Controle de aiptasia

16 Outubro 2014
1.185
2.338
0
Santos S.P.
#41
O problema é que precisamos colocar vários bailarinos e o preço depois que descobriram a utilidade,subiu.Antes custavam 12 reais cada,agora de 30 a 40 reais.Colocando oito de médios para grandes da bons resultados,mas a 30,00 da 240,00 .Caro né!!!! Normalmente eles agem na madrugada ,depois de colocados leva mais ou menos uns 5 dias.Esse camarão não dura muito tempo no aquário e se colocados com stenopus podem ser atacados por ele.

Abraços

Basso
 
Likes: 2 people

Marcio Vargas

Well-Known Member
3 Novembro 2014
1.471
1.509
113
Veranopolis - RS
#42
O problema é que precisamos colocar vários bailarinos e o preço depois que descobriram a utilidade,subiu.Antes custavam 12 reais cada,agora de 30 a 40 reais.Colocando oito de médios para grandes da bons resultados,mas a 30,00 da 240,00 .Caro né!!!! Normalmente eles agem na madrugada ,depois de colocados leva mais ou menos uns 5 dias.Esse camarão não dura muito tempo no aquário e se colocados com stenopus podem ser atacados por ele.

Abraços

Basso
Percebi essa relação, Basso, depois de colocar tres deles, dois morrerem em um mes e o terceiro comer apenas as beeem pequenas.
Abs

Enviado do meu Nokia 5120 com Tapatalk
 
3 December 2014
174
88
0
Porto Alegre/ RS
#43
Vai de Cooperband mesmo Márcio? Chegou tentar o hidróxido de cálcio Pa, conforme o Henrique falou? Acho que se pegar na farmácia de manipulação fica barato e não prejudica o reef.

Outra coisa, desculpa te encher de perguntas. To com umas mojanos aqui bem pequenas, tu matou alguma já, com o quê?

valeu, abraço.
 

Marcio Vargas

Well-Known Member
3 Novembro 2014
1.471
1.509
113
Veranopolis - RS
#45
Jackson,
O problema do Hidroxido e outros produtos é que temos de colocar em poucas por dia, e elas se reproduzem mais rapido do que combato. Para cada uma morta, outras 10 filhotes aparecem. Estes metodos são muito eficazes quando as primeiras aparecem, no meu caso, quando abri os olhos já estava com o aquario completamente tomado por elas. Ae não tem volta.

E como o Mauricio bem menciona, os bailarinos só vão nas pequenas. Eles são otimos de se manter em aquarios não infestados, para proporcionar o controle biologico da coisa. Apareceu uma pequenina lá, que veio com um novo coral, eles vão lá e comem.

O Coopper é chato sim, mas não vejo como impossivel, ainda mais em um aquario do tamanho do meu com apenas ele e um macaco, de comedores de microvida. Pelo que li, e li muito, principalmente lá fora (aqui no brasil a literatura é pouca) a maior parte das mortes de cooper em aquarios é por fraqueza ocazionada pela má ou falta de alimentação.

A turma compra esperando que vai conseguir ensinar o bixo a comer ração, o que não vai acontecer (um ou dois casos não podemos considerar comop padrão). Tem ainda quem fica só nas artemias achando que por oferecer alimento vivo esta tudo bem. Imagina um de nós passar a vida a feijão!!! Vamos viver, mas vamos enfraquecendo pela falta de "coisas" que não tem no feijão, ate que morremos dessa fraqueza que irá nos debilitar.

Abri um topico na sessão de peixes para debater sobre essa alimentação mais variada do coopper quando as aipitasias acabarem.

Abs
 

Victor Angélico

Well-Known Member
Membro Honorário
16 Outubro 2014
1.892
1.747
113
41
Lençóis Paulista/SP
www.funerariasaofrancisco.com.br
#46
Eu faria assim..

Um creme bem grosso de kallk.
Desligava circulação toda. E ia cobrindo umas 10 por vez deixando uns 5min sobre elas.
Ai com uma magueirinha de ar aspirava o creme para fora.
Bem é isso ia indo pedra por pedra.
No final você repõe a agua que perdeu e vai ser difícil dar algum problema.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
2 Janeiro 2015
324
124
43
#49
o duro é q tem q usar o camarao logo q aparece elas, pq senao nao adianta experiencia propria, e tbm depois de perder 1 camarao, passei a deixar o novo camarao por alguns dias sozinho no meu aquario hospital, alimentando ele bem, e depois de uns 5 dias eu colokei ele no meu aquario, e pronto logo na primeira madruga vi ele ja devorando rssss, hj em dia ele ta la aparecendo durante o dia, as vezes acho q ele fica de boa durmindo rsss, tento cuidar dele pra durar muito tempo, pois percebi q sao frageis e nao duram muito mesmo no aquario, o q é uma pena eu acho!
agora tenho uma duvida, se colocar 2 camaroes eles vao se reproduzir ? ou pelo menos viver mais ? pq so tenho mini paguros, 2 palhacos, 1 anjo e 1 YT .
 
31 December 2014
306
169
0
Araras/SP
#53
Salve Daniel, é reef safe sim, não tive problema algum, porém apliquei no máximo em umas 10 aiptasias por dia. Mais que isso não sei te dizer.
Eu fui insistente pq não é resultado imediato. Todo dia, mesmo após ter desaparecido, ficava olhando rocha por rocha, em todos os detalhes e acabava achando um pequeno "filhote" meio escondido. Fiquei igual carniça por 2 semanas até não ter mais nenhum sinal.
 
Likes: 2 people
31 December 2014
306
169
0
Araras/SP
#55
Já apliquei sim, inclusive perto de outra anêmona, uma bbt e nada aconteceu. O pequeno jateamento bem na boca dela é que vai ser fatal, o que sobra, fica umas gotas em suspensão que não prejudica os outros corais.
 
Likes: 2 people
8 Novembro 2014
306
163
0
#57
Como eu já tinha lido isso por ae...rs..utilizei deste recurso suco de limão eu achei 3 no meu nano tasquei na palhaça..rss..já algum tempo que não vejo acredito que possa aparecer mais...sabemos que vem com corais etc...
 

Walmyr Buzatto

Well-Known Member
Eu apoio o ReefClub!
10 August 2014
1.897
2.029
113
66
Campinas
#58
Não li todas as tres páginas deste tópico, mas parece que não citaram outro animal marinho que preda (de forma bem eficiente) as aiptasias: a Berghia verrucicornis. Em São Paulo tem um pesquisador da USP, o Miguel Mies, que as cria em laboratório, e chegou mesmo a publicar em fóruns de aquarismo atrás de fornecedores de aiptásias para alimentar os seus nudibrânquios. A Berghia é um nudibrânquio que só come aiptasia, nada mais. Se elas acabarem, as berghias morrem junto. É uma alternativa, não para todos, mesmo porque nudibrânquios e bombas de circulação não tem convivência pacífica...

Quando conversei com ele tempos atrás, ele ofereceu me fornecer uma fieira de ovas de berghia, para eclodirem no meu aquário. Não sei se ainda mantém a criação, ou se já está em outro assunto.



Quem tiver interesse, eis onde se pode encontrar o Miguel Mies: http://ldb.io.usp.br/index.php/en/ldb/team
 
Likes: 2 people
3 December 2014
238
84
28
João Pesssoa - PB
#60
Minha opinião, colocar um nudibrânquio para acabar com aiptasias num aquário (onde a ideia é elimina-las) é o mesmo que superpopular com equipe de limpeza durante a ciclagem.
Acredito que os berguias iriam apenas ter o controle das aipitasias, pois uma vez adicionadas no sistema sempre nascem em outros lugares, então não há como ter pena do nudibranquio morrer de fome.

Enviado de meu GT-I9305T usando Tapatalk
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom