Ajuda com Elegance

30 December 2016
11
2
3
#1
Bom dia pessoal !! Poderiam me ajudar com o meu elegance. Ele já não esta abrindo totalmente faz alguns dias, e hoje de manhã notei algo q parece que está incomodando ele.. saberia me dizer se seria alguma doença e se tem tratamento ?
Os parâmetro do meu Aquario estao normais.
Cálcio 430
Kh 10
Nitrito 0
Nitrato 0
Densidade 1025
Temperatura 26



94B05107-75DA-4187-8AE8-F53EC2C97070.jpeg
 
11 March 2018
188
118
43
#2
Rafael, eu comprei um elegance que estava lindo na loja e depois de uma semana notei que ele começou a ficar com os polipos encolhidos. Depois de uns 5 dias que comprei apareceu uma "gosma" marrom nele eu passei novamente o elegance por um banho do produto Revive, enxaguei e coloquei num aquário hospital e coloquei azitromicina, mas eu vi que o elegance foi definhando dia a dia e ele acabou morrendo completamente 30 dias após ter comprado em uma loja renomada de São Paulo.
Eu até abri um tópico sobre doença de coral. O tópico é esse aqui http://reefclub.net.br/index.php?threads/coral-elegance-com-ecs.6988/

Veja bem eu não sei se o problema com o elegance é uma doença chamada ECS(ellegance coral disease). Se for essa doença você pode ver maiores detalhes nesse estudo no site do Reefkeeping http://reefkeeping.com/issues/2008-01/eb/index.php

Eu gostaria que você nos mantivesse informado de como está o elegance, pois tenho vontade de comprar outro elegance, mas já ouvi muitas histórias de doenças que o elegance pode ter e embora tenha vontade de comprar outro fico com receio de acontecer de comprar e perder o coral novamente.
Como todos os corais do meu aquário estão bem e meus parâmetros de água, iluminação temperatura estão estáveis eu não sei realmente porque meu elegance morreu. Por favor mantenha-nos informado, porque acredito que assim como eu muitos outros usuários aqui do fórum gostaria de comprar um elegance, mas ficam com receio de que o coral possa morrer.
Gostaria de dizer que o tipo de lesão ou "gosma" que aparece na foto do seu elegance é muito parecido com o que ocorreu com o meu elegance, mas eu torço para que não seja a mesma doença e que você consiga fazer o coral volte ao normal, porque eu sei como é difícil perder um coral como o elegance.
 
Last edited:
Likes: Eduardo Dias
21 September 2018
181
193
43
40
São Paulo - Santo Andre
#3
Ola a todos, isso parece brown jelly disease, isso é uma síndrome que acomete LPS´s não só elegances, infelizmente não existe tratamento efetivo, pode ser assistido no Reefshow uma explicação do que se trata.


Maurio Santos como dito no outro tópico ECS e uma nomenclatura antiga que não é mais usada. Hoje em dia é mais comum se referir ao apelido da doença específico, seja ela polyp bailout ou brown jelly disease, que são comuns em qualquer LPS com bastante tecido e não limitadas aos Elegance.
 


30 December 2016
11
2
3
#5
Pessoal só para passar uma atualização, o Elegance está da mesma forma, tem dias com menos outras com mais. Eu não tomei nenhuma ação até agora, estou torcendo para que ele se cure sozinho.
 
11 March 2018
188
118
43
#6
Rafael, um amigo meu que tem loja de aquário faz muitos anos me explicou que ao comprar LPS como elegance é preciso observar se a "pele" do elegance está íntegra,aliás nós precisamos fazer isso com todos os LPSs.
Ele me disse ainda que se tiver brown jelly(não sei se é isso que o seu elegance tem) existe uma remota possibilidade de curar o elegance, removendo ou aspirando o brown jelly ou removendo a parte afetada e deixar o elegance sozinho em outro aquário com luz bem fraca de modo que o elegance não fique muito aberto. De qualquer forma é muito importante isolar o coral deixando em um aquário separado tendo em vista que o brown jelly pode passar para outros corais, principalmente se você tiver outros euphyllias no seu aquário.
Aqui fala sobre o ECS que é o nome antigo da doença http://reefkeeping.com/issues/2008-01/eb/index.php
Esse estudo é antigo, mas existe pouco material falando de doenças de elegance entre os artigos temos outro falando sobre o brown jelly que é esse aqui http://reefkeeping.com/issues/2003-12/eb/index.htm
É também importante assistir o vídeo que o Aleksanderms postou acima.
Aqui tem um outro artigo informando sobre o brown jelly http://aquariumcoraldiseases.weebly.com/brown-jelly-syndrome-bjs--brown-band-disease-brb.html
Este artigo informa que para LPS como o elegance você pode usar hiposalinidade. Mas atenção o artigo informa que SPS não devem ser submetidos a hipossalinidade. Pode usar alguns medicamentos como cloranfenicol, metronidazol, doxiciclina, oxitetraciclina, iodo. Isso tudo levando-se em conta que o seu elegance esteja com brown jelly.
Algumas pessoas nesse artigo no reef2reef https://www.reef2reef.com/threads/is-there-a-way-to-cure-brown-jelly-disease.280421/
para tratar brown jelly usam a remoção da parte afetada(parte do coral e o "osso" digamos assim) e um dos usuários informa que tem usado banhos em água oxigenada(peroxide) com sucesso há vários anos e alguns usam banhos em Coral Rx,
Boa sorte com o tratamento aí do elegance.
 
Likes: Eduardo Dias

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom