Aquário Bare Botton Diferentão

Marcio Vargas

Well-Known Member
3 Novembro 2014
1.386
1.350
113
Veranopolis - RS
#1
Pessoal,
Assunto surgido no whats do club e que atraiu muitos questionamentos, então abrindo um tópico criamos a memoria do assunto.

Trata-se do substrato epoxi, uma variação do Bare Botton que "copiei" do @Wander Silva

A ideia surgiu na etapa de planejamento do meu reef atual, nos anteriores eu tive grandes dificuldades por mau dimensionamento do substrato e então comecei a pesquisar alternativas. Eu queria muito um aquario sem substrato, porem achava esteticamente muito artificial só no vidro. Foi quando encontrei o topico do Wander, onde ele mostrava uma solução bem engenhosa.

Trata-se do substrato epoxi, onde unimos a praticidade do aquario sem substrato com a estética do aquario com substrato.

É muito simples de fazer.

1 - Espalha-se uma camada fina, não mais que 3mm, de massa epoxi sobre o fundo do aquario, uma espatula ajuda muito, e é recomendável isolar as laterais com fita crepe para evitar respingos.
2 - Espalhamos aragonita em abundancia por cima, pode exagerar, depois o excesso cai.
3 - Pressionamos com a palma da mão essa aragonita contra a massa, para penetrar, não pode deixar nem um pedaço sem essa pressão.
4 - Apos aguardar o tempo de secagem da massa, basta virar o aquario e varrer com um pincel. Pronto.

Obs: Um dos questionamentos que ouvimos seguido é sobre o tempo de cura da massa epoxi. Não é necessário curar, qualquer epóxi é inerte apos seca.

Temos imagens?


Sim!!!!!!!

- Sugestão de massa epoxi


- Espalhando sobre o fundo. Optei por deixar as travas laterais sem*


- Aragonita em abundancia




- Resultado. Nota-se aragonita solta, eu não varri com o pincel, por isso esta recomendação.



Outro questionamento frequente é sobre como esta hoje, apos três anos. Bom, hoje não consigo mais ver o substrato.





Impressões:

- A principal vantagem que EU percebi é a limpeza. Não fica absolutamente nem uma partícula de sujeira, não há o menor acumulo, então essa fonte de dor de cabeça eliminamos.
- A circulação simplesmente não permite que nada se acumule, porem em cantinhos de sombra do fluxo basta aspirar na tpa ou "assoprar" com outra bombinha, que a circulação leva pro sump.
- A fixação de corais é simplificada, bastando um grãozinho de durepoxi.
- Não podemos ter animais que se enterram no substrato, nem peixes, nem crustáceos, nem vermos :(

* a opção por não cobrir as travas se deu por um motivo, e depois descobri outro. Inicialmente eu queria que aquele vidro exposto fosse coberto de algas pink, porem depois percebi que ele ajuda no controle dos corais. Percebi que é mais complicado tirar zoas, palis e outros apos fixados no subtrato epoxi, com aquele centímetro de vidro fica bem facil tirar aqueles que estão crescendo em direção ao vidro lateral.

Acho que era isso pessoal. Espero que aproveitem.
Duvidas é só chamar.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom