ATENÇÃO, PERIGO!!!!

Wander Silva

Well-Known Member
16 Outubro 2014
1.574
3.349
113
Recreio dos Bandeirantes
#1
Amigos, você sabem que eu sou um defensor do uso de aquecedores de titânio, porque achava mais seguro por não correr o risco de quebrar causando passagem de corrente elétrica, resíduos de cobre e a areia interna contaminada pra água. Mas hoje tive uma decepção com este aquecedor, cheguei em casa notei os corais estranhos e fui logo checar tudo, porque já sabia que algo estava errado. Tudo parecia estar funcionando perfeitamente, mas quando fui verificar a central de comando elétrico, verifiquei o micro fusível dos aquecedores queimado... Bingo! Quando verifiquei os aquecedores um deles estava QUEBRADO, isto mesmo, quebrado e o material interno espalhado dentro do sump. Foi aí que descobri que os aquecedores de titânio, na verdade são de VIDRO e depois levam um caninho fino de titânio revestindo o vidro e ao estourar o vidro a tampa de borracha saiu juntamente com um pedaço da resistência de cobre e a areia.

Fica aqui um alerta para que tomem muito cuidado com os aquecedores seja lá qual for e que monitore constantemente o equipamento, principalmente no inverno que é a época em que ele mais funciona.
Ainda bem que minha central tem alarmes e proteção para todos os equipamentos, mas ainda preciso projetar um circuito de alarme para os aquecedores, porque quanto mais rápido agir menos os animais ficarão expostos aos resíduos do cobre.
Obs. Eu nunca poderia imaginar que um aquecedor de titânio na realidade seria de vidro! Só matando!!!
 
Likes: 10 people

Leo Carvalho

Well-Known Member
18 Outubro 2014
5.337
7.157
113
Nova Friburgo RJ
www.sierrareef.com
#2
CARACA!!!! por essa eu não esperava.Qual era a marca desse aquecedor? Eu nunca vi um grande fabricante como eheim fazer aquecedor de titanio, pode ter sido um defeito de fabricação que gerou um curto.... Wander, uma vez conversando com o representante da empresa que instalou o ar condicionado na loja da minha esposa comente sobre a possibilidade de fazerem para mim um chiller com split e eles me disseram que poderia aquecer a água também através do split, você já pensou nessa possibilidade?
Como estão os animais???? alguma baixa? bem que o cloves japonicus podiam ser ultramente sensível ao cobre e morrerem e apenas eles rs
 
Likes: 2 people

Wander Silva

Well-Known Member
16 Outubro 2014
1.574
3.349
113
Recreio dos Bandeirantes
#3
Ledo parece que os cloves japonicus adoraram o cobre!!!!!! Estão até mais bonitos(headbang)(headbang)(headbang) Os corais estão meio recolhidos. A marca é Jally500w e o pior é que em outro aquário semana passada aconteceu a mesma coisa. Estou preocupado, porque não sei como encontrar aquecedor de titânio de qualidade para trocar os que estou usando.
Sim, já estudei sobre o uso do split inverter, mas na teoria o consumo do split acaba sendo bem maior. Quando usamos a energia que seria desperdiçada para aquecer água enquanto estamos refrigerando um ambiente é super válido, mas inverter para usar o calor e jogar fora a refrigeração só mesmo em situações específicas.
 


Osmar Segato

Active Member
Membro Honorário
16 Outubro 2014
237
196
43
porto feliz SP
#6
que terror, realmente acho esses as piores coisas que devemos nos preocupar. eu uso aquecedores da Jagger-eheim, para o meu sistema usava 2 no sump, hoje uso 1 em cada aquário e somente no inverno, retiro os aquecedores nas estações mais quentes.

uma vez fui fazer a checagem dos equipamentos do sump, um dos aquecedores estava trincado... o duro que nunca mexo no sump e foi praticamente impossível a trinca ter acontecido por algum impacto, fiquei sem saber como aconteceu e nem percebi nenhuma descarga de energia no aquário, os equipamentos estavam desligados quando percebi a trinca, porém antes disso não levei nenhum choque. foi para o lixo, me arrependo de não ter tirado fotos. ainda assim me sinto seguro usando esses aquecedores. detalhe que usava desobedecendo o recomendado no manual de instruções, porém com a garantia em uma resposta do departamento técnico da empresa.
 
Likes: 2 people
10 August 2014
3.884
3.544
113
Caxias do Sul - RS
#7
Não sou o Ledo, sou o Léo (headbang)
Até que alguém nos veja juntos, ninguém sabe. Em fóruns de aquarismo marinho, tudo é possível.

Caramba, @Wander Silva, e é uma marca super conceituada dentre os aquecedores de titânio, ou melhor "titânio", hein?

Wander, você que monta aquários nano, já pensou em usar uma resistência tubular, de inox ou revestida com teflon?

http://www.itaquaresistencias.com.br/resistencias-eletricas-tubular-sobre-borda

Abs
 
Likes: 2 people

Wander Silva

Well-Known Member
16 Outubro 2014
1.574
3.349
113
Recreio dos Bandeirantes
#10
André eu tenho um aterramento em titânio dentro do aquário como proteção extra. Nas últimas montagens já incorporei ao sistema um controle por relés na alimentação dos aquecedores e caso entrem em curto o estore a resistência o relé corta a corrente, aciona um alarme sonoro e luminoso.
Mas como diz minha mulher, em casa de ferreiro espeto de pau, o meu ainda não tem esta proteção.(headbang)
 
#11
Caramba Wander, que parada dura hein.

Existe uma possibilidade, não muito efetiva, por que acaba tendo alguma perda, que é colocar o aquecedor dentro de uma caixa de vidro pequena com água e essa mergulhada dentro do sump. Assim, se acontecer de estourar o aquecedor, ele não faria mal ao aquário.
O único problema disso é que se perder um pouco da eficácia do aquecedor
 

Wander Silva

Well-Known Member
16 Outubro 2014
1.574
3.349
113
Recreio dos Bandeirantes
#12
Verdade, Cláudio! Eu gosto muito de estudar automação e testar a eficiência dos aparelhos e sistemas e já fiz trocentos testes em vários seguimentos no aquarismo.
Aquecedores para aquário não devem ser colocados dentro de caixas de vidro sem circulação permanente, porque o que faz eles durarem mais tempo sem estourar é a circulação permanente em seu perímetro e, mesmo assim, com essa troca a temperatura interna do aparelho o faz estourar. Este sistema de caixa de vidro pode ser utilizado em serpentina de refrigeração, mas não em resistência (aquecedores) para aquecimento em aquários. Como a caixa fica com a água parada ela vai aquecendo rapidamente e com a troca externa reduzida acaba quase ficando na mesma situação de ligarmos o aquecedor fora da água...racha! Eu acho que o problema pode estar na areia que existe dentro dos tubos de vidro para transportar a alta temperatura da resistência até o tubo de vidro de forma mais lenta e distribuída. O problema é que ao ser deligado a temperatura permanece alta dentro do tubo de vidro por alguns minutos e a água bem mais fria do sump pode fazer rachar o tubo de vidro. Os aquecedores com termostato acoplado não espera atingir a temperatura ajustada para desligar, ele vai ligando e desligando várias vezes até chegar à temperatura ajustada. Talvez isto não deixe a temperatura subir muito dentro do tubo e consequentemente o tubo dure mais tempo sem rachar, o que não acontece com os aquecedores com controladores externos do tipo Coel ou Fullgauge. Não tenho certeza de nada disso, mas cheguei a estas conclusões.
 
10 August 2014
3.884
3.544
113
Caxias do Sul - RS
#13
Oi Ledo muito boa ideia! Vou ligar na segunda e me informar sobre a possibilidade de uso em água salgada. Aquecimento é a única coisa que ainda não encontrei uma saída segura.
Abs
Eu já vi essas resistências sendo utilizadas em uma bancada de laboratório em um overnight de banho maria gigantesco que o pessoal estava fazendo sei lá com o que. Não lembro o revestimento, parecia um tecido, talvez neoprene. Mas nem me toquei em usá-lo para aquarismo.
Quem usava um, no inverno, e me mostrou na casa dele era o Ciro. Era um revestimento plástico, não sei bem o material.
Falava super bem.
 

Osmar Segato

Active Member
Membro Honorário
16 Outubro 2014
237
196
43
porto feliz SP
#14

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom