Afinal nitrato e fosfato altos prejudicam mesmo os corais?

11 March 2018
188
118
43
#1
Eu já tive oportunidade de ver aquários com altos níveis de nitrato e fosfato e os corais e peixes pareciam estar saudáveis. Como meu nitrato às vezes chega a 10-15ppm eu li várias coisas na internet e aí surgiu aquela dúvida: será que nitrato e fosfato altos são mesmo tão prejudiciais aos corais, além da possível explosão de algas no aquário?
Eu não se o Reef club permite colocar link de outros foruns de aquarismo e eu vou postar aqui somente a título de informação, mas é claro, que se a moderação do Reef Club quiser editar esse meu tópico, tudo bem.

O artigo que eu li é desse tópico aqui http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=37204 e nele tem alguns aquaristas falando que nitrato e fosfato não são tão prejudiciais assim (sic passim).
Inclusive tem um vídeo em que Rich Ross, que mesmo tendo aquário com níveis altos de nitrato e fosfato os corais e peixes estão saudáveis.
O vídeo é esse aqui
Esse vídeo é do Macna de 2014 e provavelmente muitos aqui do fórum já o assistiram. O vídeo está inglês, mas se você quiser ver as legendas em portugues é só ver esse outro vídeo aqui que ensina como traduzir as legendas para o português
E geralmente o aquarista pensa assim, meus corais não estão bem e logo verifica se fosfato e nitrato estão altos e eles geralmente estão e daí o aquarista coloca várias mídias removedores, reator de enxofre, reator de biopellets. Mas o aquarista não atenta para fato de que outros parâmetros além de fosfato e nitrato altos possam estar contribuindo para a saúde ou não dos corais. Por exemplo os corais podem não estar devido a deficiência de boro, ou excesso de estrôncio. Pelo que eu entendi é mais importante o equilíbrio entre fosfato e nitrato que altos níveis desses dois.
O que vocês acham sobre os altos níveis de nitrato e fosfato, podem ou não prejudicar os corais. Se eu não estou enganado fosfato é importante na formação e proliferação das bactérias no aquário. E nitrato alto poderia afetar as zooxantelas dos corais. Essa informações realmente procedem?
 
Likes: Eduardo Dias

Marcio Gielfi

Original | First9
Staff member
V.Presidente
First9
10 August 2014
2.406
4.236
113
São Paulo -SP
#2
Tudo depende de que corais estamos falando, para SPS, 0,5 ppm de fosfato já atrapalha muito nas cores e a maioria vai ficar marrom para SPS algo entre 0,03 e 0,05 ppm é o ideal.

O nitrato é menos problemático, ele deve ser algo entre 12 e 18 vezes maior que o fosfato, para evitar problemas de algas.

Para aquarios com softs, 1 ppm de fosfato e algo entre 12 e 18 ppm de nitrato não vai ter problema, o ideal para soft é 0,5 ppm de fosfato e entre 6 e 9 ppm de nitrato.
 

Membros que estão vendo este Thread (Membros: 0, Convidados: 1)

Top Bottom