Anêmonas - Como alimentar

#1
Caros,

Eu ganhei umas anemonas faz um tempo do @Henrique Franze, mas nunca dei nada pra elas comer, eu tinha a ignorância de achar q elas se alimentavam de luz e micro vidas, mas com este problema q tive com comida em excesso achei q foi este o problema, o que tb pode ser, mas elas ficaram estranha, porém hoje indo na Aquarios Reef (excelente loja por sinal) o vendedor perguntou se eu dava camarões pra elas, bem, pra falar a verdade eu nem sabia, e ai ele disse q é por isto q elas estão assim, não comem e etc (eu mostrei a foto pra eles) Como consta no video abaixo, e ai o que me dizem...

Eu comprei camarão no carrefour congelado, tirei 1, cortei uns pedacinhos o restante foi pro lixo, ele me disse q tem q dar uma vez por semana, mas qto é isto??? E vi q elas inflaram com o camarão dentro e em fim, parece algumas delas estão mais animadas, mas tem uma no video q nem reage, este video foi feito uma hora depois de ter dado o camarão, está sem luz pois estou fazendo a TPA.

Tem q dar camarão mesmo?

 
10 August 2014
2.907
2.641
0
São Caetano do Sul - São Paulo
#2
Alimentar sempre é bom, a quantidade e frequência depende do tamanho e da vontade dela.
Você pode pegar um pedaço de 1 cm (camarão ou peixe) e deixar cair sobre a anêmona, SE ela estiver em condições de se alimentar e quiser se alimentar, vai segurar o pedacinho e encaminha-lo para a boca. Nunca tente forçar o alimento pra dentro da boca
 
#3
Alimentar sempre é bom, a quantidade e frequência depende do tamanho e da vontade dela.
Você pode pegar um pedaço de 1 cm (camarão ou peixe) e deixar cair sobre a anêmona, SE ela estiver em condições de se alimentar e quiser se alimentar, vai segurar o pedacinho e encaminha-lo para a boca. Nunca tente forçar o alimento pra dentro da boca
Tarde demais Foz, eu empurrei até ela se fechar, mas não sei como está, ela inflou, então acho que aceitou rsrsrs.
 


Júnio Melo

Born to dive, forced to work!
10 August 2014
5.633
7.233
113
Belo Horizonte
#5
Anêmonas são animais de digestão lenta. Caso exagere na quantidade e frequência, pode trazer problemas para elas. Sem contar o aumento da carga orgânica do aquário e o risco de piora da qualidade da água.
Eu forneço alimentos para minhas anêmonas muito esporadicamente. São animais com zooxantelas simbiontes e conseguem sobreviver sem alimentação externa.
Para mim, a piora das anêmonas tem mais correlação com a queda na qualidade da sua água. Tanto é, que estavam bonitas antes do incidente.
 
#6
Anêmonas são animais de digestão lenta. Caso exagere na quantidade e frequência, pode trazer problemas para elas. Sem contar o aumento da carga orgânica do aquário e o risco de piora da qualidade da água.
Eu forneço alimentos para minhas anêmonas muito esporadicamente. São animais com zooxantelas simbiontes e conseguem sobreviver sem alimentação externa.
Para mim, a piora das anêmonas tem mais correlação com a queda na qualidade da sua água. Tanto é, que estavam bonitas antes do incidente.
Verdade Junio, elas estavam bonitas antes do boom de carga orgânica, bem, o que eu vi de camarão que foi pro fundo eu removi com a sifonagem, pois alimentei antes da TPA e o que ver ainda, removo com a mãozona mesmo até o fundo.

Mas vou ficar atento, dar 1x por semana, de leve, e bem menos...
 

Tiago Galli

Well-Known Member
16 Novembro 2014
226
418
63
São Bernardo do Campo - SP
#7
Eu só tenho anemonas bbt... 5 verdes (que se dividem loucamente, por isso tenho 5 haha) e uma vermelha.

Duas vezes por semana, cada uma come um pedacinho de camarão de tamanho proporcional... percebi que elas só ficam com as famosas "bubbles" com essa rotina.
Se eu alimentar uma vez por semana, ela já estica mais os tentaculos... se passar de sete dias, vira praticamente um torch.

Algumas aceitam vongole, outras não... chegam a engolir, mas depois colocam pra fora.
Esporadicamente também as alimento com artemias, com ajuda de uma seringa.
 

Júnio Melo

Born to dive, forced to work!
10 August 2014
5.633
7.233
113
Belo Horizonte
#8
Eu só tenho anemonas bbt... 5 verdes (que se dividem loucamente, por isso tenho 5 haha) e uma vermelha.

Duas vezes por semana, cada uma come um pedacinho de camarão de tamanho proporcional... percebi que elas só ficam com as famosas "bubbles" com essa rotina.
Se eu alimentar uma vez por semana, ela já estica mais os tentaculos... se passar de sete dias, vira praticamente um torch.

Algumas aceitam vongole, outras não... chegam a engolir, mas depois colocam pra fora.
Esporadicamente também as alimento com artemias, com ajuda de uma seringa.
Em um dos livros "the reef aquarium" (acho que é o 2), o Delbeek e o Sprung defendem esta teoria que as bbtas esticam seus tentáculos em busca de alimentos. Uma tentativa de aumentar a área de captura. Mas não há um consenso, nem mesmo esta teoria é única sobre as bolhas.
Fato é que as minhas fechem camarão quando começam a perder as bolhas, e realmente voltam as pontinhas. E isto ocorre muito raramente (acho que só alimentei diretamente umas 3 vezes no último ano).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Likes: 2 people

Tiago Galli

Well-Known Member
16 Novembro 2014
226
418
63
São Bernardo do Campo - SP
#9
Em um dos livros "the reef aquarium" (acho que é o 2), o Delbeek e o Sprung defendem esta teoria que as bbtas esticam seus tentáculos em busca de alimentos. Uma tentativa de aumentar a área de captura. Mas não há um consenso, nem mesmo esta teoria é única sobre as bolhas.
Fato é que as minhas fechem camarão quando começam a perder as bolhas, e realmente voltam as pontinhas. E isto ocorre muito raramente (acho que só alimentei diretamente umas 3 vezes no último ano).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Elas se mantem "bubble" mesmo sendo alimentadas dessa maneira só 3 vezes por ano?

Algo me diz que sua qualidade de água e estabilidade são infinitamente superiores ao que as minhas enfrentam por aqui... haha
Devem se alimentar bem, mesmo que você não "interfira".

As minhas se mantem assim por 3 ou 4 dias... passou disso, se esticam. Aí alimento e voltam a ficar gordinhas.
 

Júnio Melo

Born to dive, forced to work!
10 August 2014
5.633
7.233
113
Belo Horizonte
#10
Elas se mantem "bubble" mesmo sendo alimentadas dessa maneira só 3 vezes por ano?

Algo me diz que sua qualidade de água e estabilidade são infinitamente superiores ao que as minhas enfrentam por aqui... haha
Devem se alimentar bem, mesmo que você não "interfira".

As minhas se mantem assim por 3 ou 4 dias... passou disso, se esticam. Aí alimento e voltam a ficar gordinhas.
Tenho duas bbtas orange frutos de uma divisão, que sempre ficam bubble. Nunca esticaram os tentáculos. Acredito mais em genética.
 
Likes: 4 people
16 Novembro 2014
147
78
0
Recife - PE
#11
Tenho 4 bbt's green, e as alimento com pedaços de camarão, uma vez por semana, de uma só, já saíram mais de dez. Já alimentei a matriz duas vezes por semana e ela não se reproduzia, porém o seu tamanho era aproximadamente de uma bola de futsal, e com isso perdi muitos peixes, daí passei a reduzir a alimentação, ela reduziu o tamanho e passou a se multiplicar.
 
2 Janeiro 2015
324
124
43
#12
tenho uma duvida, eu comprei uma anemona tentaculos grandes, e depois de quase 2 meses eu nao acho ela mais no meu aquario em nenhum lugar, uma coisa q percebi é q ela encolheu muito, sera q foi isso pq eu nao alimentei ela, aliais é muito necessario isso ? pois so coloco a racao pros peixes variando os tipos q tenho aki em casa ok
p.s : to desconfiado que ela morreu ou se liquifez totalmente, to chateado pakas com isso manja, acho q sem um chiller pra segurar a temp, aconteceu isso !
 

Germano Araújo

New Member
Membro Honorário
16 Outubro 2014
1.004
1.495
0
40
Belo Horizonte
#13
Alimento as minhas ao menos 1x por semana...no máximo duas vezes...mas não mais que isso. Já passei tb a fazer a alimentação a cada 15 dias...não tenho nenhuma regra...o fato é que as danadas não param de crescer e se dividirem...estão ficando enormes...terei certamente que vendê-las....

Sds,
 
10 August 2014
2.907
2.641
0
São Caetano do Sul - São Paulo
#14
tenho uma duvida, eu comprei uma anemona tentaculos grandes, e depois de quase 2 meses eu nao acho ela mais no meu aquario em nenhum lugar, uma coisa q percebi é q ela encolheu muito, sera q foi isso pq eu nao alimentei ela, aliais é muito necessario isso ? pois so coloco a racao pros peixes variando os tipos q tenho aki em casa ok
p.s : to desconfiado que ela morreu ou se liquifez totalmente, to chateado pakas com isso manja, acho q sem um chiller pra segurar a temp, aconteceu isso !
@cristiano vidotto, você tem ideia de que espécie é sua anêmona? Algumas delas, na verdade a maioria delas, se movimenta muito procurando por um local adequado as suas necessidades então em princípio isso não é um problema.
Se uma anêmona não encontra ou não consegue "produzir" a quantidade necessária de nutrientes ela começa a se auto-digerir e é por isso que elas diminuem de tamanho, de forma tão dramática, com isso você consegue perceber como é necessário alimentar uma anêmona, claro que isso depende da espécie e das condições do aquário, mas sim e em geral é necessário. Ela pode ter se auto-digerido de tal forma que realmente ficou minuscula, quanto a morrer e se desmanchar ou como você disse se liquefazer é um grande problema, se isso acontece, a quantidade de carga orgânica liberada é tão importante e tão tóxica que o aquário sofreria um impacto enorme.
Sem um chiller você pode apelar para o uso de ventiladores, o consumo de água na reposição vai aumentar muito, mas consegue baixar entre 2 e 3ºC.
 
2 Janeiro 2015
324
124
43
#15
putzzz sera entaum q foi isso ? e ela ta tao minuscula q nao consegui ver ela ? procurei pelo aquario inteiro, ate com espelho nao encontrei ela de jeito nenhum e isso tem quase 1 mes, poxa to tao triste de isso ter acontecido com ela, perder o dinheiro infelizmente aconteceu, mas perder o animal nossa me deixa pior ainda, e o aquario ta bem, nada de anormal nesse tempo todo, poxa acho q foi um erro tremendo ter colocado ela sem o chiller funcionando ( em reformas ), mas esse lance de alimentar sou lesado pakas, se nao tenho o alimentador automatico ja fico perdido sabe!
 

Bruno Verpa

New Member
Membro Honorário
16 Outubro 2014
2.131
1.303
0
32
Santo Andre
#16
Eu só tenho anemonas bbt... 5 verdes (que se dividem loucamente, por isso tenho 5 haha) e uma vermelha.

Duas vezes por semana, cada uma come um pedacinho de camarão de tamanho proporcional... percebi que elas só ficam com as famosas "bubbles" com essa rotina.
Se eu alimentar uma vez por semana, ela já estica mais os tentaculos... se passar de sete dias, vira praticamente um torch.

Algumas aceitam vongole, outras não... chegam a engolir, mas depois colocam pra fora.
Esporadicamente também as alimento com artemias, com ajuda de uma seringa.
Se quiser abrir espaço para as anemonas, tenho bastante aqui e aceito doações, rsrs
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom