Aquário do Membro Atol de Tarawa

rsnpinheiro

New Member
Eu apoio o ReefClub!
20 August 2019
29
14
3
39
Sao Paulo
Instagram
rafaelsnpinheiro
#1
Saudações,

Queria dividir com os colegas o projeto do meu primeiro aquário marinho, antes de iniciá-lo estudei por bastante tempo (mais de ano!). Sofri no início para conseguir informações confiáveis, depois de encontrar o Reefclub tudo mudou! Esse fórum é uma ilha de saber em meio a um oceano de desinformação.
Contudo, o sistema de "perguntas e respostas", dificultam um pouco o aprendizado de quem não sabe nada. O Reefshow (dos membros @Leo Carvalho, @Júnio Melo e @Leo Cardoso) foi outra ótima descoberta, fornecendo uma base de conhecimento, para a partir daí aproveitar as informações de fóruns e revistas nacionais e internacionais (em especial reef2reef, advanced aquarist). Cheguei a ler o livro do Steve Tyree (reef farmers), achei interessante a ideia da zona críptica em continuidade com o display.

Com tudo isso, aprendi um pouco, teorizei algumas coisas e inventei um projeto, adicionando algumas peculiaridades mais por curiosidade do que por evidências. Por isso escolhi o nome do reef de Atol de Tarawa, uma ilha do Pacífico que foi palco de uma intensa disputa militar durante a Segunda Guerra Mundial e que se discute até hoje o valor estratégico desta invasão, pois esse embate parece não ter valido a pena no quadro geral da guerra.

O aquário em si tem 80cm comprimento, 30cm de largura e 37cm de altura, vidros de 5mm, travas francesas e sump lateral. Na outra lateral fiz uma divisória (olha a engenhoca) para abrigar um refúgio e uma zona críptica (!). Ficou mais ou menos assim:
607ca4dd-356b-4414-baa0-ba60275ec39c.JPG 1c7bda1f-783c-4885-b37a-65b9eabfb1f5.JPG

A ideia é que ele funcionasse assim:
45f2b2c1-d680-4d1b-8970-1d5462958462.JPG
Encomendei o aquário com o pessoal da Infinity Reefs (11)99980-7855, não é um produto premium, mas achei o trabalho honesto e bom custo benefício. Além disso foram muito atenciosos. Eles disseram que não seria possível confeccionar a divisória do refúgio (imagino que acharam uma loucura fazer isso). Então encomendei de forma mais simples, apenas com o sump contendo um orifício a mais para passagem das mangueiras (que é o furo de 15mm que menciono na foto acima). Peguei ele dia 21/12/2019 assim: IMG-1531.jpg

Então comprei duas peças de vidro para fazer a divisória do refúgio/zona críptica, assim como broca de videa e silicone. Naquela época, ainda não havia o episódio do Reefshow com o @Leo Carvalho ensinando a colar os vidros. Então ficou uma porcaria, feio mesmo, mas funcionou.
Deixei o vidro da divisória do refúgio com cerca de 15mm de altura do fundo do aquário, além disso fiz vários furos de 4mm (para passar água do display para zona críptica e vice-versa), conforme o esquema:

db95c62c-5747-495f-8419-c0a1bc40f9dc.JPG
Passei silicone preto na face interna das laterais da zona críptica, coloquei uma rocha e então colei a divisória (que serve de assoalho para o refúgio e teto para a zona críptica), nela fiz um orifício de cerca de 6mm para passagem da mangueira que leva água até o refúgio. Ficando assim:
IMG-4451.jpg


No final das contas a pardalzada que imaginei se concretizou. Ficou parecido com aquele esquema anexado acima: a bomba de recalque manda água através de uma mangueira 1/2 de silicone, antes de chegar no lock line eu coloquei um T a saída lateral tem um seguimento curto de mangueira de 1/2 e um redutor de 1/2 para 1/4, logo em seguida um Y de 1/4. Assim o recalque manda água para o lock line e também para essas duas mangueiras de 1/4 (uma branca e outra azul), podemos ver na foto acima elas entrando pela parte inferior do display (vedei essa saída com durepox). Elas entram na zona críptica por baixo que é aberto, a mangueira azul termina aí e a branca sobe para chegar no refúgio.

No teste inicial deu quase tudo certo, exceto que a divisória do refúgio ficou baixa! No melhor estilo gambiarra colei com silicone mais uma placa de vidro com 2cm de altura. Por fim funcionou: a água do refúgio tem um fluxo mais lento e transborda para o display principal (já que o refúgio acaba fazendo parte do display).

Continuarei com a montagem na postagem seguinte
 

Attachments

Likes: Marcos A.

fagnerthomaz

Well-Known Member
Eu apoio o ReefClub!
20 July 2015
242
284
63
35
Nova Iguaçu
#2
Obrigado por compartilhar conosco seu reef, as referéncias postadas são ótimas visitei e visito algumas citadas até hoje. Esse aquário tem tudo para da certo. Você já decidiu qual a fauna que vai querer por no reef? Esse seu refúgio vai por chaetomorpha nele?
 
Likes: rsnpinheiro

rsnpinheiro

New Member
Eu apoio o ReefClub!
20 August 2019
29
14
3
39
Sao Paulo
Instagram
rafaelsnpinheiro
#3
Em relação a montagem do aquário, utilizei:

4kg de Rochas Aquaforest
Cerca de 6kg de Substrato Atlantic Crushed Corals (granulometria 1-1,5mm), espalhei no displey, zona críptica e refúgio.
Dois tipos de mídias plásticas tipo bioballs de 32mm
Meio litro de mídia cerâmica quartzite glass miracle
Carvão ativado (de casca de coco)
Aquecedor Hopar 150w
Sarlo Better 1000c

Para preparação da água:
Filtro RO/DI com filtragem mecânica de 5 micras, carvão ativado block, membrana de RO 100gpd e resina mista MB-400, com manômetro de glicerina.
IMG-3215.jpg O sal comecei com o Sea salt da Aquaforest e posteriormente com o Reef Salt da mesma marca.


Comecei a ciclar no dia 02/08/2020, fui pelo caminho mais longo, a la @Marcio Vargas. Coloquei uns pedacinhos de camarão e aguardei sem ligar a luminária. Deixei sem a luminária, pois vi (pelo youtube) uma palestra do dr Tim que ele apresentou em uma Macna, dizendo que ao ciclar "apagado" você disponibiliza mais nutrientes para a reprodução das bactérias, pois com as luzes acesas existe o surgimento de algas que consomem esses mesmo nutrientes, tornando mais demorada a proliferação bacteriana. Apesar disso ser uma discussão sem fim, achei bastante crível o argumento e fiz essa opção.
2599A5BF-19B3-4B21-B536-BB19183E2CC7.JPG

Continuando com o espírito de aventura e inovação, no dia 10/10/2020 eu introduzi areia viva no refúgio, coletada na praia de Riviera de São Lourenço, de Bertioga/SP. Fui num dia e horário de maré baixa, entrei até onde dava pé e fui coletando, com o objetivo de fazer a coleta do leito marinho permanente. Junto com a areia haviam pequenas pedras, algumas conchas (que deixei de fora) e um caranguejo eremita (identificado pelo Prof. Dr. @Jose Mayo):
IMG-4850.jpg
Ele fica praticamente o tempo todo enterrado, só com as antenas de fora. Inicialmente achei que ele estava se preparando para uma ecdise, mas acho que é hábito permanente dele ficar dessa forma. Pois continua assim até hoje, chegarei a arrumar outras conchas de snail de tamanhos diferentes, ele até mexeu nelas e chegou a trocar, mas voltou a enterrar...

A partir do dia 16/10/2020 liguei a luminária, é um HQI, com lâmpada de 20.000k (paguei 50 reais no ebay), um reator eletrônico da Philips de 70w (posicionado remotamente) e refletor simples (22 reais), já que não achei um bom para vender. Para otimizar a iluminação recobri com espelhos as laterais internas do projetor. Ela é acionada por um timer digital.
Fiz um suporte para luminária com perfil de alumínio quadrado, passando os fios pela parte de dentro do perfil.
Nesse dia também instalei também um sistema de resfriamento (já adiantei! kkk) com ventoinha automatizado através de um coel z31e. A instalação do Coel foi orientada gentilmente pelo @Hirata, segue como fiz a instalação, mas ele reforçou que essa ligação só funciona para o meu caso (com cooler 127v com fonte de 12v e aquecedor 150w de 127v):
e835e714-eadb-4e24-8935-77144ad92c82.JPG


Inicialmente usei uma ventoinha de 140mm e um suporte para luminária em "L".
Mas acabei trocando para um suporte em "U" com 3 ventoinhas ventoinhas (duas de 140mm e uma de 120).
A fonte que utilizei para as ventoinhas é uma fonte de câmeras de segurança, ela solta vários fios independentes com 12v cada. Assim, liguei cada ventoinha com um aporte de 12v. Entretanto, duas ventoinhas estavam muito fracas. Troquei a fonte e não adiantou, também as liguei individualmente e separadamente do sistema e nada, sempre fraquinhas. Daí fiz um sistema em série com duas saídas de 12v, com isso consegui uma alimentação de 24v para essas duas ventoinhas. Sei que não é o ideal e que a vida útil deve reduzir drasticamente, mas funcionou. Estão com uma vazão de ar muito maior e dando conta de resfriar o aquário sempre que necessário.

Para não ficar muita bagunça, arrumei tudo dentro de uma caixa plástica (essas de pescaria ou ferramentas), Assim além de mais seguro, minha esposa parou de reclamar (kkk). Seguem as fotos: IMG-5535.jpg IMG-5533.jpg IMG-5531.jpg IMG-5528.jpg



Queria destacar toda atenção e assistência que a loja Coral Club me prestou para aquisição de equipamentos e animais.
Amanhã relatarei como foram os primeiros testes e introdução dos demais animais.

Abraçao
 


rsnpinheiro

New Member
Eu apoio o ReefClub!
20 August 2019
29
14
3
39
Sao Paulo
Instagram
rafaelsnpinheiro
#4
Obrigado por compartilhar conosco seu reef, as referéncias postadas são ótimas visitei e visito algumas citadas até hoje. Esse aquário tem tudo para da certo. Você já decidiu qual a fauna que vai querer por no reef? Esse seu refúgio vai por chaetomorpha nele?
Obrigado pelo comentários.
A fauna detalharei melhor em breve, mas estou com um casal de palhaços, stenopus anêmona bbt, leather e favia war. Coloquei chaetomorpha sim, esse esquema do refugio ficar do lado do display principal foi bom por isso, a mesma luminária ja resolve as duas coisas.
Abração
 
Likes: fagnerthomaz

rsnpinheiro

New Member
Eu apoio o ReefClub!
20 August 2019
29
14
3
39
Sao Paulo
Instagram
rafaelsnpinheiro
#5
Saudações pessoal,

##Em relação a última postagem, tenho uma correção, a introdução da areia viva foi em 10/09/2020 ao invés de 10/10 como mencionei anteriormente. A luminária também instalei em 16/09/2020 ao invés de 16/10. Desculpem-me também por alguns erros de concordância e digitação.##

Até agora tentei explicar detalhadamente diversos pontos da configuração do aquário e dos equipamentos, em especial alguns pontos em que encontrei dificuldade.
Em relação aos parâmetros da água, segui alguns conselhos e fui sucinto, ficando apenas com nitrato, Kh e cálcio (depois me arrependi de não ter colocado um amônia alert).

02/08 - foi o D0, enchi o aquário com todos equipamentos rodando, exceto cooler e luminária. Coloquei uns pedacinhos de camarão no substrato e mantive densidade em 1.025-1.028. Usei o sea salt da aquaforest e minha água dando um tds de 1-2.

10/09 - (D39) Introduzi a areia viva com o eremita.

16/09 - (D45) instalação da luminária e cooler (ventoinha única) que ficava bem pertinho da água.

22/09 - (D51) nitrato zerado. Como o eremita estava indo bem, fiz uma TPA de 40% e introduzi um casal de stenopus. A fêmea já veio sem as pinças de defesa, o macho perdeu uma na viagem. Apesar de terem o aquário só pra eles, uma toca grande e alimento de sobra. O macho resolveu canibalizar a fêmea, fiquei bem chateado, pois se eu tivesse mais experiência, teria a salvado. Percebi que ela estava ficando bem longe do macho, no dia seguinte além de ficar sempre longe dele, ela estava nadando de forma esquisita. No outro dia, ela quase não nadava, ficando parada num mesmo lugar e só dando uns "pulos" se fosse mexer com ela. Fiquei super chateado, achei que a qualidade da água pudesse estar a matando, medi nitrato algumas vezes e sempre dando zerado. No terceiro dia eu consegui ver o macho em ação, ele chegava perto dela e arrancava as perninhas!
Coloquei ela separada no refúgio, apesar de viva, ela não conseguia mais nadar. Fiquei dando comida na boca dela, como ainda estava comendo bem, fiquei com a esperança de ela pudesse sobreviver (já que eles regeneram membros). Infelizmente no dia seguinte tinha morrido.

27/09 - (D56) nitrato zerado, Kh 10,1 e cálcio 240. Fiz outra TPA de 40%.

30/09 - (D59) introduzi um camarão bailarino, um camarão fantasma, uma anêmona BBT, uma muda de palythoa, um mushroom e um leather.
Além de alguns paguros e snails. Além de chaetomorpha no refúgio.

12/10 - (D71) meu cooler caiu dentro da água durante o feriado. Na minha cidade fez bastante calor, como consequência, as 3 mudinhas de corais e o bailarino acabaram morrendo.

Não sei bem as datas, mas troquei o carvão ativado, retirei excesso de chaetomorpha, fiz algumas outras TPAs e testes. O Kh girando em torno de 10-11, nitrato ficou entre 5-10, cálcio entre 250-300. Acabei deixando o stenopus no refúgio, pois tive a impressão que ele estava beliscando a anêmona. Ele está indo super bem, já fez umas 3-4 ecdises, mas é mto valentão.

03/11 - (D93) introduzi um casal de A. percula (true), através de um lojista fiz a compra na ecoreef, com o consentimento do lojista e do pessoal da ecoreef, fiz a retirada direto na Ecoreef. Por esse motivo, não fiz quarentena (!!). Comprei também da Coral Club duas mudas de corais: favia war e leather.

Por enquanto está indo tudo bem. Comprei ração granulada bem pequena, mas os perculas não pegaram. Por sorte comprei também uma ração em flakes, quebrando ela entre os dedos, eles fazem a festa. O casal ainda nem chegaram perto da anêmona, ficam mais num cantinho, mas acho que é normal. não?

Obrigado por acompanharem meus relatos, seguem algumas fotos. Fiquem a vontade para dicas, sugestões e críticas.


Rafael
 

Attachments

Likes: Hirata

Marcio Vargas

Moderator
Staff member
Eu apoio o ReefClub!
3 Novembro 2014
1.639
1.791
113
Veranopolis - RS
#6
C A R A M B A

Cara, a muito tempo não via um projeto como esse.
Bem estudado, bem trabalhado e bem experimental. Que loucura esse teu aquario com tudo junto, quando comecei a ler lá no primeiro post meu primeiro impulso foi falar que seria complicado um negocio assim cheio de divisórias, mas fui lendo, fui lendo...

Parabéns pela iniciativa de fazer um negocio diferentão assim.

Acompanhando para ver a evolução.

abs
 

rsnpinheiro

New Member
Eu apoio o ReefClub!
20 August 2019
29
14
3
39
Sao Paulo
Instagram
rafaelsnpinheiro
#7
Obrigado Márcio! Fiquei feliz com seu comentário.
Aprendi muito com você, li todos os seus projetos e até ganhei o troféu “pá do ano” por desenterrar tópicos há tempos esquecidos (como aquele seu refúgio).

vou atualizando aqui sim.

abracao
 
Likes: Marcio Vargas

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom