Bonito e danoso, coral-sol avança pelo litoral e vira motivo de preocupação

10 August 2014
2.907
2.650
0
São Caetano do Sul - São Paulo
#1
Bonito e danoso, coral-sol avança pelo litoral e vira motivo de preocupação
Leo Francini/Folhapress

Mergulhador fotografa costão totalmente tomado pelo coral-sol em Ilhabela, litoral norte de SP
RICARDO HIAR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SÃO SEBASTIÃO

02/05/2017 02h00
Compartilhar0
Coral-Sol[/paste:font]
1 de 4

NAVIOS

De acordo com Augusto Alberto Valero Flores, pesquisador do Cebimar (Centro de Biologia Marinha), da USP, as duas espécies de coral-sol que foram registradas no Brasil estavam inicialmente restritas ao Arquipélago das Galápagos, no Indo-Pacífico.

Não se sabe como os corais chegaram à costa brasileira. "O mais provável é que tenha sido através da incrustação de cascos de embarcações comerciais ou grandes estruturas rebocadas, como plataformas de petróleo."

O pesquisador diz que dentre as áreas mais afetadas está a Ilha Grande (RJ). Também há registros no litoral da Bahia, do Espírito Santo e de Santa Catarina. No litoral norte paulista, os locais com maior incidência são as ilhas de Búzios e Vitória, em Ilhabela.

Ambientalistas tentam evitar que o mesmo aconteça com outras áreas, como o Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, conhecido por ser uma área preservada e onde já estão instaladas muitas colônias do coral invasor.

Para evitar avanço maior, expedições são realizadas para retirar as colônias. Segundo Kelen, as ações são difíceis e caras, mas importantes. Cada colônia forma outras cinco a cada três meses.

Material AQUI
 
Likes: 3 people

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom