250ml de água e uma colher de café de kalk?
Não, a consistência deve ser de pasta de dente mesmo.

Num pouco de hidróxido de cálcio vai com a seringa colocando água aos poucos.

Seja fluida o suficiente para passar na seringa.


Enviado de meu RedMi2 usando Tapatalk
 

Wander Silva

Well-Known Member
16 Outubro 2014
1.574
3.349
113
Recreio dos Bandeirantes
#10
Nossa poderia alugar esse hepatus para o @Wander Silva ...
Não aguentei... ]:)

Meu hepatus tambem é temperamental... já tive que mudar muito coral de lugar por conta dele.
Rsrsrs Victor o meu problema é com o Cloves Japonicus!!! :=( E o pior é que nem o Hepatus, o fox ou o Pai de Santo deram jeito!(sweat)

Tem coisas que os aquaristas precisam entender antes de começar a colocar animais em seus aquários:

-Se o tipo de aquário que ele quer montar dá muito trabalho, precisa de muita experiência ou investimento para mantê-lo.

-Estudar muito ANTES de comprar qualquer animal.

-Se tiver relatos de que o animal pode causar problemas ao tipo de aquário que você está montando, tenha certeza que mais cedo ou mais tarde não será diferente. (com raríssimas exceções)

-Se a grana estar curta, não compre uma PRAGA baratinha só para ver o aquário com vida.

-Infelizmente o erro mais comum que vejo é justamente a ansiedade associada à falta de grana no final da ciclagem que acaba gerando problemas futuros e difíceis de serem resolvidos.

-Considero o pior dos erros é não dar importância aos relatos de quem já passou por problemas e que tenta compartilhar.

Eu, mesmo com mais de 35 anos de aquarismo marinho não dei importância no começo do ano passado quando ganhei de um amigo uma bela tridacna com alguns cloves japonicus presos à concha e hoje vou ter que desmontar um aquário de 1500 litros por causa dessa praga que tomou conta de TODO o aquário.(headbang)(headbang)(headbang)(headbang)
 
10 August 2014
3.884
3.541
0
Caxias do Sul - RS
#11
Resolvi meu problema com cloves japonicus (ou blue cloves, etc) com derbesias.

Depois resolvi o problema de derbesias com ciano.

Depois resolvi o problema de cianos com antibiótico.

Ficou uma cacaca, mas sem uma mísera clove.

Fica a dica.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
4 Novembro 2014
62
11
8
#12
Resolvi meu problema com cloves japonicus (ou blue cloves, etc) com derbesias.

Depois resolvi o problema de derbesias com ciano.

Depois resolvi o problema de cianos com antibiótico.

Ficou uma cacaca, mas sem uma mísera clove.

Fica a dica.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Ledo,

Vou tentar outra coisa ok? Qualquer outra coisa RS.

Hj comecei o teste com mistura de kalk aplicado com seringa e canudinho sobre a Xênia. Apesar do aquário ser grande, apliquei pouco pois fiquei com medo de subir o cálcio. Na hora elas murcham. Mas vamos ver ver amanhã.
Consegui aproveitar a retração momentânea e arranque uns bons pedaços.
Mesmo que consiga ter sucesso, vi que vou demorar semanas neste ritmo (quanto a demorar, sem problemas).
 
Likes: 3 people
16 Outubro 2014
395
225
43
52
Lagoa Santa/MG
#14
No meu caso a situação é bem mais cômica (se não fosse trágica) ... Encomendei no início do ano uma muda de Cloves japonicus e uma de Organ Pipe. Depois que encomendei, li alguns relatos sobre os Cloves virarem pragas e resolvi seguir o conselho colocado pelo Wander. Pensei, quando chegar aqui, a do Cloves vai para o vaso sanitário. Aceito quem diga que são muito diferentes, mas quando chegaram, identifiquei a muda de Cloves com "obviedade" e mandei embora. Depois de algumas semanas, a muda de "organ pipe" finalmente começou a deslanchar e depois de alguns dias, comecei a perceber algumas mudinhas em outras rochas. Então "acendeu a luz amarela": e se joguei a muda errada fora?? Para ser franco, até hoje não me dispus em fotografar as colônias para os foristas identificarem, mas pelo comportamento, tenho 99% de certeza de serem Cloves, já que duvido que Organ Pipe fosse proliferar como está acontecendo.

Ou seja, aqui uma verdadeira "bíblia" de pragas: derbésias, valônias, filamentosas, planárias e agora ... Talvez Cloves! Todas atualmente sob controle e filamentosas extirpadas, mas ... Ô hobby divertido! Não tem rotina ... :-@

Ledo, não entendi "usar" Derbésia contra os Cloves. Como é isso? Fiquei naturalmente curioso ...(doh)
 
16 Outubro 2014
395
225
43
52
Lagoa Santa/MG
#16
Rafael, não gaste dinheiro com o Aiptasia-X. Ele mata, mas é caro, e na verdade, embora não conheça a composição, corre o risco de ser hidróxido de cálcio em alta concentração.

Bastaria você usar hidróxido de cálcio P.A., que geralmente encontra em farmácia de manipulação.

Mas não se iluda, você não vai conseguir acabar com todas, mesmo usando o Aiptasia-X e quando menos esperar e começar a observar seu aquário mais de perto, vai ver a facilidade e rapidez com que elas proliferam. Se você não utilizar algum tipo de controle biológico (mais comum é Bailarino ou Cooperband), é uma praga que vai ti acompanhar por muito tempo ...
 
Likes: Marcio Gielfi
3 February 2019
1
0
1
22
#17
Boa noite sr(a) estou iniciando nesse maravilhoso hobby, quais são minhas pretensões:um Aqua nano Fish only nas medidas 50x35x40 exatos 70 litros já contando com o sump traseiro minha principal dúvida hoje seria como montar esse sump ,já contendo cx de reposição e se necessário um skimer se possível não o usarei pelo alto custo ,qual potência de bomba usar qual quantidade e que animais conseguiria manter ...
Desde já agradeço
 

Eduardo Dias

Well-Known Member
Staff member
Eu apoio o ReefClub!
14 Junho 2017
1.642
2.471
113
Santana de Parnaíba - SP
#18
Vito

Com essa medida de aquário poderá manter uns 3 peixes pequenos, podem ser 2 palhaços, se gostar, mais um da família pseudochromis, por exemplo.

Quanto à bomba, escolha uma acima de 1.500 litros/hora para recalque. Uma SB 2000 seria suficiente.

Dependendo de como fizer o retorno, talvez não precise usar bomba de circulação, já que será um fish only, mas precisará observar se não haverá locais de acúmulo de detritos.

Fiquei na dúvida, disse que o aquário terá 35 cm de largura, se fará sump traseiro e tiver pelo menos 12cm ali, vai sobrar cerca de 20cm de largura de aquário. Ficará bem estreito.
 
Last edited:

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom