Como descontaminar um novo coral.

Leo Carvalho

Well-Known Member
18 Outubro 2014
5.328
7.129
113
Nova Friburgo RJ
www.sierrareef.com
#1
Ola colegas reefers, resolvi criar esse tópico pois venho lendo muitos relatos dos colegas com dificuldades nesse tema. Não me aprofundarei, apenas farei um relato com fotos de como eu procedo.

Existem no mercado diversos tipos de soluções para fazer o banho "profilaxia" dos corais, porem na minha opinião e experiencia nenhum deles é 100% eficaz contra os principais tipos de pragas que nos assolam.



Logicamente o ideal seria termos uma quarentena muito bem equipada e maturada para receber os novos corais e então podermos avaliar se há ou não doenças e então tratar las, porem isso não é realidade para a maioria dos hobistas, com isso devemos nos cercar de medidas preventivas que nos de o mínimo de segurança na hora de colocar um novo coral em nosso aquário.

Sempre que compro ou ganho um novo coral, independente se venha de uma loja de pouca credibilidade ou do aquário mais bonito que eu conheça procedo da mesma forma.

Primeiramente ponho o saquinho do coral previamente limpo por fora com alcool em banho maria no sump e assim fica por pelo menos 1 hora, após isso coloco os corais se forem mudas dentro de um pote de sorvete com a água que vem no saquinho e ponho esse pote de sorvete também boiando no sump, porem preso com um pregador de roupa para que não fique a deriva e vou completando o pote com água do aquário e retirando a água antiga, fazendo isso umas 10 vezes para que aclimatem com as condições químicas da água do aquário.

Em quanto isso faço uma pasta com duas medicações, Uma de uso veterinário ( remédio para pulgas) Program plus para cachorros de 23 a 45kg e o outro de uso humano ( remédio para vermes) ascaridil de uso adulto



Primeiro Fragmento o comprimido em mais ou menos 1/8





Esmago os dois comprimidos usando o fundo de uma colher de sopa até que vire um pó bem fino



após isso, pingo uma única gota de água, uso RO/DI mas acredito que não faça diferença e misturo até que vire uma pasta homogênea.



Diluo essa pasta na água onde estão as mudas de corais, dentro do pote de sorvete e misturo bem até que se dilua completamente. Os corais ficaram em emersão na medicação por aproximadamente 2horas. Os corais não demonstram nenhum tipo de irritabilidade, tanto que costumam estender seus pólipos. já testei manter os corais por mais de 8 horas e não houve nenhum tipo de irritação. Felizmente 2 horas são suficiente para matar os red bug/white bug que são os mais chatinho para morrer .

As fotos a baixo demonstram os corais que já estão a 2 horas na solução com seus pólipos estendidos e a vontade




Após esse tempo chacoalho bem os corais dentro do pote e retiro as mudas de dentro do pote e os coloco fora d água, jogo toda a água fora e encho novamente com a água do aquário e coloco meia tampinha de revive da TLF e deixo de banho por mais 10 minutos, não mais. Reparo que esse remédio é extremamente agressivo ao coral e quando o coral está debilitado da viajem eu evito usar. Tenham cuidado pois se esquecerem nessa solução vocês correm o risco de perder o coral.

Depois de 10 minutos tiro novamente os corais de dentro do pote, jogo toda a água fora e encho novamente com mais uma porção de água do aquário, agora a intenção é o enxague dos corais, deixo ali por mais uma hora boiando no sump preso com os pregadores.. esse tempo é necessário para diluir o resíduo da medicação que usamos, normalmente essas medicações são extremamente tóxicas aos crustáceos do aquários como camarões e paguros e já perdi alguns paguros por não fazer o enxague antes de colocar os corais dentro do aquário.

Essa última etapa eu jogo toda a água do pote fora e coloco os corais em uma espécie de mudário preso ao vidro da frente do aquário de forma que posso então observar os corais bem de perto a fim de encontrar alguma aipitasia ou alga para então remover mecanicamente. Deixo os assim por 2 dias.




Bom, espero que tenham gostado, esse método não é infalível mas é o que obtive melhores resultados. Se eu lembrar de algo mais posto aqui. Se alguém tiver algum protocolo compartilhe também. abraços
 
Last edited by a moderator:
Likes: 50 people

fabio simoes

Well-Known Member
5 Novembro 2014
725
531
93
#3
Excelente Léo!

dúvidas:

1. Para que o banho de revive, já que em tese o as ascardil mátaria as Aewf e planarias comuns?

2. Você descarta as bases que eles vieram e faz novas com durepoxi? Em que momento do procedimento caso faça?

3. Qual o procedimento para colonias e corais moles e LPs?

4. O que indica para tridacnas e anêmonas?
 


Leo Carvalho

Well-Known Member
18 Outubro 2014
5.328
7.129
113
Nova Friburgo RJ
www.sierrareef.com
#4
Opa Fabio, que bom que perguntou, já ia me esquecendo de comentar sobre as bases, mas vamos lá

1 Estou usando ultimamente o Revive pois sempre que uso caem alguns outros seres que não caem nos dois primeiros medicamentos. O programplus ( melbemicina ) mata os artrópodes e tão somente eles, o que é muito bom pois consiste em 70% de todas espécies do planeta huauhauhuah, já o Ascaridil (levamisol) mata apenas os vermes platelmintos ou seja, os vermes chatos como as planárias. Esses dois remédios matam o que há de pior para as acroporas que são os Redbug e os AEFW ( planárias) porem há outras pragas que pouco conhecemos e o Revive de certa forma mata diversos outros organismos de uma forma mais generalizada. Sempre que banho os corais no Revive vejo diversos bichinhos caindo no pote de fundo branco, inclusive os vermes de vogo, que são vermes mas não platelmintos e não morre com facilidade no Levamisol, eu já testei a eficacia do ascaridil contra o verme de fogo e demora muitas horas para que haja a morte, quase 8 horas. Embora o Verme de fogo não seja uma praga de coral cito ele como forma genérica de outras vidas não atingidas pelos dois primeiros medicamentos.

2 Esqueci de citar esse procedimento e vou esperar semana que vem para editar o tópico, já que chegará mais algumas mudas e vou fotografar o procedimento. Sempre que possível descarto as bases e faço outras com durepox. Faço isso pois o AEFW costumam depositar seus ovos nas bases dos corais e rochas próximas e o Ascaridil não tem o poder de matar os ovos do AEFW.

3 faço exatamente os mesmo procedimentos para todos os tipos de corais, pois as pragas apesar de diferentes são muito semelhantes. os white bugs comuns nas euphillias são também artrópodes semelhantes aos red bug e a medicação apresenta a mesma eficacia sobre eles, assim como as planárias que se alimentam dos tecidos de todos lps e softs morrem tão facilmente como o AEFW sob o efeito do ascaridil.

4 As tridacnas realmente para mim são um mistério, não sei nada sobre elas, nunca testei as medicações. gostaria que alguém pudesse nos ajudar sobre isso.

Abração :)
 
Likes: 2 people

André Bertini

Moderator
Staff member
12 Novembro 2014
4.515
4.331
113
www.webertini.com.br
#5
Ótimo passo a passo Léo, estávamos precisando disso.
Só pra não ficar dúvida, vc usa 1 comprimido inteiro de cada medicamento em cada profilaxia né? Fiquei confuso qdo vc disse que fragmenta em 1/8 o comprimido (no singular).
 

André Bertini

Moderator
Staff member
12 Novembro 2014
4.515
4.331
113
www.webertini.com.br
#8
Não @André Bertini , eu uso a oitava parte de cada comprimido para fazer a profilaxia. um comprimido inteiro nunca testei, mas alem de ser desperdício pode ser forte para os corais, lembrando que o ascaridil é extremamente barato mas o program plus não, custam em média 75,00 a caixinha com dois comprimidos o que dará para 16 vezes
Compreendido @Leo Carvalho
 

Manochio

Well-Known Member
16 Outubro 2014
602
791
93
59
Santo André
#9
Melafix tb é bom.... embora se falarmos de AEFW , o problema são os ovos , que com remédio não resolve....
o certo e retirar as bases, pois é ai que normalmente se encontram os ovos.

Uma boa olhada com uma lupa forte ajuda bastante tb...

Abraços
 
Likes: 2 people

fabio simoes

Well-Known Member
5 Novembro 2014
725
531
93
#10
Léo,

Muito obrigado pelas respostas.

Certeza que irei adotar seu procedimento e inclusive descartar as bases dos novos corais.

Inclusive vou fazer esse procedimento na transferência dos corais atuais para o novo/futuro aquario que já estou enchendo para ciclagem.

Depois que conversamos no outro tópico li bastante sobre profilaxia nos fóruns estrangeiros e vi muitos relatos de tratamento com revive para AEWF, indicando banhos nos corais contaminados.

Como sempre usei revive e tenho certeza absoluta que extermina as planarias comuns, pois caem várias nesses banhos, fico ainda com a dúvida se ele realmente não seria eficiente contra o AEWF, já que são vermes do mesmo tipo?
 
Likes: 2 people

Germano Araújo

New Member
Membro Honorário
16 Outubro 2014
1.004
1.495
0
40
Belo Horizonte
#14
Leo muito bacana. De fato muito se falava e não tínhamos nada focado e específico a isto. Parabéns mesmo!

E quanto a este método do vídeo abaixo, o que acha? Os gringos falam muito sobre isto...


Abs.
 
16 Outubro 2014
1.185
2.338
0
Santos S.P.
#16
Esses "passo a passo" são necessários para quem está começando,importantíssimo e bem feito quanto a orientação,assim não deixa dúvidas. A tempos atras foi o que reclamei quando colocavam artigos em inglês.Bem acessível a todos. Parabéns Leo.

Abraços

Basso
 
Likes: 12 people

Leo Carvalho

Well-Known Member
18 Outubro 2014
5.328
7.129
113
Nova Friburgo RJ
www.sierrareef.com
#18
Consegui assistir. eu já vi dezenas de relatos sobre esse método no reef central, na realidade é o mesmo método que uso de banho, enxague e molho, mas ele usa apenas um produto.

Bom, o que eu penso.
Primeiramente fico muito receoso pelo produto ser um veneno para insetos, mas acho que isso é besteira de minha parte, pois qualquer medicação pode ser considerado venenos também.
A vantagem é que em 15 minutos houve sucesso, eu aqui em vários testes que fiz atestei que demorou uma hora para limpar completamente os corais.
O protocolo que uso é extremamente suave aos corais, tanto que eles estenderam seus pólipos naturalmente quando a água fica parada.
E por último nunca vi esse inseticida para vender aqui no brasil, talvez com outro nome.

Mas acho que vale a pena testar
 
Likes: 2 people

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom