Como medir PAR sem um Par Meter

11 March 2018
222
149
43
#1
Quando você quer medir o PAR do seu aquário marinho o ideal seria você ter um Par Meter, acontece que é um equipamento caro e difícil de comprar no Brasil ou você teria que importá-lo. E existem muitos aplicativos de celular para medir iluminação, porém eu não sei da precisão deles. Além disso o resultados são dados em Lux. Mas como coverter Lux em PAR?

Bom, esse artigo http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=2502339 mostra como fazer para converter lux em par, porém são estimativas não é um resultado bem preciso.
Esse artigo também mostra como transformar lux em par https://www.advancedaquarist.com/2013/2/equipment

Lux to PAR Conversion Factors

If you have a lux meter, it is possible to convert lux measurements to PAR values. Use these results with some caution - in most cases it would be safe to assume the results will be low.

  • Divide blue (450nm) LED Lux by 69
  • Divide white (7,300 K) LED Lux by 45
  • Divide blue (450nm)/white (7,300 K) combination LED (2:1 white/blue ratio) Lux by 67


Por exemplo digamos que seu celular seja android(deve existir para Iphone também), basta digitar na Play store - medidor de luz. Vai aparecer um aplicativo de medidor de luz, que é da empresa 02 Led illumination. Após instalado o aplicativo você poderá obter o número de Lux, que no meu caso só com azul roya deu 16 000Lux - utilizei minha luminária Hydra HD 52 e coloquei o celular 30cm abaixo de onde fica a luminária no suporte.

Para saber a medida de par basta dividir o azul royal por 69, ou seja, 16 000/69 = 231,88 PAR. Mas fica a ressalva de que é uma medida aproximada de PAR.
Para o branco basta medir o resultado em Lux por 45.

Se o aquário ainda estiver no começo da montagem e sem a água dá para usar o aplicativo de celular até no substrato se for o caso, obtendo o valor em Lux e depois transformar em PAR. Se o aquário já estiver cheio de água você teria de usar um celular que seja a prova de água ou que pelo menos aguente ser mergulhado no aquário, ou ainda comprar aquelas capas que permitem mergulhar o celular em água, como aquário

Não existe dúvida de que o melhor mesmo seria o par meter. Essa seria apenas um alternativa, que acredito que não seja muito precisa, mas dá para ter um valor aproximado do par. Porém que fique claro que não me responsabilizo por danos aos corais/peixes ou mesmo celular danificado.
 
11 March 2018
222
149
43
#4
Seria interessante que se alguém aqui do Reef club que tivesse um Par meter pudesse fazer algumas medições com o par meter e depois fazer o mesmo com o aplicativo de celular para verificar se a conversão de Lux para PAR pelo que citei acima dá o mesmo valor. Se alguém aqui do Reef club que tenha um par meter poderia testar em aquário(mesmo que sem água) e depois utilizar o celular no mesmo aquário, desde que tenha também alguma luminária para testar nesse aquário.

Eu tenho aquário sem uso aqui em casa e também teria disposição para testar, mas falta o principal que é o par meter. O engraçado é que nos EUA eles até alugam par meter.

Caso ninguém tenha par meter ou mesmo possa fazer o teste. Bom eu conheço o Valdir, da loja Mundo aquático e eu sei que ele tem par meter. Eu vou conversar com ele se dá para fazer o teste com o par meter lá na loja dele. Até porque foi o próprio Valdir que me falou desse aplicativo da Play store, cujo nome é "medidor de luz" da empresa 02 Led illumination. Assim que tiver o resultado eu posto o resultado aqui no tópico. E eu acho isso importante, porque sem par meter você coloca na sua luminária a porcentagem de azul royal e de branco que você acha mais adequado, mas sem informação correta de Par, às vezes o coral pode até morrer e você achar que foi devido a algum parâmetro da água ou mesmo pouca ou muita circulação de água.
 
Last edited:
2 Janeiro 2015
339
131
43
#5
showww... era q tava procurando.... so uma ideia,, q tal colocar dentro de uma caixa plastica bem vedada com filme plastico de cozinha transparente , talvez de certo a medicao, vou tentar com um celular velho meu kkkkk
 

Euler Kernighan

Original
Staff member
First9
10 August 2014
7.316
9.141
113
São Paulo
#6
Seria interessante que se alguém aqui do Reef club que tivesse um Par meter pudesse fazer algumas medições com o par meter e depois fazer o mesmo com o aplicativo de celular para verificar se a conversão de Lux para PAR pelo que citei acima dá o mesmo valor. Se alguém aqui do Reef club que tenha um par meter poderia testar em aquário(mesmo que sem água) e depois utilizar o celular no mesmo aquário, desde que tenha também alguma luminária para testar nesse aquário.
Eu tenho PAR meter e celular, vou me organizar para fazar a medição.

Já disponibilizei lá no meu tópico a leitura de PAR para T5 e HQI de acordo com a profundidade (com base na linha d'água), acho que talvez seja mais acertivo, já que lá o aquarista pode comparar a altura da luminária x profundidade x leitura de PAR.

Abs!
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom